Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura

Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura

por Sandra Sedini - publicado 05/06/2018 15:15 - última modificação 07/06/2018 12:14

Detalhes do evento

Quando

de 13/06/2018 - 10:00
a 13/06/2018 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Um Ecossistema Público-privado para Alavancar a Inovação Disruptiva

O desenvolvimento de novas drogas para enfrentar os desafios impostos pelo aumento da expectativa de vida da população mundial é demorado e caro. Em média, da descoberta inicial de novos alvos até o lançamento comercial de um novo medicamento, demora-se de 10 a 15 anos. A indústria farmacêutica global investe em pesquisa e desenvolvimento cerca de US$ 150 bilhões por ano.

Não obstante o massivo investimento, a indústria farmacêutica não está entregando novos medicamentos na velocidade necessária. Existe um enorme “gap” de conhecimento da Biologia Humana fazendo com que mais de 90% das pesquisas em estágio inicial falhem na fase pré-clínica. O modelo atual de P&D demanda proteção intelectual muito cedo, dificultando o engajamento da comunidade científica nos estudos do papel biológico de novas moléculas.

O SGC-FAPESP UNICAMP/UNIDADE EMBRAPII CQMED faz parte de um grande consórcio internacional envolvendo a indústria e a academia, com o objetivo de acelerar a descoberta de novas drogas.

As mudanças climáticas globais representam uma grande ameaça para a produção agrícola e a segurança alimentar em todo o mundo, especialmente nos trópicos. A adaptação genética à seca e às altas temperaturas impostas pelas mudanças climáticas estão entre os desafios mais prementes enfrentados pela produção agrícola nas próximas décadas.

O Centro de Genômica aplicada a Mudanças Climáticas – GCCRC - é um centro de pesquisa que envolve uma rede internacional de pesquisadores que visa operar a longo prazo uma plataforma de biotecnologia avançada aplicada ao desenvolvimento de culturas agrícolas a seca e altas temperaturas. O GCCRC concretiza a unidade mista de pesquisa UMiPGenClima, uma parceria entre a EMBRAPA e a UNICAMP.

SGC-FAPESP UNICAMP/UNIDADE EMBRAPII CQMED e GCCRC: Ciência básica, métodos, ferramentas, princípios e conceitos em comum. A Genômica Aplicada a Saúde e Agricultura é um ecossistema que está sendo construído na UNICAMP para colocar a ciência biomédica e a ciência agrícola debaixo do mesmo teto e se beneficiar da sinergia entre as áreas para aprofundar o conhecimento da biologia humana e das plantas visando à inovação disruptiva. Nesta palestra será discutida a experiência do modelo em gestação na UNICAMP.


Expositor

Paulo Arruda (Coordenador do Structural Genomics Consortium e do Centro de Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas da UNICAMP)

Moderador

Glauco Arbix (OIC IEA USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo