Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / O Brasil Enfrenta Escassez de Engenheiros?

O Brasil Enfrenta Escassez de Engenheiros?

Detalhes do evento

Quando

de 05/11/2013 - 14:00
a 05/11/2013 - 17:00

Onde

http://www.ipea.gov.br/

Nome do Contato

Participantes

Luiz Claudio Costa (Inep), Fernanda De Negri (Ipea), Martin Carnoy (Universidade de Stanford), Roberto Leal Lobo e Silva (Instituto Lobo), Claudio Moura Castro (BID), Mario Sergio Salerno (OIC e EP), Leonardo Melo Lins (OIC e FFLCH) e Marina Pereira Pires de Oliveira (ABDI).

Adicionar evento ao calendário

O Observatório de Inovação e Competitividade da USP (OIC/USP), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), realiza mais um debate sobre a escassez de engenheiros no Brasil. A discussão, que acontecerá via videoconferência entre Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Mogi das Cruzes e Califórnia, será baseada em três textos sobre o assunto e contará com a participação de convidados externos.

Debatedores
Luiz Claudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. É professor da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Graduado em Matemática pela UFV, mestre em Meteorologia Agrícola pela UFV e PhD em Meteorologia Agrícola pela Universidade de Reading (Inglaterra).

Fernanda De Negri, diretora da Diset/Ipea. Graduada em Economia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, mestre e doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Foi assessora do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e diretora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Martin Carnoy, professor de Educação e de Economia na Universidade de Stanford, graduado em Engenharia Elétrica pelo California Institute of Technology – Caltech e PhD em Economia pela Universidade de Chicago. É coautor do livro University expansion in a changing global economy: triumph of the BRICs?.

Roberto Leal Lobo e Silva Filho, professor Titular da Universidade de São Paulo – USP, da qual foi Reitor e Vice-Reitor. Sócio-diretor da Lobo & Associados Consultoria e presidente do Instituto Lobo. É graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ e mestre e doutor em Física pela Universidade de Purdue (Estados Unidos).

Claudio Moura Castro, PhD em Economia pela Universidade de Vanderbilt (Estados Unidos), lecionou na PUC/RJ, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha, além de já ter sido pesquisador do Ipea, diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e ter trabalhado na Organização Internacional do Trabalho – OIT, no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Debatedores OIC
Mario Sergio Salerno, coordenador do OIC e  Professor Titular do Depto de Enga de Produção da Poli-USP, onde coordena o Laboratório de Gestão da Inovação. Membro do Conselho Tecnico Científico do INT/MCTI (Instituto Nacional de Tecnologia), do Conselho de Orientação do IPT/SP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e da Comissão Permanente de Indicadores do MCTI.

Leonardo Melo Lins, doutorando em Sociologia e pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Mediadora
Marina Pereira Pires de Oliveira, graduada em Comunicação pela Universidade de Brasília. Desde 2008 trabalha na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI com os temas Direito e Desenvolvimento e Formação e Qualificação de Recursos Humanos.

Texto para a discussão
Autores: Mario Sergio Salerno, Leonardo Melo Lins, Leonardo Augusto Vasconcelos Gomes e Demétrio Toledo (OIC/USP), Bruno César Pino Oliveira de Araujo (Ipea e OIC/USP) e Paulo A. Meyer M. Nascimento (Diset/Ipea)

Autores: Divonzir Arthur Gusso (Disoc/Ipea) e Paulo A. Meyer M. Nascimento (Diset/Ipea)

Autores: Aguinaldo Nogueira Maciente e Paulo A. Meyer M. Nascimento (Diset/Ipea)

Inscrições

Evento gratuito sem inscrição prévia.

Organização

OIC, IPEA e ABDI

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo