Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis

por Cláudia Regina - publicado 14/06/2022 16:10 - última modificação 04/08/2022 15:55

Detalhes do evento

de 24/06/2022 - 14:00
a 24/06/2022 - 17:10

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Nesse evento serão apresentados artigos da Série “Desenho Urbano, Transporte e Saúde” no Brasil, juntamente com o lançamento dos dados da cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis e outras pesquisas da temática relacionada ao Grupo de Estudos de Espaço Urbano e Saúde e do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Universidade de São Paulo.

A série de artigos científicos foi publicada pela Revista The Lancet Global Health no dia 10/05/2022 e envolveu pesquisadores de diferentes partes do mundo, incluindo países de baixa, média e alta renda.

O objetivo foi verificar como as políticas e as ações de desenho urbano e transporte nas cidades podem impactar na prevenção de doenças crônicas, da obesidade e do aumento da prática de caminhada. A cidade de São Paulo entrou como estudo de caso. Analisamos o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Estatuto do Pedestre como políticas. Além disso, foram disponibilizados os dados ambientais da base oficial da cidade de São Paulo para a elaboração de índices como o de caminhabilidade, acesso aos transportes coletivos, áreas verdes, densidade populacional e outros itens importantes para comparação com outras cidades.

Junto com o lançamento da série foi criado o Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis, coordenado pelo The Prevention Research Center, Brown School, Washington University in St. Louis, Estados Unidos . Faremos o evento no Instituto de Estudos Avançados da USP no dia 24/06, a partir das 14 horas, para divulgar os artigos científicos que participamos como autores, faremos o lançamento dos dados da cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis com as comparações com outras cidades, apresentaremos dados de pesquisas na temática que estamos coordenando e finalmente teremos convidados para discutir temáticas relacionadas às políticas e dados ambientais relacionados à saúde urbana.

Evento público, gratuito e on-line. Não haverá certificação

14h

Abertura:

Alex Antonio Florindo (EACH-USP) e Ligia Vizeu Barrozo (IEA-USP)

14h10

Apresentação da Segunda Série Lancet Global Health e do Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis

Billie Giles-Corti (RMIT-Melbourne-Austrália)

Deborah Salvo (Washington University in Saint Louis-EUA)

14h30

Artigos Científicos sobre Políticas e sobre Geoprocessamento e Divulgação do Score Card da Cidade de São Paulo e Proposta de Ampliação para Cidades Brasileiras

Alex Antonio Florindo (EACH-USP) e Ligia Vizeu Barrozo (IEA-USP)

15h