A Educação do Futuro entre o Real, o Simbólico e o Imaginário (3º Simpósio)
Detalhes do evento
Quando
a 19/10/2023 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
III Simpósio Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica
Este simpósio tem como objetivo compreender as dimensões do real, do simbólico e do imaginário na educação atual e seus impactos na educação do futuro. Esses três “registros da realidade humana”, como declarou Lacan em 1953 ao se referir ao momento da análise, serão discutidos no simpósio com o intuito de potencializar questões que atravessam a educação atual, particularmente, no que se refere ao ensino e à aprendizagem. Consideramos que há problemas que são o “nó górdio” do ensino e da aprendizagem como o entendimento do erro e os modos de avaliar os estudantes, mas também a maneira pela qual o docente se conecta ao discente abrindo-se para a escuta. Nesse sentido, pretendemos discutir como o real, o simbólico e o imaginário impactam a docência e a discência e seus modos de ensinar e aprender, de falar e escutar e a percepção sobre a (in)diferença na escola.
Inscrições
Evento público e gratuito | sem inscrição prévia
Transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra
Organização
Apoio
Programação
9h |
Abertura: Ariadne Ecar (CEB-IEA/USP) |
9h10 às 12h |
O Real, o Simbólico e o Imaginário no Ensino Aprendizagem (Transferência e Escuta) - Christian Dunker (IP/USP) O Real, o Simbólico e o Imaginário (a Diferença e a Indiferença) - Rinaldo Votollini (FE/USP) Mediação: Lino de Macedo (CEB-IEA/USP) |
12h às 14h |
Intervalo |
14h às 15h30 |
O Real, o Simbólico e o Imaginário (Ensinar como se Ensina; Aprender como se Aprende) Introdução: Nilson José Machado (CEB-IEA/USP) |
|
O Real, o Simbólico e o Imaginário (Ensino, Aprendizagem) - Douglas Emiliano Batista (FE/USP) O Real, o Simbólico e o Imaginário (Falar, Escutar e Estudar) - Paula Fontana (IP/USP)
|
15h30 às 17h |
Debatedores: Douglas Emiliano Batista (FE/USP), Paula Fontana (IP/USP) e Rinaldo Votollini (FE/USP) Mediação: Leandro Gaffo (CEB-IEA/USP); Lino de Macedo (CEB-IEA/USP) e Nilson José Machado (CEB-IEA/USP) |