Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Terceiro Encontro)

por Sandra Sedini - publicado 18/05/2022 15:40 - última modificação 21/06/2022 15:52

Detalhes do evento

de 15/06/2022 - 11:00
a 15/06/2022 - 12:00

On-line

Nome do Contato

Reflexões críticas sobre o nexo

Esta série de webinares faz parte do lançamento do livro “The Water-energy-food nexus: what the Brazilian research has to say”, onde redes de colaboração com parcerias nacionais e internacionais discutem o potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro.

Neste terceiro webinar, os convidados trazem perspectivas críticas sobre a abordagem do nexo, lançando luz a questões como equidade, acesso justo a recursos e reconhecimento de diferentes perspectivas e ontologias.

Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas (como a emergência climática e a perda de biodiversidade), urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades.

Proposta há 10 anos, a perspectiva conceitual e analítica do nexo água-energia-alimentos busca lançar luz sobre possíveis soluções para enfrentar de forma integrada e sustentável os desafios relacionados à provisão e acesso a esses três recursos, e garantir segurança hídrica, energética e alimentar.

Exposição:

Thaynara Melo (PUC/PR)

Rosemeire Scopinho (UFSCar)

José Antonio Balestieri (Unesp)

Leandro Giatti (FSP e IEA/USP)

Lucas Alencar (UFPE)

Coordenação: Gabriela Di Giulio (IEA/USP, FSP/USP, University of York), Tadeu Malheiros (IEA/USP, EESC/USP) e Michele Dalla Fontana (Utrecht University)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação