Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Democracy in Latin America: Regression or Resilience?

Democracy in Latin America: Regression or Resilience?

por Cláudia Regina - publicado 16/02/2024 14:50 - última modificação 07/03/2024 08:43

Detalhes do evento

de 13/03/2024 - 14:00
a 13/03/2024 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Click here for the English version

Durante muito tempo, a América Latina pareceu ser uma das histórias de sucesso da “terceira onda” de democratização. Após as transições democráticas das décadas de 80 e de 90 do século passado, a maioria dos países da região pareceu estar no caminho da consolidação democrática na década de 2000 e no início da década seguinte. Nos últimos anos, no entanto, a consolidação democrática da América Latina começou a mostrar fissuras em meio aos desafios do populismo de esquerda e de direita. Hoje a crise política tornou-se global e se interliga com desafios como a pandemia de Covid-19, a recessão económica, as alterações climáticas e o papel cada vez mais preponderante de potências autocráticas como a China e a Rússia, as quais exercem pressões adicionais sobre os regimes democráticos.

Este seminário abordará as tendências atuais de “regressão democrática” e de expansão das autocracias, mas também tratará dos exemplos de resiliência e possibilidades de defesa da democracia na América Latina.

Evento público e gratuito. Sem inscrição prévia.

Não haverá certificação.

Evento proferido em inglês, sem tradução simultânea

Transmissão on-line: http://www.iea.usp.br/aovivo

14h Abertura: Guilherme Ary Plonski (IEA/USP) e José Álvaro Moisés (IEA/USP)