Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus - Desafios das Cidades Inteligentes

UrbanSus - Desafios das Cidades Inteligentes

por Sandra Sedini - publicado 07/02/2024 09:20 - última modificação 23/02/2024 15:36

Detalhes do evento

Quando

de 14/03/2024 - 09:30
a 14/03/2024 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O objetivo deste evento é discutir os desafios dos centros urbanos, sob o conceito de “cidades inteligentes”, englobando políticas públicas e práticas de desenvolvimento responsáveis, necessárias para criar cidades que sejam tecnologicamente avançadas e socialmente equitativas.

O assunto central é a diversidade cultural na criação de espaços públicos acessíveis e inclusivos para seus habitantes por meio do lazer e turismo, em face da indústria cultural contemporânea. Espera-se, assim, promover uma compreensão mais profunda das questões que envolvem a idealização das “cidades inteligentes”, identificando soluções para enfrentar os desafios socioculturais a elas ligados.

Em face dos desafios ambientais e sociais atuais, o debate sobre interesse público, indústria cultural, lazer, turismo e sustentabilidade apresenta posições e visões críticas de especialistas convidados de modo a contribuir para melhor entendimento dos desafios das “cidades inteligentes”.

O termo “cidades inteligentes” vai além da simples digitalização dos serviços que envolvem a dinâmica funcional de uma cidade. Trata-se de enfrentar os desafios urbanos se beneficiando do desenvolvimento tecnológico, para criar benefícios sociais e fortalecer a comunidade que nas cidades vive. No entanto, projetos visando as “cidades inteligentes” impactam significativamente a vida de seus habitantes.

Diante de tal cenário, esta edição do UrbanSus - Sustentabilidade Urbana, propõe uma compreensão aprofundada dos problemas e possíveis soluções, para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Nesse sentido, o evento está orientado pela Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, seguindo a Carta das Nações Unidas, abrangendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no 11º objetivo em prol de cidades e comunidades sustentáveis, visando à sustentabilidade em espaços públicos urbanos.

Coordenação: Christiane Wagner (CS-USPCG-IEA), Fraya Frehse (FFLCH/CS-USPCG-IEA/GCSMUS), Ricardo Ricci Uvinha (EACH-USP/CS-USPCG-IEA) e Yoná Dalonso (CS-USPCG-IEA)

Organização do evento: Christiane Wagner (CS-USPCG-IEA), Yoná Dalonso (CS-USPCG-IEA)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Apoio

Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)

Ministério do Esporte

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Mediações Contemporâneas (PPGCOM-UNIVILLE)

Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP-UNIVILLE)

Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR-EACH/USP)

Programação

Conteúdo relacionado
Eventos UrbanSus