Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Todo mundo já foi refugiado um dia: reflexões sobre a crise migratória e a Agenda 2030 da ONU

por Thais Cardoso - publicado 08/11/2019 15:06 - última modificação 08/11/2019 15:06

Detalhes do evento

de 20/11/2019 - 14:00
a 20/11/2019 - 18:00

Onde

Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A programação do evento inclui uma mesa-redonda com a professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP Cynthia Soares Carneiro, que integra o Grupo de Estudos Migratórios e Direitos do Trabalhador Estrangeiro no Brasil, e a jornalista do Nexo Jornal Géssica Brandino, autora do blog Caminhos do Refúgio. O público poderá ainda participar de dinâmicas que simulam situações extremas enfrentadas pelos refugiados durante a fuga. Ao final, alunos da disciplina de Direito Internacional realizam uma mostra de pôsteres sobre o tema.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), em 2018 cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar o lugar em que viviam em virtude de conflitos. Mais da metade delas são crianças e adolescentes. Segundo a Acnur, 57% dos refugiados do mundo vêm apenas de três países: Síria, Afeganistão e Sudão do Sul. No Brasil, a agência aponta que dobrou o número de pedidos de refúgio em 2018, na comparação com 2017, chegando a 80 mil pedidos.

Debatedoras

Cynthia Soares Carneiro (FDRP-USP)
Géssica Brandino (Nexo Jornal)

Evento público e gratuito | Com inscrições