Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Os Partidos Políticos e a Crise Global das Democracias

Os Partidos Políticos e a Crise Global das Democracias

por Cláudia Regina - publicado 21/08/2020 09:05 - última modificação 25/08/2020 14:59

Detalhes do evento

Quando

de 28/08/2020 - 11:00
a 28/08/2020 - 12:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

O surgimento de democracias não liberais nos anos 2000 interrompeu um processo de 50 anos (1950/1990) de expansão do regime democrático em países que contam com algum tipo de competição partidária e permitem a alternância de poder entre governo e oposição com periodicidade definida na Constituição.

A América Latina teve um papel destacado na produção desses novos regimes. Os experimentos institucionais conduzidos, na maior parte, por lideranças populistas de esquerda, mantinham ritos democráticos incorporados a uma estrutura fundamentalmente autocrática de poder.

Na região, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela passaram por processos de reformas constitucionais que permitiram ampliar o poder do Executivo, restringir as atribuições do Congresso, garantir novos mandatos para os presidentes no poder, limitar o poder revisor das Cortes de Justiça e restringir o funcionamento da imprensa livre.

Os ataques às instituições e aos processos democráticos aconteceram nos dois lados do espectro político, na Colômbia com um governo de centro-direita e nos demais por partidos de esquerda de orientação populista. Dos doze países independentes da América do Sul, apenas o Uruguai, entre as nações consideradas livres, não piorou sua classificação no ranking da Freedom House de liberdades civis e políticas entre 2013 e 2020.

Neste webinar, esse panorama será tratado focando, especialmente, no papel dos partidos políticos e no impacto do seu desempenho para a qualidade da democracia, com ênfase especial para a representação política dos cidadãos.

Debatedores:

Gabriela de Oliveira Carneiro (CESOP-UNICAMP)

Leandro Piquet Carneiro (IRI-USP)

Moderador:

José Álvaro Moisés (NUPPs e IEA/USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo