Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Protestos Contemporâneos no Brasil e no Mundo

Protestos Contemporâneos no Brasil e no Mundo

por Cláudia Regina - publicado 23/11/2016 14:10 - última modificação 11/05/2018 10:31

Detalhes do evento

de 30/11/2016 - 14:00
a 30/11/2016 - 16:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

As primeiras duas décadas dos anos 2000 têm sido marcadas por protestos em todas as partes do mundo. No Brasil não foi diferente. As chamadas "Jornadas de Junho de 2013" se tornaram símbolo de uma insatisfação generalizada da população com as políticas públicas, a classe política, a corrupção e sobretudo a participação popular nos assuntos públicos. Apesar de diferentes aspectos e contextos, o que as manifestações ao redor do mundo têm tido em comum é seu caráter estético e perfomático, seu uso das mídias sociais e tensão com a imprensa tradicional, em suma, sua mobilização simbólica e afetiva, com mensagens e ações diretas que atravessam fronteiras e línguas nacionais. O objetivo desta roda de conversa é discutir as dimensões simbólicas, estéticas e performáticas dos protestos em diversas partes do mundo, suas relações com a comunicação e formas de intervenção no espaço público, e as diversas controvérsias que têm gerado, sobretudo em relação à legitimidade de formas não tradicionais de manifestação política. Estamos diante de um novo espaço público? Quais as características e estratégias de visibilidade são utilizadas pelos manifestantes? Qual a sua legitimidade no atual cenário político no Brasil e outras democracias? Quais as relações dos protestos com as mídias tradicionais e alternativas? A roda de conversa contará com a presença do professor e pesquisador da Universidade Leeds-Beckett Ian Lamond e a professora e pesquisadora da UNIFESP Esther Solano, com mediação do pesquisador e jornalista Bruno Paes Manso, pesquisador pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade.

Evento público, gratuito.

Ian Lamond (Universidade Leeds-Beckett) e

Esther Solano (Unifesp)

Mediador: Bruno Paes Manso (IEA e NEV-USP)