Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Seminário "Ciência na Rua"

Seminário "Ciência na Rua"

por Fernanda Rezende - publicado 06/07/2015 17:50 - última modificação 03/08/2015 16:12

Detalhes do evento

de 07/08/2015 - 10:00
a 07/08/2015 - 13:00

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5°andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Apresentação: Mariluce Moura
Debatedor: Mario Sergio Salerno

Adicionar evento ao calendário

Durante o seminário, a criadora do Ciência na Rua, a jornalista Mariluce Moura, apresentará o projeto, que se destina a criar e articular diferentes meios de comunicação e distintas linguagens culturais com o propósito de capturar a atenção de pessoas na faixa de 14 a 25 anos para temas científicos e de inovação tecnológica de extrema relevância na percepção consciente e crítica do mundo contemporâneo.

O Ciência na Rua pretende fazer isso de forma atraente, lúdica, provocadora e, sempre que possível, embebida em humor. É, assim, um projeto de jornalismo e de divulgação científica que toma a ciência e a capacidade de inovar como construções da cultura, com vistas a contribuir para disseminar na sociedade brasileira e, em especial, entre camadas da população ainda insuficientemente atendidas nesse sentido, o que temos chamado de cultura científica.

Para tanto, deverá conceber, construir e operar os seguintes meios/produtos:

• Portal na internet, que inclui no conteúdo a ser difundido vídeos e games de divulgação científica de produção própria, pensados desde a origem também para a adequação a dispositivos mobiles (celulares e tablets)
  • Jornal tabloide semanal de 8 páginas
  • Programa de televisão
  • Programa de rádio

Por trás desses meios/produtos está a proposição de que uma experiência de jornalismo/divulgação científica pensada num modelo de crossmídia, de viés lúdico e com forte base no humor, tem grande potencial para provocar uma aproximação amigável de públicos não especializados com temas fundamentais da produção científica, da tecnologia e da inovação. Isso significa que o projeto pode dar uma nova contribuição à ampliação da cultura científica, estabelecer novos links entre difusão do conhecimento, desenvolvimento econômico e exercício da cidadania. E considerando-se especialmente que seupúblico alvo situa-se na faixa de 15 a 25 anos, é até mesmo no despertar de vocações científicas e empreendedoras que ele tem possivelmente potencial para influir.

Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

10h - Apresentação do projeto Ciência na Rua - Mariluce Moura

11h30 - Debate - Mario Sergio Salerno

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo