Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Doença de Alzheimer: onde estamos?

Doença de Alzheimer: onde estamos?

por Thais Cardoso - publicado 05/05/2023 16:31 - última modificação 05/05/2023 16:31

Detalhes do evento

de 11/05/2023 - 17:00
a 11/05/2023 - 19:30

Espaço de Eventos do IEA-RP

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Grupo de Estudos Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES), do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, e o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP promovem no dia 11 de maio, a partir das 17h, a mesa-redonda Doença de Alzheimer: onde estamos? - Principais limitações e avanços clínico-científicos na luta contra essa demência. O evento é exclusivamente presencial.

Os palestrantes serão a doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da FMRP-USP Suélen Santos Alves, o médico e professor do Centro Universitário Barão de Mauá Guilherme Riccioppo Rodrigues e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP Gabriela Lima. A moderação é do coordenador do Grupo de Estudos Rede CienArtES, Norberto García-Cairasco.

Eles vão explicar a dificuldade em estabelecer um diagnóstico correto da doença, a evolução do quadro clínico com perda progressiva da funcionalidade, presença de sintomas neuropsiquiátricos, tratamento, sobrecarga do cuidador, apoio social e o avanço nas pesquisas científicas.

A mesa-redonda integra a programação atrelada à exposição 43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes, na qual o coordenador do Grupo de Estudos Rede CienArtES, Norberto García-Cairasco, apresenta pinturas, desenhos e esculturas que compõem um retrato resumido da vivência plena de seus 43 anos como educador e cientista na área da neurociência. A mostra pode ser visitada até 19 de maio no Espaço Cultural do IEA-RP.

Evento presencial, público e gratuito | Com inscrições

Organização

Grupo de Estudos Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES) do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP