Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Em Busca do Sentido Perdido: A Ciência e o Politeísmo de Valores - 1º seminário

Em Busca do Sentido Perdido: A Ciência e o Politeísmo de Valores - 1º seminário

Detalhes do evento

Quando

de 08/04/2014 - 09:30
a 08/04/2014 - 11:30

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5o andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Participantes

Bernardo Sorj
Alfredo Bosi
Enrique Larreta
Martin Grossmann

Adicionar evento ao calendário

As sociedades democráticas seculares não se sustentam na negação da religião ou  numa visão alternativa que pretende substitui-la. A ilusão das religiões seculares, seja o liberalismo racionalista, o fascismo, comunismo ou o nacionalismo, foi/é acreditar que o mundo moderno pode se organizar em torno de um único princípio orientador que gera um conjunto coerente de valores, sentidos de vida e orientações para os atores sociais. Neste sentido a metáfora mais adequada para definir as sociedades democráticas é o politeísmo de valores.

O primeiro seminário do ciclo será "A Ciência e o Politeísmo de Valores" . A secularização do mundo produziu o que autores diferentes (de Max Weber a Richard Rorty, do  Papa Benedictus  VI a Alain de Besnoit) denominam de politeísmo de valores.  Qual é o lugar da ciência e da religião neste universo?  Quais as consequências do encontro entre oriente e ocidente? Como a cultura brasileira se posiciona neste contexto?

Expositor:

Bernardo Sorj

Comentários:

Alfredo Bosi

Enrique Larretta

Moderação

Martin Grossmann

 

O evento terá transmissão ao vivo pela web.

Inscrições

Evento gratuito e sem inscrição prévia.

Capacidade do auditório: 30 lugares