Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Crise Climática e Saúde Planetária: Possíveis Soluções

Crise Climática e Saúde Planetária: Possíveis Soluções

por Cláudia Regina - publicado 18/03/2024 13:50 - última modificação 04/04/2024 13:41

Detalhes do evento

de 04/04/2024 - 14:00
a 04/04/2024 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio,109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este evento, promovido em parceria pelos Grupos Interdisciplinares de Mudanças Climáticas e Saúde e de Comunicação, do Saúde Planetária Brasil (SPBr), visa debater como a aceleração das alterações climáticas impacta a saúde humana e demanda soluções comunitárias para uma saúde planetária.

Vamos debater, por exemplo, como ondas de calor, os eventos extremos (chuvas torrenciais e secas, por exemplo), o aumento do nível do mar e a poluição do ar impactam, por exemplo, na proliferação de vetores de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus, mas também como reverberam na saúde mental e na qualidade de vida das pessoas. Além disso, como estas mudanças e impactos aumentam o risco de  insegurança alimentar e de novas pandemias acirradas por aumento de pobreza e desigualdade social.. Vamos debater sobre a importância da criação de novas políticas, que sejam efetivas e capazes de abarcar os componentes da justiça ambiental e climática no enfrentamento desses agravos à saúde, uma vez que as populações mais vulneráveis economicamente são as mais impactadas. Também traremos a importância da ciência cidadã como forma de engajamento da sociedade na busca por soluções comunitárias e de resiliência aos setores mais desfavorecidos.

A partir de exemplos concretos, que evidenciam os impactos que já estão ocorrendo no Estado de São Paulo, na Amazônia e no Nordeste brasileiro – regiões que, de acordo com o IPCC, serão algumas das mais afetadas diretamente pela crise climática – vamos dialogar de que forma as populações e governos locais e fronteiriços estão se preparando para se adaptarem a essas mudanças, mitigar seus efeitos sociais e ambientais. E, para isso, debater sobre quais as melhores soluções baseadas em Natureza e suportadas por evidências científicas para direcionar soluções a esses problemas, sejam de mitigação, de adaptação e/ou de transformação social. Em suma, o foco do debate será na apresentação dos principais problemas e na proposição de soluções possíveis e viáveis para regenerar a Saúde Planetária.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/@SaudePlanetaria

14hs