Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Migração, Trabalho e Saúde: Políticas Públicas Necessárias (EVENTO ADIADO)

Migração, Trabalho e Saúde: Políticas Públicas Necessárias (EVENTO ADIADO)

por Sandra Sedini - publicado 19/08/2021 17:15 - última modificação 25/08/2021 15:00

Detalhes do evento

Quando

de 25/08/2021 - 16:00
a 25/08/2021 - 18:00

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Questão global, a migração internacional é cada vez mais uma questão nacional, brasileira, que requer olhares inter e transdisciplinares na análise, mas, principalmente, na busca da construção de políticas públicas justas, fundamentadas em direitos humanos, mas que, também, assegurem o direito ao trabalho digno e o direito à saúde. Este é o foco principal deste evento promovido pelo IEA/USP.

Nas palavras de um dos palestrantes deste evento, o sanitarista haitiano Wendy Ledix: “Ninguém migra por migrar! Migra-se por medo, por preocupações, por esperança; migra-se para (sobre) viver, para sonhar, para respirar, para trabalhar; migra-se para parar de migrar; migra-se para migrar novamente; migra-se para experimentar novos estilos de vida; migra-se para compartilhar o mundo; e, muitas vezes, migra-se para morrer. Em todos os aspectos, a migração pode ser vista como uma mudança social, consequentemente, um problema social, e, também um processo social determinante de fenômenos em saúde-doença”.

Abordar os processos sociais de saúde-doença é sempre uma tarefa delicada, ousada e até mesmo, silenciada, ainda mais quando a questão envolve quem luta pela vida, movimentando-se transnacionalmente, afirma Ledix.

Para a palestrante convidada, Juíza Patrícia Almeida Ramos, Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da ANAMATRA – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, em sua luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, “é muito importante discorrer sobre a visão do poder judiciário perante as questões de trabalho escravo desses trabalhadores”, uma das expressões mais cruéis e perversas do atual quadro social, econômico e sanitário dos migrantes no Brasil.

Debatedores:

Patrícia Almeida Ramos (Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos/ANAMATRA)

Wendy Ledix (IEA/USP)

Coordenação e Moderação: René Mendes (IEA/USP)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação