Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Até onde Podemos Ir?

Programa Eixos Temáticos da USP - Energia: Até onde Podemos Ir?

por Sandra Sedini - publicado 14/06/2022 09:20 - última modificação 01/07/2022 11:23

Detalhes do evento

Quando

de 01/07/2022 - 14:00
a 01/07/2022 - 15:30

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

É raro o dia em que não aparece na grande imprensa notícias - opiniões de especialistas, preocupações das entidades de classes de várias categorias, influenciadores de redes sociais - envolvendo cenários cujo principal insumo envolvido não seja a energia. Pelo lado da demanda, a energia para a mobilidade, para a agricultura, para novos processos industriais, para o blockchain, e outros é, a nosso ver, o que causa maior preocupação para a sociedade, face a enorme dependência desta por este insumo para sua sobrevivência.

Poucos se preocupam com o lado da oferta. Parece-nos que as fontes renováveis clássicas tais como a hidráulica, eólica e fotovoltaica são suficientes para suprir nossas necessidades de energia limpa, presentes e futuras.

A energia oriunda de combustíveis fósseis é vista com viés impopular, apesar das grandes contribuições que ainda possam advir de uma boa gestão de seu uso.

Falar de energia nuclear então nem se fala. Sua impopularidade é enorme e a grande maioria, refratária ao seu uso, é contra por que é contra, sem dar justificativa robusta para essa rejeição.

Para discutir este tema, o Programa Eixos Temáticos da USP, elegeu este título como sendo um daqueles que causará maior impacto na busca ao atendimento das metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Nesta primeira fase de consulta à sociedade civil organizada, o grupo - constituído por 12 pesquisadores da USP - envolvido na discussão deste tema, ouvirá personalidades do setor, para que possamos identificar, com a segurança devida, as tendências que permita ao grupo estabelecer políticas públicas, que sejam úteis para as cidades, estados e para o país nesta década.

A presença on-line do público nessas audiências (outras virão), também faz parte do contexto, pois as preocupações externadas nos debates serão contempladas na formação do pensamento uspiano sobre esta temática.

Exposição:

Erik Rego (EP/USP)

Antônio Varejão de Godoy (Sensatto Energia)

Solange David (Santo Antonio Energia)

Moderação:

Virginia Parente (IEE/USP)

Coordenação:

José Roberto Cardoso (EP/USP)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação

Organização

IEA

USP