Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Oficina de Brinquedos Científicos: Cine Palito, Espectroscópio de Caixinha, Caleidoscópio e Disco de Newton

por Cláudia Regina - publicado 13/09/2022 16:15 - última modificação 13/09/2022 16:18

Detalhes do evento

de 14/09/2022 - 14:00
a 14/09/2022 - 17:00

Onde

ON-LINE e PRESENCIAL IEA-USP (Av. Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) tem o prazer de oferecer a Oficina de Brinquedos Científicos: Cine palito, Espectroscópio de caixinha, Caleidoscópio e Disco de Newton com o Prof. Mikiya Muramatsu, professor sênior do Instituto de Física da USP. A Oficina acontecerá na quarta-feira, 14/9/2022, das 14h às 17h, online e presencial. Participantes inscritas/os receberão certificado de participação com a carga horária de 3 horas.

Oferecemos 30 vagas para participação presencial na Oficina, por ordem de inscrição. Àquelas/es que optarem por essa modalidade no formulário de inscrição, será solicitado o upload de documento de identificação com foto e comprovante de vacinação para Covid-19, a fim de autorizar a entrada nas instalações do IEA-USP. Quando as vagas forem preenchidas, essa opção não aparecerá mais no formulário. Não há limite para o número de participantes online.

Serão apresentadas 4 atividades, utilizando materiais de fácil acesso e baixo custo. São brinquedos populares, bastante lúdicos, que ao mesmo tempo integram um bom exemplo de princípios da ciência aplicados ao cotidiano. Em si mesma, cada uma das atividades pode ser aplicada como uma oficina para a escola básica. Abaixo, as descrições das oficinas preparadas pelo Prof. Mikiya Muramatsu, com a lista de materiais que cada participante deverá providenciar para realizar as atividades online ou presencialmente. Você receberá estas informações por e-mail ao enviar o formulário e concluir sua inscrição.

1) Cine palito

O experimento que possibilita ter um cinema no bolso, para levar a qualquer lugar, e sem consumir energia elétrica. Através de um pedaço de cartão, lápis, um palito de churrasco e muita imaginação. Você vai entender como enxergamos os objetos e como as imagens são formadas no nosso cérebro.

Materiais necessários: 2 papel cartão ou cartolina (12cm x 24cm), lápis, lápis de cor, palito de churrasco e fita crepe.

2) Espectroscópio de caixinha
Já se perguntou: Como se formam as cores que observamos nos reflexos da luz em um CD? Como podemos decompor a luz do sol obtendo as cores do arco-íris? ou Como é possível identificar a composição de estrelas analisando seus espectros? Perguntas que serão respondidas através da construção de um espectroscópio de caixinha.

Materiais necessários: caixinha de pasta de dente, fita isolante, tesoura e pedaço de CD (sem a película  metálica -- a Oficina irá mostrar como separar as películas).

3) Caleidoscópio
Um brinquedo bastante conhecido e antigo, que consiste em montar 3 superfícies refletoras (utilizaremos réguas plásticas novas) para obter imagens múltiplas formando figuras simétricas e dinâmicas. Os objetos se movimentam num tubo contendo glicerina e água.

Materiais necessários: 2 réguas plásticas novas de 30cm (ver foto, ao final), 2 papel cartão ou cartolina (15cm x 15cm), glitter, miçangas e glicerina.

4) Disco de Newton
Utilizando papel cartão e lápis coloridos você vai construir um disco de Newton e depois vai movimentar esse disco num dispositivo para obter a luz branca. Esse dispositivo pode ser um pião ou uma vareta que possui ranhuras e, com atrito de forma adequada, faz o disco girar!

Materiais necessários: círculos de papel cartão (6cm de diâmetro), lápis de cor, pião. Outra opção para girar o disco (ver foto): fazer um "reco-reco" com uma vareta quadrada (1cm espessura x 20cm comprimento) e um palito de sorvete (6cm, hélice) -- utilizar faca ou glosa para fazer as ranhuras; fixar o palito de sorvete na extremidade com um preguinho; fazer girar passando um hashi nos sulcos da vareta.

Inscrições

Oferecemos 30 vagas para participação presencial na Oficina, por ordem de inscrição. Àquelas/es que optarem por essa modalidade no formulário de inscrição, será solicitado o upload de documento de identificação com foto e comprovante de vacinação para Covid-19, a fim de autorizar a entrada nas instalações do IEA-USP. Quando as vagas forem preenchidas, essa opção não aparecerá mais no formulário. Não há limite para o número de participantes online.

Para realizar a sua inscrição acesse o formulário https://forms.gle/S5aFzHksHNG7pkri9

A oficina será transmitida pelo canal da Cátedra no Youtube