Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Estudando a Experiência Subjetiva nas Cidades: A Paisagem, o Imaginário e as Narrativas Autobiográficas

por Sandra Sedini - publicado 13/05/2013 10:05 - última modificação 25/11/2013 15:17

Detalhes do evento

de 16/05/2013 - 14:00
a 16/05/2013 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5o andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Eda Tassara
Sandra Maria Patricio Ribeiro

Adicionar evento ao calendário

O Grupo de Estudos em Política Ambiental do IEA está promovendo, ao longo deste ano de 2013, um ciclo de seminários sobre temáticas que alimentem soluções poéticas e propiciem a construção compartilhada de um pensamento utópico na direção de um espaço-tempo futuro para o mundo. Os seminários ocorrem preferencialmente às quintas-feiras.
Na atualidade, muitos dos fenômenos mais salientes no campo da Psicologia Social derivam da história expansionista da civilização ocidental e, sobretudo nas últimas décadas, da crescente urbanização que alcança todos os recantos do planeta. Assim sendo, cumpre às chamadas Humanidades, e em particular à Psicologia Social, estudar, explicitar e avaliar o modo como esta expansão urbana incide sobre a vida cotidiana de indivíduos e de coletividades humanas singulares. A presente comunicação resulta de um diálogo transdisciplinar que vem se desenvolvendo, desde o início de 2011, no âmbito do Grupo de Pesquisa “Mitopoética da Cidade: Experiência Subjetiva, Paisagem, Memória e Imaginação” e visa apresentar algumas problematizações sobre a vida cotidiana e os processos de subjetivação e de formação dos vínculos sociais nas cidades contemporâneas, e seus efeitos sobre o desenvolvimento da autonomia e da imaginação e sobre o modo de habitar o mundo (ethos). O evento terá a coordenação de Eda Tassara.

Sandra Maria Patrício Ribeiro é membro do Grupo de Pesquisa de Política Ambiental do IEA e é doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2008). Desde 2009, é professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, e orientadora de seu Programa de Pós-Graduação. Seus estudos concentram-se na área de Psicologia, enfocando principalmente a mitopoética, a memória social, o imaginário e a paisagem em suas relações com o ethos contemporâneo e com os processos de construção dos vínculos sociais nas cidades.