Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Terra, Anomia e Violência

Terra, Anomia e Violência

por Sandra Sedini - publicado 23/11/2016 10:40 - última modificação 16/12/2016 14:08

Detalhes do evento

Quando

de 01/12/2016 - 10:00
a 01/12/2016 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esse fórum tratará de uma investigação de campo, realizada entre 2010 e meados de 2014, sobre formas de coletivos sociais e políticos em um extremo da metrópole paulistana interligada às expansões conurbadas do Vale do Paraíba. O trabalho produziu extenso levantamento de informações, cuja análise transcende ao seu espaço-tempo e adentra ao Brasil contemporâneo. Tais informações sustentam novas interpretações, as quais, com base em cenários e ambiências experienciadas, serão utilizadas como matéria-prima para a construção/criação de leituras e narrativas sobre a atual "sociedade capitalista" brasileira. Visa-se, assim, criar as condições para um futuro comprometido com projetos baseados na recuperação de ideais iluministas/humanistas.

Projeções e reflexões, luzes e sombras, abstrações e figurações, ornamentações e política constituirão o terreno de onde sujeitos/subjetividades apreenderão objetos fugazes, cuja realidade não existe em si fora do instante íntimo e subjetivo de sua apreensão significativa e, portanto, consciente. Neste âmbito, a tarefa do conhecimento constitui-se em descobrir as causas objetivas e subjetivas do caráter ilusório dos objetos da sensibilidade, nos quais se inscrevem nossas buscas como brasileiros de hoje. Hegel o define como ciência da experiência da consciência, isto é, a descrição dialética do caminho da consciência natural, a qual urge na direção do verdadeiro saber.

O que dela emergirá? Qual será o percurso-guia do método que deverá culminar em concretas manifestações históricas de um desenvolvimento do saber humano, agora visto como objeto de uma "ciência do espírito"? O Brasil como nação ou como projeto?

Coordenação

Eda Terezinha de Oliveira Tassara

Expositores

Ana Paula Soares da Silva

Andrea Sundfeld Penido

José Oswaldo Soares de Oliveira

Mariana Malvezzi

Neuza Abbud

Nicole Nothen de Oliveira

Sandra Greger Tavares

Sandra Patrício

Vladimir Bartalini

Inscrições

Evento gratuito, aberto ao público e sem inscrição.

Capacidade da sala: 55 lugares

Onde Estamos