Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lançamento do Observatório Universidades Empreendedoras

Lançamento do Observatório Universidades Empreendedoras

por Rafael Borsanelli - publicado 05/12/2017 10:20 - última modificação 07/12/2017 10:13

Detalhes do evento

de 12/12/2017 - 10:00
a 12/12/2017 - 13:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Neste encontro, será apresentada a segunda edição do Índice de Universidades Empreendedoras (2017), organizado pela Brasil Junior, bem como as métricas adotadas em sua elaboração. O índice foi preparado a partir de consultas a mais de 10.000 estudantes das 27 unidades federativas do país e de mais de 50 instituições de ensino superior com o objetivo de analisar as universidades brasileiras e obter uma visão sistêmica e objetiva dos seus principais pontos de melhoria; trazer propostas, boas práticas e ideias claras em busca de melhorias; e estimular o diálogo sobre a educação empreendedora e como cada agente do ecossistema empreendedor pode coconstruir melhores universidades e sociedade.

Serão apresentados também dois importantes projetos em desenvolvimento: de caráter internacional, o Global Entrepreneurial University Metrics (GEUM), realizado pela Triple Helix Association; e de âmbito nacional, a Proposição e Validação de Indicadores de Universidade Empreendedora, envolvendo um conjunto de pesquisadores de diversas instituições, liderado pela Unirio.

Em seguida será apresentado o primeiro Panorama das Empresas Nascidas na USP, estudo inédito, feito segundo abordagem de tipo big data. Trata-se de iniciativa que converge esforços da Pró-Reitoria de Pesquisa, da Superintendência de Tecnologia de Informação, da Agência USP de Inovação (Auspin), do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) e do PGT. Finalmente, será delineado o Observatório Universidades Empreendedoras.

Guilherme Ary Plonski (EP, FEA e IEA - USP)

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Pró-Reitoria de Pesquisa da USP

Instituto de Estudos Avançados da USP

Apresentação do Índice de Universidades Empreendedoras 2017
Klynsmann Bagatini (Brasil Junior)