Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Primate Archaeology: Humans and Non-Humans

Primate Archaeology: Humans and Non-Humans

por Cláudia Regina - publicado 22/04/2019 11:25 - última modificação 06/06/2019 14:22

Detalhes do evento

de 28/05/2019 - 09:45
a 28/05/2019 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Há 12 anos, Mercader e colegas encontraram um sítio arqueológico com ferramentas de pedra com 4.300 anos de idade. Com uma peculiaridade: verificou-se que não se tratava de ferramentas humanas, mas, sim, dos restos de um sítio de quebra de cocos por chimpanzés. A partir desta descoberta, Haslam e colaboradores propuseram o desenvolvimento de uma linha de pesquisa empregando as ferramentas da arqueologia na busca de evidências arcaicas do uso de ferramentas por primatas não-humanos. Atualmente, conhecemos três espécies de primatas não-humanos que utilizam ferramentas líticas na natureza: chimpanzés, cinomolgos e macacos-prego. Os estudos arqueológicos no Parque Nacional da Serra da Capivara mostraram que os macacos-prego utilizam ferramentas líticas há pelo menos 3 mil anos. Além disso, ao percutir pedras contra pedras, os macacos inadvertidamente produzem "lascas conchoidais" que já foram consideradas evidência suficiente de lascamento proposital por hominíneos - criando alguns problemas para a arqueologia tradicional. Neste "workshop", sob minha coordenação (Eduardo Ottoni, IP/IEA), Tomos Proffitt (UCL, Londres) e Adrian Arroyo (IPHES, Barcelona) apresentarão o "estado da arte" desta nova disciplina, tanto no que toca o nosso entendimento sobre a evolução do uso de ferramentas em primatas não-humanos, quanto nas perspectivas comparativas que podem fazer avançar nossa compreensão sobre a evolução da tecnologia humana. Tiago Falótico (EACH-USP) sumarizará nossos estudos recentes sobre as ferramentas de macacos-prego e cinomolgos, Mercedes Okumura (IB-USP) discutirá as implicações dos achados na Serra da Capivara - que é também um importante sítio arqueológico de humanos, e Astolfo Araújo (MAE-USP) discutirá as convergências e divergências entre a arqueologia tradicional e a arqueologia primata.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

9h45-10h00h

Apresentação: Arqueologia Primata

Eduardo B. Ottoni (IEA/USP)

10h00-11h00

O que o comportamento dos primatas não-humanos pode nos dizer sobre a evolução do uso de ferramentas

Tiago Falótico (EACH/USP)

11h00-12h00

O que é Arqueologia Primata e como ela é útil para entender o uso de ferramentas líticas por hominíneos? [What is Primate Archaeology and how is it useful for understanding hominin stone tool use?]

Tomos Proffitt (Institute of Archaeology, University College London, UK)

Almoço

14h00-15h00

Atividades percussivas: onde a primatologia encontra a arqueologia [Pounding activities: where primatology meets archaeology]

Adrián Arroyo (Institut Català de Paleoecologia Humana i Evolució Social (IPHES), Spain)

15h00-16h00

Antropogênico ou primatogênico? A equifinalidade e o estudo de rochas lascadas no sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada e seu entorno.

Mercedes Okumura (IB/USP)

16h00-17h00

Humanismo, Arqueologia e Primatologia: Cinquenta Tons de Cinza e o Muro de Berlim

Astolfo G. M. Araujo (MAE/USP)