Terra, Anomia e Violência
Detalhes do evento
Quando
a 01/12/2016 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Esse fórum tratará de uma investigação de campo, realizada entre 2010 e meados de 2014, sobre formas de coletivos sociais e políticos em um extremo da metrópole paulistana interligada às expansões conurbadas do Vale do Paraíba. O trabalho produziu extenso levantamento de informações, cuja análise transcende ao seu espaço-tempo e adentra ao Brasil contemporâneo. Tais informações sustentam novas interpretações, as quais, com base em cenários e ambiências experienciadas, serão utilizadas como matéria-prima para a construção/criação de leituras e narrativas sobre a atual "sociedade capitalista" brasileira. Visa-se, assim, criar as condições para um futuro comprometido com projetos baseados na recuperação de ideais iluministas/humanistas.
Projeções e reflexões, luzes e sombras, abstrações e figurações, ornamentações e política constituirão o terreno de onde sujeitos/subjetividades apreenderão objetos fugazes, cuja realidade não existe em si fora do instante íntimo e subjetivo de sua apreensão significativa e, portanto, consciente. Neste âmbito, a tarefa do conhecimento constitui-se em descobrir as causas objetivas e subjetivas do caráter ilusório dos objetos da sensibilidade, nos quais se inscrevem nossas buscas como brasileiros de hoje. Hegel o define como ciência da experiência da consciência, isto é, a descrição dialética do caminho da consciência natural, a qual urge na direção do verdadeiro saber.
O que dela emergirá? Qual será o percurso-guia do método que deverá culminar em concretas manifestações históricas de um desenvolvimento do saber humano, agora visto como objeto de uma "ciência do espírito"? O Brasil como nação ou como projeto?
Coordenação
Eda Terezinha de Oliveira Tassara
Expositores
Andrea Sundfeld Penido
José Oswaldo Soares de Oliveira
Mariana Malvezzi
Neuza Abbud
Vladimir Bartalini