Políticas Públicas no Contexto do Turismo de Eventos das Cidades
Detalhes do evento
Quando
a 24/08/2023 - 12:00
Onde
Simpósio Interno
Tal como acontece com as outras atividades, o turismo necessita de ser planejado de forma harmoniosa para assim beneficiar o destino turístico em questão e os seus residentes. Portanto, os espaços locais ou regionais, destacam-se como elementos de grande importância para a implantação de estratégias na busca do desenvolvimento sustentável e regional, diante de uma perspectiva global.
Os recursos disponíveis para o desenvolvimento da atividade turística são específicos de cada espaço, devendo ser avaliados no âmbito da sua própria região. Relativamente às políticas públicas de turismo para o segmento do turismo eventos, é possível identificar opiniões tanto positivas como críticas para o destino onde estes eventos ocorrem.
Buscando entender os impactos do turismo de eventos nas cidades, este simpósio tem como objetivo discutir a influência dos eventos na construção das políticas públicas das cidades, especialmente em relação ao impacto na qualidade de vida e bem-estar dos residentes e seus impactos para os atores envolvidos em cada cidade/região.
Assim, associamos o conceito de smart city, que significa enfrentar os desafios de forma sustentável, com foco no bem comum, trabalhando colaborativamente e, ao mesmo tempo, moldando os processos de mudança de forma resiliente.
Para uma cidade ser inteligente (smart) é preciso que a digitalização e a tecnologia ofereçam benefícios sociais, fortalecendo os valores democráticos e objetivos do desenvolvimento sustentável.
Nesse sentido, discutem-se os efeitos dos eventos relacionados aos ecossistemas empreendedores e de inovação, espaço público, turismo e às condições de digitalização e desenvolvimento urbano.
De forma geral, os interesses na criação de eventos pautados no turismo, negócios, políticas públicas e administração da sociedade civil precisam estar alinhados para que todos os cidadãos possam se beneficiar das vantagens da digitalização e das novas tecnologias em uma smart city, envolvendo todo o ecossistema de uma cidade.
Sendo assim, a orquestração desses eventos fortalece a cooperação de diversos atores que possuem objetivos de fortalecer o desenvolvimento da região.
Pesquisadores CSUSPCG responsáveis: Christiane Wagner, Keilla Daiane da Silva Oliveira e Yoná da Silva Dalonso
Supervisores: Fraya Frehse, Felipe Mendes Borini, Ricardo Ricci Uvinha
Organização
Centro de Síntese USP Cidades Globais
Programação
10h
|
Abertura: Yoná da Silva Dalonso (CSUSPCG-IEA) |
---|---|
10h10 |
Exposição: Roberto Paolo Vico (Universidade Eduardo Mondlane) Ricardo Ricci Uvinha (EACH/USP)
Mediação: Yoná da Silva Dalonso (CSUSPCG-IEA) |
11h30 |
Considerações finais e encerramento: Christiane Wagner (CSUSPCG-IEA)e Keilla Daiane da Silva Oliveira (CSUSPCG-IEA) |