Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus: Sustentabilidade no Agronegócio

UrbanSus: Sustentabilidade no Agronegócio

por Sandra Sedini - publicado 04/02/2021 18:30 - última modificação 19/02/2021 12:17

Detalhes do evento

Quando

de 04/05/2021 - 14:00
a 04/05/2021 - 18:00

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Seminário “Sustentabilidade no Agronegócio” tem por finalidade abordar e discutir avanços, perspectivas e desafios relacionados ao desenvolvimento de processos agrícolas e distribuição de suas produções de modo a contribuir com a segurança alimentar, tendo por premissa o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Cumpre ressaltar que as análises custo x benefício do setor precisam ser feitas à luz da fundamentação ética, porém não podem ser ignoradas. A sociedade, em última análise, é que vai arcar com os custos da qualidade ambiental, assim como com as consequências da sua degradação. O fato é que as lideranças do setor agrícola devem se articular para reverter quadros de confronto, pois a própria prática da agricultura é mantida com base na preservação da qualidade ambiental, sendo altamente dependente do equilíbrio ecológico e dos serviços ecossistêmicos prestados pelos recursos naturais. Os maiores interessados na sustentabilidade do setor devem ser os agricultores, pois a manutenção da sua atividade depende da conservação do solo, da água e da biodiversidade. De outra sorte a agricultura e os proprietários rurais detêm e gerenciam áreas que atualmente prestam muitos serviços ecossistêmicos, não reconhecidos e não contabilizados, bem como grande potencial para ampliar os benefícios ambientais caso sejam adequadamente manejados.

A identificação, caracterização e materialização dos ativos ambientais e dos procedimentos voltados ao manejo adequado dos imóveis e mesmo a recuperação de passivos que possam gerar serviços ambientais e ecossistêmicos, é ponto chave para sua valorização social e econômica. Para tanto é necessária uma análise crítica sobre as práticas do setor que precisam ser aprimoradas, para redução dos impactos ambientais, e o desenvolvimento de programas que promovam a sustentabilidade nas dimensões social, econômica e ambiental, considerando as diferentes peculiaridades das agriculturas praticadas no País. Da mesma forma devem também ser identificadas as práticas já adotadas, para dimensionar e dar visibilidade à contribuição da agricultura para a qualidade ambiental.

A intensificação da agricultura sustentável é considerada por grande parte da literatura mundial como uma alternativa para ampliar a oferta de alimentos para a humanidade e ao mesmo tempo contribuir para o aumento da sustentabilidade planetária. Isso somente será possível com a democratização dos instrumentos tecnológicos da agricultura 4.0 para o conjunto dos produtores rurais, especialmente os pequenos, que ainda hoje se encontram à margem dos benefícios das inovações científicas. Mas este modelo tecnológico somente poderá ser adotado em conjunto com a adoção de práticas sustentáveis, com ênfase na conservação de solos e água, conservação da biodiversidade e a adoção de tecnologias de baixo carbono. É imprescindível que a sustentabilidade seja incorporada na agenda do próprio setor agrícola, pois os principais beneficiários acabarão sendo os produtores rurais.

A sustentabilidade do agronegócio apresenta uma série de desafios, como promover negócios inclusivos, aumentar a eficiência de todo o sistema alimentar e contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A literatura tem apresentado muitas soluções para a sustentabilidade do agronegócio. Contudo, dificilmente uma única solução será suficiente, pois a complexidade dos desafios acima elencados adentra o terreno da governança ambiental. Ou seja, requer integrar múltiplos atores, formas de conhecimento, escalas espaciais, setores da sociedade, tecnologias e tipologias de políticas públicas. O seminário se coloca como espaço para estimular visões e reflexões acerca dos temas abordados.

Ao finalizar os dois painéis, haverá o lançamento do livro integrante da Coleção Ambiental da Editora Manole com o título “Sustentabilidade no Agronegócio”, realizado sob responsabilidade editorial dos Professores Cleverson Andreoli e Arlindo Philippi Junior. A obra contém 27 capítulos, que representam resultados de estudos, pesquisas e práticas, de autoria de profissionais oriundos de setores acadêmicos, tecnológicos, científicos e empresariais, possibilitando oferecer conhecimento atualizado e profundo nos temas que abrangem e conformam a sustentabilidade no agronegócio.

Coordenador executivo: Cleverson V. Andreoli (ISAE)

Coordenador geral: Arlindo Philippi Jr. (USP)

Comitê científico: Arlindo Philippi Jr. (USP), Cleverson Vitorio Andreoli (ISAE), Rafael Kuster de Oliveira (PUCPR), Carlos Alberto Cioce Sampaio (FURB), Maria da Penha Vasconcellos (USP), Valdir Fernandes (UTFPR), Amanda Silveira Carbone (USP), Roberta Giraldi Romano (FURB), Sandra Dalila Corbari (USP), Cláudia Terezinha Kniess (UNIFESP), Viviane Santalucia Maximino (UNIFESP), Soraia Fernandes (Manole)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento online | Não haverá certificação

Programação

14h00

Abertura

Guilherme Ary Plonski (IEA USP); Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA USP); Cleverson V. Andreoli (ISAE/FGV)

14h30

Painel I – Intensificando a sustentabilidade no agronegócio

Expositores:

Arnaldo Jardim (Deputado Federal)

Walter Lazzarini (FIESP)

Carlos Augusto Klink (UnB)

Moderador:

Maurício Lopes (EMBRAPA)

Relatores: Cláudia Terezinha Kniess (UNIFESP e IEA USP) e Viviane Santalucia Maximino (UNIFESP)

16h00

Painel II – Ética, tecnologia e sustentabilidade no agronegócio: integrando cidade-campo.

Expositores:

Carlos Nobre (IEA USP)

Gerd Sparovek (ESALQ USP)

José Geraldo Eugênio de França (IPA)

Moderador:

Marcos Buckeridge (IB e IEA USP)

Relatores:

Alejandro Dorado (USPCG IEA USP) e Amanda Silveira Carbone (USPCG IEA USP)

17h30

 

 

18h00

 

Lançamento do Livro [Editora Manole]: “Sustentabilidade no Agronegócio”

Cleverson V. Andreoli (ISAE); Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA USP); Rafael Kuster de Oliveira (PUCPR)

Encaminhamentos e Encerramento

Marcos S. Buckeridge (IB e IEA/USP) e Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA/USP)