Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Simpósios USP Cidades Globais 2021

Simpósios USP Cidades Globais 2021

por Sandra Sedini - publicado 03/09/2019 16:05 - última modificação 09/08/2022 11:08

Detalhes do evento

de 29/07/2021 - 09:00
a 29/07/2021 - 11:00

On-line

Sustentabilidade Política e Administrativa na Estratégia ODM/ODS

Neste simpósio, o objetivo é dialogar com outros grupos de pesquisa e instituições de ensino superior do país, no intuito de conhecer e trocar experiências sobre a atuação das universidades, com ênfase na pós-graduação, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Para isso, os convidados são os membros do Núcleo de Políticas Públicas (NPP), que integra o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e que promove pesquisas nas áreas da ciência política, com ênfase nas temáticas relacionadas ao estado, sociedade civil, territorialidade e poder. O núcleo tem como um de seus líderes o Doutor Oklinger Mantovaneli Junior, doutor em Sociologia (UNESP) e docente no PPG supracitado.

Completam a lista de convidados três outras membros do NPP, que vem atuando na pesquisa e na extensão com o tema dos Objetivos do Milênio (ODM) e dos ODS.

Letícia Sandri, bacharel em Direito e mestre em Desenvolvimento Regional (FURB) apresenta sua pesquisa sobre a transição da agência ODS para a agenda ODS, com ênfase no viés da sustentabilidade política e institucional.

Annemara Faustino, Mestre em Desenvolvimento Regional e doutoranda no mesmo programa traz a análise do Núcleo de Indicadores de Desenvolvimento e Pesquisa (NIDEP), que atuava no estado do Paraná, como estratégia formativa para o desenvolvimento territorial sustentável e para o enraizamento dos ODM.

Por fim, Adriana Dias Pasco, bacharel em Turismo e Lazer e doutorada em Desenvolvimento Regional apresenta a ação de extensão que o NPP integra, denominado Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), com enfoque nos ODS, realizado em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina

Coordenação: Sandra Dalila Corbari e Cláudia Terezinha Kniess

Evento on-line, sem inscrição prévia

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo