Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Fronteiras, Poéticas, Imaginação e Memória nos Processos de Orientação para o Futuro Diante dos Desafios da Psicologia na Contemporaneidade

por Cláudia Regina - publicado 16/08/2021 14:45 - última modificação 22/10/2021 10:03

Detalhes do evento

de 23/08/2021 - 14:30
a 23/08/2021 - 16:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A atividade promoverá o encontro entre três atores culturais que nos âmbitos da educação e da psicologia propõem a poética, a imaginação e a memória como recursos para viver os grandes desafios do mundo contemporâneo.

Temas a serem discutidos e perfis dos expositores:

Reflexões sobre Significados de Poética ao Longo de uma Trajetória de Pesquisa

Ana Cecilia de Sousa Bastos (UFBA e UC Salvador) - Psicóloga, pesquisadora e poetisa desenvolve uma reflexão sobre a noção de poética como invenção de si e como essa lhe inspirou a análise de realidades culturais. A temática da poética emergiu inicialmente em estudos sobre pobreza e resiliência, e orientou, em estudos posteriores, incursões sobre memória autobiográfica e autoetnografia colaborativa.

Memória e Futuro

José Eduardo Ferreira Santos (UC Salvador) - O pesquisador, curador e criador do Acervo da Laje, um espaço de  memória artística, cultural e de pesquisa sobre o subúrbio ferroviário de Salvador, aborda a relação entre memória e construção do futuro.

Fronteiras, Poéticas, Imaginação e Memória nos Processos de Orientação para o Futuro diante dos Desafios da Psicologia na Contemporaneidade

Pina Marsico (Universidade de Salerno, Itália) - A pesquisadora discute no mundo “multi-limitado” que nós próprios constantemente criamos e  regulamos, o papel da educação no desenvolvimento humano. Esta, sempre orientada para o futuro, é concebida como processo de estar em movimento dentro de contextos de vida culturalmente organizados (escola, família, igreja etc.), em coordenadas espaço-temporais específicas. Na locomoção sociocultural humana que caracteriza o nosso mundo contemporâneo, o processo educativo implica atravessar fronteiras entre diferentes cenários. São discutidas à luz dessa temática algumas perspectivas da psicologia contemporânea.

Mediadora
Raquel Martins de Assis (UFMG)

Evento público e gratuito e sem inscrição prévia

Não haverá certificação