Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Viagem de Estudo às Estâncias Jesuíticas da Região de Córdoba e Intercâmbio entre Pesquisadores (Brasil – Argentina – Paraguai)

por Cláudia Regina - publicado 24/10/2023 09:50 - última modificação 24/10/2023 09:51

Detalhes do evento

de 10/11/2023 - 09:00
a 15/11/2023 - 19:00

REGIÃO DE CÓRDOBA (VIDE PROGRAMAÇÃO)

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O grupo “Tempo, Memória e Pertencimento” do Instituto de Estudos Avançados da USP organiza viagem de estudos com a finalidade de conhecer e valorizar as Estâncias jesuíticas da Região de Córdoba como patrimônio material e imaterial da América Latina. A história das missões jesuíticas nos territórios guaranis deixou arquitetura, iconografia e documentos de grande riqueza. Hoje, o estudo das fontes da vida das missões revela uma produção de pesquisa quantitativamente e qualitativamente em aumento, envolvendo jovens gerações de pesquisadores. Apesar disso, há uma grave carência desse conhecimento, sobretudo na formação histórica, nos currículos e nos manuais escolares, como também nas políticas de conservação e valorização desse patrimônio. As viagens, nesse caso, são fundamentais para o conhecimento dos sítios arqueológicos, monumentos e instituições históricas como também do universo antropológico, multicultural e social de que esses espaços são vestígio.

O evento está voltado para o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e argentinos e educadores paraguaios envolvidos em pesquisa sobre cartas indipetae da Companhia de Jesus. O diálogo entre pesquisadores visa fomentar redes de colaboração para produção de conhecimento sobre a História das missões jesuíticas em territórios guaranis.

Evento restrito aos pesquisadores do Grupo.

Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento

10.11

Conferência realizada pelo Prof. Dr. Carlos Page (CONICET – Argentina)

11.11