O Museu das Coisas Intermediárias
Detalhes do evento
Quando
a 09/02/2017 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Roger Buergel, diretor do Museu Johann Jacobs de Zurique e curador da 12ª Documenta em Kassel, Alemanha (2003-2007), fará a conferência com ênfase à condição do "estar entre", necessária para se livrar da maioria das categorias museológicas que governam nossa percepção de objetos e das distinções fundamentais, mas basicamente insustentáveis, como a da arte com a não-arte.
Para Buergel, esta visão de museu opera em um modo pós-colonial (transcultural), crítico ao modelo museológico que foi desenvolvido na Europa nos séculos XVIII e XIX e ainda bastante presente nos dias atuais. Este museu promove uma relação mais horizontal entre culturas, línguas e cosmologias, favorecendo a singularidade dos objetos em exposição. Um museu em que o objeto ("a coisa") pode operar "entre", seja em relação a categorias museológicas e disciplinares, seja em relação a diferentes noções de lugar e tempo.
No Brasil, o tema já vem sendo explorado por Silviano Santiago em "O entre-lugar do discurso latino-americano" e, em parte, por críticos como Roberto Schwartz, em "As ideias fora do lugar".
Expositor
Roger Buergel (Johann Jacobs Museum)
Debatedores
Carlos Roberto Ferreira Brandão (MAC e MZ - USP)
José Teixeira Coelho Netto (ECA e IEA - USP)
Lisette Lagnado (EAV Parque Lage)
Marcelo Rezende (curador)
Eduardo Simantob (escritor)
Moderador
Martin Grossmann (ECA e IEA - USP)
Inscrições
Evento público, gratuito e sem inscrição prévia
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo