Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / UrbanSus - Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas

UrbanSus - Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas

por Sandra Sedini - publicado 17/04/2024 11:25 - última modificação 06/05/2024 11:08

Detalhes do evento

de 23/05/2024 - 08:30
a 23/05/2024 - 11:40

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Existe uma urgência em planejar e trabalhar ações de impacto no âmbito da alimentação e nutrição considerando aspectos de sustentabilidade de modo geral e, especificamente, de mudanças climáticas.

De acordo com as Nações Unidas, para limitar o aquecimento global em 1,5ºC, quando comparado aos níveis pré-industriais, as emissões de carbono devem ser reduzidas em 45%, até 2030, e chegar a zero até 2050. Os sistemas alimentares atuais são considerados as principais alavancas para otimizar a sustentabilidade ambiental e a saúde humana no planeta, segundo a Comissão EAT Lancet.

Nesse sentido, torna-se necessária a criação de fóruns de discussão e intercâmbio de conhecimento entre diferentes articuladores.

O evento visa promover esse espaço e consolidar as principais mensagens em três produtos: relatoria científica, ensaio a ser publicado em revista científica e um e-book.

Coordenação do evento: Tatiana Tucunduva Philippi Cortese e Marcos  Buckeridge (CS-USPCG-IEA)

Organização do evento: Tatiana Tucunduva Philippi Cortese e Debora Sotto (CS-USPCG-IEA)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

(*) Evento híbrido | Sem inscrição

Evento público e gratuito | Sem certificação

Recepção

Abertura:

Roseli de Deus Lopes (IEA-USP)

Apresentação do International Life Sciences Institute (ILSI)

Flávia Goldfinger (ILSI Brasil)

Painel

Mudanças Climáticas e Segurança Nutricional

Segurança Alimentar

Débora Sotto (CS-USPCG-IEA)

Os princípios da Sustentabilidade Aplicados à Nutrição e à Saúde

Maria Fernanda Elias (PPG-CIS-Uninove)

Clima, cidades, e alimentação: como garantir cidades resilientes?

Juliana Tângari (Instituto Comida do Amanhã/Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares-LUPPA)

Moderação:

Tatiana Tucunduva Philippi Cortese (CS-USPCG-IEA)/PPGCIS-Uninove)

Relatoria: Maria Fernanda Elias (PPG-CIS-Uninove e Cristiane Pantaleão (PPG-CIS Uninove)

Encerramento

Conteúdo relacionado