Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / As Vidas dos Artistas no Mundo Globalizado (Conferência Internacional) / The Lives of Artists in the Globalized World (International Conference)

As Vidas dos Artistas no Mundo Globalizado (Conferência Internacional) / The Lives of Artists in the Globalized World (International Conference)

por Cláudia Regina - publicado 13/10/2021 12:55 - última modificação 05/11/2021 07:52

Detalhes do evento

Quando

de 04/11/2021 - 09:30
a 05/11/2021 - 13:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

A partir do século 16, as narrativas biográficas dos artistas serviram de modelo incontornável para o desenvolvimento da história da arte como disciplina.

Desde a publicação das obras de Ernst Kris e Otto Kurz, de Rudolf e Margot Wittkower, uma ampla bibliografia dedicou atenção às “vidas dos artistas”, destinadas a se tornar, ao longo do tempo, um gênero literário autônomo, dotado de características descritivas e fórmulas narrativas próprias, constantemente deslizando entre historiografia e literatura. Alguns tópicos frequentes cristalizaram-se como elementos constantes desses relatos: a predestinação do artista, a infância prodigiosa, a descoberta inesperada por um mestre, as relações com os modelos, o temperamento peculiar, as circunstâncias da morte.

As pesquisas que até agora se desenvolveram sobre o tema têm se concentrado quase exclusivamente nos contextos europeus, nos quais – de Vasari a Van Mander, de Palomino a Félibien – se formou o cânon narrativo do gênero. No entanto, muitos artistas fora da Europa, na medida em que desfrutavam de reconhecimento ao nível regional ou nacional, também foram tema de biografias e de imagens representando episódios de suas vidas.

A circulação e a tradução das biografias de artistas europeus certamente tiveram uma função importante para a difusão internacional dessas narrativas. Contudo, ainda é necessário investigar sobre a eventual existência de invariantes e / ou tradições autônomas nessas histórias, para além dos contextos europeu ou ocidental.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

From the 16th century onwards, the narratives on the lives of artists served as an inescapable model for the development of art history as a discipline.

Since the publication of works such as those by Ernst Kris and Otto Kurz, as well as those by Rudolf and Margot Wittkower, an abundant bibliography has drawn attention to the particular character of the “lives of artists'', destined to become over time an autonomous literary genre, endowed with their own descriptive and narratives formulas—although constantly sliding between cultural history and literature. Some frequent topics are, in fact, responsible for crystalizing true myths in these narratives: the artist's predestination, the prodigious childhood, the unexpected discovery by a master, the relationships with the models, the particular temperament, the death’s circumstances.

Despite their profusion, the researches developed so far on the “lives of the artists” have been concentrated almost exclusively on European contexts, in which–from Vasari to Van Mander, from Palomino to Félibien – appeared the canonical narratives of this genre. Very little has been said about the construction of these “lives” outside Europe. And yet, many local artists used to enjoy recognition on a regional or national level, being also subject to biographies or images representing episodes of their lives. The diffusion and, eventually, translation of famous European artists’ biographies certainly had considerable importance for the international proliferation of these narratives. But it is still necessary to inquire about the eventual existence of invariants and/or autonomous traditions in these stories, beyond the European or Western contexts.

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia / Free public event | no prior registration requested

Não haverá certificação / no certification available

Programação

4 de novembro de 2021 / November 4, 2021

9h30 (BRT) / 14h30 (CEST)

Introdução / Introduction

Luciano Migliaccio (FAU e IEA/USP); François-René Martin (ENSBA-Paris; École du Louvre); Fábio D’Almeida (Smithsonian American Art Museum / Terra Foundation).

10h (BRT) / 15h (CEST)

Conferência de Abertura / Opening Conference

José Gil De Castro. Fragments of an (auto)biography - Natalia Majluf (Museu de Arte de Lima; University of Chicago)

10h50 (BRT) / 15h50 (CEST)

Mesa 1: Topoi e Fórmulas Biográficas / Table 1: Topoi and Bibliographical Formulas

Le Vite Degli Antichi Maestri nella Cultura Figurativa del XIX Secolo - Jessica Calipari

The Life of the Artist Jack B. Yeats: Paradigms of Artistic and Cultural Identity Formationin Irish Modernism - Elisabeth Ansel (Friedrich Schiller University Jena)

La Storia del Cavalier Giaquinto di Pasquale Samarelli. Avventure Esotiche e Compenetrazioni tra Generi Biografici per la Celebrazione di un Pittore-Eroe Pugliese - Cecilia Veronese (Università di Padova)

12h20 (BRT) / 17h20 (CEST)

Mesa 2:  Questões de Gênero nas Vidas dos Artistas / Table 2: Defying Gender in the Lives of Artists

Borrando Fronteiras na Arte: Reflexões sobre a Vida-Obra de Neide Dias de Sá - Renata de Oliveira Caetano (UFJF); Tálisson Melo de Souza (UFRJ-IFCS); Débora Bastos Fioravante Pereira (UFJF)

Featuring an Anonymous Woman’s Body: The Work and Life of Brazilian Artist Letícia Parente - Paulina Pardo Gaviria (School of Art, California State University)

Elizabeth Fries Lummis Ellet e “As vidas de Mulheres Artistas de Todos os Tempos” Maira Canina Silvestrin (Unicamp).

14h (BRT) / 19h (CEST)

Mesa 3: Os Artistas e as Artistas Frente à Auto-Biografia / Table 3: Facing His-Her Own Biography

Nik Spatari: l’uomo, l’artista - Elia Fiorenza (Universitá della Calabria)

Sobras de uma Vida ou de uma Obra? Geraldo de Barros e seu Derradeiro Autorretrato - Maíra Vieira de Paula (ECA/USP)

“What’s in a Conversation?”: the Artist Interview as Core Practice in the Process of Writing of Local Art Histories - Julianna Sandholm-Bark (Webster University, Geneva)

5 de novembro de 2021 / November 5, 2021

10h (BRT) / 15h (CEST)

Mesa 1: Biografias de Grupo, Biografias de Famílias / Table 1: The Lives of Groups, the Lives of Families

As Vidas dos Artistas Concretistas: uma Biografia Coletiva da Geração do Concretismo Paulista - Luis F. S. Sandes (FAU/USP)

La Famiglia dell’Artista. Identità, Intimità Domestica e Memoria nei Ritratti e Autoritratti dei Pittori Italiani dell’Ottocento - Ilenia Falbo (Università della Calabria)

Giannoulis Chalepas’ (1851-1938) Sculptural Identity and the Reception of his Work in the Modern Greek Cultural Scene - Chrysovalantis Steiakakis (Open University of Cyprus)

11h15 (BRT) / 16h15 (CEST)

Mesa 2: Biografias de Artistas Coloniais e Exotismo / Table 2: Colonial and Foreign Lives

Facetas do Gênero Biográfico no Brasil do Período Colonial até o Século XX - Luciano Migliaccio (FAU e IEA/USP)

Vásquez, between Apelles, Raphael and Velázquez: Building Identities for a Colonial Painter - Olga Acosta-Luna Vásquez (Universidad de Los Andes in Bogotá)

El Paradójico Arte de ser Olvidado: Gregório Vasquez e Roberto Pizano - Paola Camargo González (Unicamp)

Métaphores Géographiques dans les Biographies d’Artistes Français au XIXe siècle - François-René Martin (ENSBA-Paris; École du Louvre)

12h10 (BRT) / 17h10 (CEST)

Mesa de Encerramento / Close Table

Biographies d’Objets dans un Monde Globalisé - Léa Saint-Raymond (École Normale Supérieure, Paris; École du Louvre) dialogue avec François-René Martin (ENSBA-Paris; École du Louvre)

13h (BRT) / 18h (CEST)

Encerramento / Closing Discussion

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo