Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Novas Fronteiras da Geopolítica Econômica: Trump, Brasil e América Latina

Novas Fronteiras da Geopolítica Econômica: Trump, Brasil e América Latina

por Sandra Sedini - publicado 06/03/2017 15:30 - última modificação 12/06/2018 11:39

Detalhes do evento

de 28/03/2017 - 14:30
a 28/03/2017 - 18:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O seminário inaugura uma série de atividades voltada para a formulação de uma nova agenda e cenários globais para políticas de desenvolvimento econômico centradas na digitalização da produção, do consumo e das finanças, sob a coordenação de Gilson Schwartz, Professor Livre-Docente em Programa Sabático no IEA.

“O foco do debate é a identificação dos novos desafios de longo prazo para a economia e a sociedade na América Latina após a surpreendente vitória de Trump. É urgente rediscutir o modelo de desenvolvimento, não apenas as armadilhas macroeconômicas de curto prazo”, indica Schwartz.

A inovação em suas dimensões financeira, tecnológica e cultural é o elemento norteador do debate.
Quais as políticas públicas da nova emergência digital e financeira global?
Qual o risco efetivo da agenda neo-conservadora de Trump interromper ou perverter a agenda de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável com inovação e democratização de oportunidades?

Como os mercados e instituições financeiras nacionais e multilaterais reagirão ao novo cenário político marcado pelo unilateralismo?

O seminário discutirá o significado do novo populismo em escala global e como a América Latina e o Brasil poderão ajustar-se a essa nova agenda, assim como os riscos macroeconômicos de longo prazo que persistem e dificultam o ajuste no curto prazo.

O seminário é uma parceria do IEA com o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) e o Grupo de Pesquisa "Iconomia" da USP, marcando o lançamento do portal “Brazilian Investment Link”, que dará continuidade a essa agenda de debates e pesquisas voltadas para cenários de longo prazo na economia mundial em que os países da América Latina alcancem taxas de crescimento mais elevadas e sustentáveis nos próximos anos.

Guilherme Ary Plonski (EP, IEA, FEA - USP)

Otaviano Canuto (Banco Mundial)

Demétrio Magnoli (Folha de S. Paulo, GloboNews)

Regis Arslanian (GO Associados)

Octavio de Barros (Instituto República)

Marcelo Carvalho (BNP Paribas)

Marcelo P. Cypriano (Brazil Investment Link do NUPRI USP/Mont Capital)

Rafael Duarte Villa (NUPRI-USP)

Alberto Pfeifer (IRI-USP)

Gilson Schwartz

Para saber mais: www.sites.usp.br/iconomia

Evento público e gratuito, com inscrição prévia.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Capacidade da sala: 55 lugares

Instituto de Estudos Avançados

Nupri - Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais