Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Desinformação, Desigualdades de Comunicação e Regulação

Desinformação, Desigualdades de Comunicação e Regulação

por Cláudia Regina - publicado 24/03/2022 15:30 - última modificação 28/03/2022 08:18

Detalhes do evento

de 08/04/2022 - 14:00
a 08/04/2022 - 16:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Quais as relações entre desinformação e desigualdade? Será que campanhas ludibriosas, difamatórias, caluniosas e de ódio encontram mais brechas tecnológicas e jurídicas em cenários de desigualdades de acesso à tecnologia e aos direitos de informação e comunicação? Quais as estratégias que grupos marcados por diferentes formas de opressão encontram para se apropriar de tecnologias de informação e comunicação, a fim de lutar contra essas opressões e vivenciar seus direitos fundamentais? O que essas estratégias ensinam para o restante da sociedade, instituições públicas, empresas de tecnologia e agentes reguladores? Que princípios e modelos de regulação social e jurídica são possíveis e necessários para enfrentar a desinformação e garantir os direitos à informação, à comunicação e à cultura nesses contextos?

Para discutir essas questões, o grupo Jornalismo, Direito e Liberdade convidou o professor David Nemer, do departamento de Media Studies, da Universidade de Virgínia, e fellow do Berkman Klein Center for Internet and Society da Universidade de Harvard. Brasileiro natural de Vitória (ES), acaba de lançar o livro "Tecnologia do Oprimido: desigualdade e o mundano digital nas favelas do Brasil" (Milfontes, 2022, com versão original em inglês publicada pela Editora do MIT). Na obra, Nemer apresenta os resultados de extenso trabalho etnográfico sobre o que denomina, com inspiração em Paulo Freire, “tecnologia do oprimido”: apropriações de tecnologias e lutas contra opressões sociais, raciais, de gênero, culturais e tecnológicas vivenciadas por residentes e organizações do Território do Bem, conjunto de favelas em região periférica de Vitória (ES). Além disso, Nemer discute as “tecnologias do opressor”, ou como a desinformação e os discursos da extrema direita se fortalecem em contextos de desigualdades tecnológicas e de comunicação.

Teremos também como convidado debatedor o professor da ECA-USP Dennis de Oliveira, coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos de Comunicação e Cultura, e autor do livro Jornalismo e Emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire (Appris, 2017).

O evento será online e aberto ao público geral mediante inscrição prévia (até dia 07 de abril) por email (vitor.blotta@usp.br), com apresentação e justificativa de interesse.

Inscrições

Evento público e gratuito | Inscrições com justificativa de interesse até 07 de abril para o email vitor.blotta@usp.br

Mais informações no site www.jdlusp.org

Link de Transmissão: https://youtu.be/YEDYA35V2rQ