Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Interfaces Humano-Tecnológicas na Educação (1º Simpósio)

Interfaces Humano-Tecnológicas na Educação (1º Simpósio)

por Cláudia Regina - publicado 26/04/2023 14:15 - última modificação 29/11/2023 16:39

Detalhes do evento

de 22/05/2023 - 09:00
a 22/05/2023 - 18:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo, SP e ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

I Simpósio Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica

A complexidade do mundo contemporâneo e o enfrentamento de seus principais desafios incluem especial destaque para a racionalidade e a metacognição. Entre outros elementos, há que se contemplar os desdobramentos das inteligências artificiais, com destaque para as interfaces entre humanos e máquinas, principalmente com as máquinas que aprendem, as quais se caracterizam por substituir a programação baseada em inferência lógica por uma abordagem calcada em reconhecimentos de padrões, associados à adoção de redes neurais.

Explorar a metacognição, a qual transcende a cognição, significa priorizar a reflexão sobre a reflexão, o foco no aprender a aprender ao longo de toda a vida e as habilidades socioemocionais do educando. A ênfase na educação para a racionalidade envolve a lógica, o raciocínio científico e o pensamento analítico. As abordagens metacognitivas e a educação para a racionalidade constituem instrumentos fundamentais para mitigar a polarização política extremada e ajudar no entendimento do que significa o cenário das inteligências artificiais.

Não melhoraremos nossa sociedade sem melhorarmos nossos processos democráticos. E não aprimoraremos a democracia sem avançarmos na qualidade da educação, em especial a educação básica. Para tanto, é preciso inovarmos, entre outros itens, nas abordagens metodológicas, incorporando as ênfases na metacognição e na educação para a racionalidade, contemplando a formação adequada de professores e gestores educacionais nesses temas.

Ronaldo Mota

(Professor Titular de Física aposentado da

Universidade Federal de Santa Maria)

Inscrições

Realização na Sala Alfredo Bosi, no IEA/USP, e tem o formato metapresencial integrado. Os interessados poderão participar presencialmente ou acompanhar em transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra.

Para participação presencial é necessário inscrição (limite de vagas: 40 inscritos).

Quem acompanhar on-line, na oportunidade poderá preencher o formulário para receber certificado. Transmissão no canal YouTube da Cátedra. Não é necessário se inscrever.

Abertura:

Naomar Almeida Filho (IEA/USP)

Exposições:

Virgílio Almeida (UFMG e Cátedra Oscar Sala-IEA/USP)

Ronaldo Mota (UFSM)

Roseli de Deus Lopes (Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica-IEA/USP)

Coordenação:

Luís Carlos de Menezes (IF e Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica-IEA/USP)

12hs

Almoço

13h30 A Escola é o Futuro - Sidarta Ribeiro (UFRN)

14hs