Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Workshop “Fragmentation and Solidarity: new challenges to modern integration spheres in Europe and Latin America”

por Cláudia Regina - publicado 06/12/2017 13:55 - última modificação 11/05/2018 13:17

Detalhes do evento

de 14/12/2017 - 09:00
a 15/12/2017 - 18:00

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, térreo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Os variados projetos modernos de democracias no século XXI levaram as sociedades contemporâneas nos hemisférios do sul e do norte a enfrentar ameaças à sua integração social em muitas dimensões. Há uma maior sensação de fragmentação e desintegração nas relações familiares e interpessoais, com mais tensões entre gerações e trabalhadores domésticos, mais instabilidade e precariedade no trabalho e no mercado, incluindo casos de esgotamento e exaustão, mais autointeresse e violência nos domínios da ética, da política e da lei, e mais tentativas de se comercializar a cultura e a autoexpressão. Portanto, não é adequado distinguir entre países mais ou menos modernizados, mas sim identificar processos de modernização e desmodernização no Norte e no Sul. A fragmentação dos setores e dos mundos normativos torna necessário analisar as formas de integração e desintegração. Ela questiona a solidariedade social e enfraquece vínculos e compromissos sociais entre diferentes grupos que forçam processos de exclusão e desigualdade social.

Esses fenômenos parecem responder a interpenetrações radicais entre as esferas pública e privada que acompanharam a globalização das economias capitalistas em todas as suas variedades. A circulação crescente de pessoas e dinheiro entre países e culturas tornou as instituições e normas sociais mais entrelaçadas, levando a conflitos que alternam entre momentos de crise e reações de solidariedade e reafirmação de valor.

Para discutir esses movimentos de fragmentação e solidariedade que se tornaram visíveis nas esferas da integração dos países europeus e sul-americanos, buscou-se reunir pesquisadores do Instituto de Pesquisas Sociais da J. W. Goethe University, de Frankfurt, Alemanha, e do Núcleo de Estudos de Violência da Universidade de São Paulo, juntamente com outros colegas convidados, para apresentarem trabalhos de pesquisa que relacionem este tema com as esferas de integração normativa de seus países, como família, trabalho, direito e pública.

Inscrições

Evento público e gratuito | Em inglês sem tradução | Com inscrição prévia (encerrada)

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo