Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 31/07/2020 09:31

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

Projeto Cren “Cultivando Horizontes”: Educação em Contextos Brasileiros Particularmente Desafiadores

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/04/2022 15:26

Com o objetivo de discutir propostas voltadas à educação dentro dos desafios do contexto brasileiro, este evento resgatou a história que deu origem ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), apresentando sua metodologia. O CREN é um centro de referência internacional na área de educação nutricional e no tratamento de distúrbios nutricionais primários (subnutrição e obesidade). Em 28 anos de história, promoveu diversas ações no Brasil e no exterior.

Projeto Cren “Cultivando Horizontes”: Educação em Contextos Brasileiros Particularmente Desafiadores - Leia mais…

O Terceiro Excluído – Contribuição para uma Antropologia Dialética (Pré-Lançamento de Livro)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/04/2022 15:21

O filósofo Fernando Haddad, professor de ciência política da USP, esteve neste evento para tratar de seu novo livro, no qual provocou discussão sobre as bases teóricas da emancipação humana. Para isso, ele fez uma crítica aos atuais modelos de três disciplinas: biologia, antropologia e linguística. A obra traz um olhar crítico sobre os dilemas que a humanidade enfrenta, ao mesmo tempo que pavimenta o caminho para a recepção de trabalhos heterodoxos, sobretudo antropológicos.

O Terceiro Excluído – Contribuição para uma Antropologia Dialética (Pré-Lançamento de Livro) - Leia mais…

Expandir a Exploração Sustentável dos Recursos Naturais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/04/2022 15:18

Este encontro tratou da revisão dos modelos de negócios que serão exigidos no mundo pós-Covid-19, assim como o fortalecimento dos setores que possam contribuir para a pronta recuperação da vida social. Segundo os organizadores, se a economia global já valorizava o investimento verde, a pandemia acelerará ainda mais a ordem econômica calcada numa concepção abrangente do desenvolvimento sustentável com ênfase na produtividade dos recursos naturais.

Expandir a Exploração Sustentável dos Recursos Naturais - Leia mais…

UrbanSus - Espacialidades Cotidianas do Morar nas Ruas de São Paulo em Tempos de Covid-19: Articulando Pesquisa e Prática

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/05/2022 16:18

Como a sociologia, antropologia, geografia, arquitetura e o urbanismo podem contribuir para a prática profissional com a população em situação de rua – incluindo o recente censo promovido pela prefeitura? Dando sequência ao primeiro seminário UrbanSus sobre o cotidiano do morar nas ruas paulistanas durante a pandemia, este encontro promoveu o debate entre pesquisadores e agentes da prática em torno da resposta que o Centro Global de Métodos Espaciais para Sustentabilidade Urbana (GCSMUS) desenvolveu para essa pergunta entre novembro e dezembro de 2021, por meio do projeto de pesquisa e extensão universitária “Métodos espaciais em ação: Espacialidades cotidianas do morar nas ruas de São Paulo”.

UrbanSus - Espacialidades Cotidianas do Morar nas Ruas de São Paulo em Tempos de Covid-19: Articulando Pesquisa e Prática - Leia mais…

Agenda 2023 - Política Econômica para o Desenvolvimento da CT&I: Entre Desafios Orçamentários e a Necessidade de Investimento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/04/2022 10:27

Entre outras questões, o seminário discutiu que caminhos a política econômica brasileira deve perseguir para que a política de CT&I se concretize e qual variável macroeconômica é chave para os investimentos em CT&I, incluindo os investimentos privados em P&D. Segundo os organizadores, a política econômica tem efeito direto sobre as condições com as quais a política de CT&I será executada. A formulação da política de CT&I deve, portanto, levar em consideração o comportamento e a trajetória das variáveis macroeconômicas.

Agenda 2023 - Política Econômica para o Desenvolvimento da CT&I: Entre Desafios Orçamentários e a Necessidade de Investimento - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Segundo Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/04/2022 10:34

O papel da cultura na evolução humana esteve no centro do diálogo com o filósofo Paulo Abrantes. De acordo com José Eli da Veiga, coordenador do ciclo Conversas sobre a Teoria Darwiniana, é cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana, mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica. No entanto, afirma, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. “No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida.”

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Segundo Encontro) - Leia mais…

Agenda 2023 – Reconstruindo as Políticas Brasileiras de CT&I: Por onde Começar?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/04/2022 15:16

Os organizadores do ciclo “Agenda 2023 – Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil” consideram que o período eleitoral é uma oportunidade fundamental para a reflexão sobre quais desafios enfrentados nos últimos anos pela ciência, tecnologia e inovação brasileiras se mostraram mais críticos e quais caminhos devem ser adotados para superá-los. Para eles, se o contexto da pandemia realçou tanto o front quanto as ameaças à CT&I no Brasil, no campo estratégico, as políticas públicas – notadamente no campo da inovação – “foram alvo de crítica pela sua abordagem imprecisa e sem foco”. Neste primeiro encontro do ciclo, os professores Luiz Eugênio Mello e Glauco Arbix compartilharam a visão deles sobre o assunto.

Agenda 2023 – Reconstruindo as Políticas Brasileiras de CT&I: Por onde Começar? - Leia mais…

Combater a Pobreza e as Sequelas da Pandemia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/04/2022 10:24

Diante dos impactos da pandemia, o governo deve tomar a iniciativa de assistir e promover econômica e socialmente a população mais pobre, sem prescindir do envolvimento dos próprios assistidos na avaliação e execução dos projetos, nem dos recursos técnicos e financeiros da sociedade civil, afirmam os organizadores deste seminário. Para recompor o tecido social deteriorado das cidades brasileiras, eles defendem que o programa emergencial de alívio e transferência de renda em vigor seja complementado com ações de maior fôlego. Esse foi o tema que Jorge Broide, da PUC/SP, e Pedro Nery, da UnB, falaram neste encontro.

Combater a Pobreza e as Sequelas da Pandemia - Leia mais…

UrbanSus - Zoneamento Ecológico-Econômico de São Paulo

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/04/2022 13:26

Este encontro analisou, sob o ponto de vista interdisciplinar, as possibilidades e limites do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP), instituído pelo Decreto 66.002/21.

UrbanSus - Zoneamento Ecológico-Econômico de São Paulo - Leia mais…

Aprender Escutando e Caminhando: Bartomeu Melià e sua Metodologia para se Aproximar da Língua, da Cultura e da História dos Guarani (1º Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/04/2022 09:28

Guillaume Candela, discípulo e colaborador do antropólogo e linguista jesuíta Bartomeu Melià, tratou neste evento tanto da produção científica de seu mestre quanto da memória das conversas que manteve com ele durante o treinamento de pesquisa e nas diferentes colaborações na redação de artigos científicos. Melià foi um ativista na defesa dos guaranis e dos povos indígenas do Paraguai.

Aprender Escutando e Caminhando: Bartomeu Melià e sua Metodologia para se Aproximar da Língua, da Cultura e da História dos Guarani (1º Encontro) - Leia mais…

A Hipótese do Neo-humano. A Sétima Revolução Cognitiva do Sapiens

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/04/2022 10:23

Após um ano como titular da Cátedra Oscar Sala, Lucia Santaella fez um balanço das atividades de seu grupo de pesquisa e dos debates promovidos no período. Em 12 meses, diversos convidados pensaram a Inteligência Artificial centrada no humano, carro-chefe das atividades realizadas. Para Santaella, a emergência da IA e seus sucedâneos está provocando verdadeiras simbioses entre aquelas que tradicionalmente eram chamadas de ciências, tecnologias e culturas hard, de um lado, e humanidades e culturas soft, de outro.

A Hipótese do Neo-humano. A Sétima Revolução Cognitiva do Sapiens - Leia mais…

Trabalho, Poder e Dados - Emancipação ou Precarização do Trabalho na Era das Plataformas?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/03/2022 11:17

Apesar do grande potencial de emancipação dos indivíduos enquanto profissionais e força de trabalho, proporcionado pelo trabalho cooperativo em redes digitais, a tendência é o surgimento de uma arquitetura de rede hierarquizada, não democrática. Para os organizadores desse encontro, a sobre-exploração se potencializa e se expande, não se detém nas fronteiras territoriais e são desprezadas as legislações nacionais e tutelas legais.

Trabalho, Poder e Dados - Emancipação ou Precarização do Trabalho na Era das Plataformas? - Leia mais…

O Futuro das Humanidades na Era Digital

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/03/2022 19:50

Nicolas Shumway, professor emérito da Cátedra Frances Moody Newman do Departamento de Literaturas e Culturas Modernas e Clássicas da Universidade Rice, EUA, discute as possibilidades e dificuldades de pesquisa resultantes dos vastos repositórios de informações propiciados pelas ferramentas digitais. Trata também da importância das contribuições intelectuais do passado para as humanidades, das dificuldades para a interpretação dos fatos e a da própria noção de verdade na área.

O Futuro das Humanidades na Era Digital - Leia mais…

Política Econômica e Inclusão

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/03/2022 15:12

O fraco desempenho da economia nos anos recentes, somado à crise aguda da pandemia, deprimiu fortemente o mercado de trabalho, levando milhões de trabalhadores formais e informais à desocupação. Para os expositores, a maneira sustentável da economia e as ocupações voltarem a crescer é induzir o investimento privado. Os recursos do setor público devem ser usados primordialmente nas funções de Estado, que são aprimorar a regulamentação, elaborar projetos que contribuam para a retomada do desenvolvimento, o que implica a recuperação de sua capacidade de planejamento. Dentre as modalidades de investimento, consideram que a infraestrutura tem a dupla vantagem de criar, em grande quantidade e em curto prazo, empregos com requisitos que se encaixam ao perfil da força de trabalho brasileira. Enquanto isso, o País teria tempo para aperfeiçoar seu sistema educacional e preparar a nova geração de trabalhadores qualificados para a economia digital.

Política Econômica e Inclusão - Leia mais…

Ciência e Tecnologia no Brasil: um Prelúdio para o Futuro

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/04/2022 13:26

Ex-reitores e professores da USP, jornalistas e outros profissionais trataram da atuação acadêmica e cultural do historiador da ciência Shozo Motoyama, morto em 2021 aos 81 anos. Foram relatadas as contribuições e relações de Motoyama com a Fapesp, Academia Paulista de História, USP e comunidade nipo-brasileira, além de suas visões sobre o desenvolvimento nacional e a interdisciplinaridade universitária.

Ciência e Tecnologia no Brasil: um Prelúdio para o Futuro - Leia mais…

Quais as Bases Científicas da Sustentabilidade?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/03/2022 11:34

No ano em que se comemora meio século da Conferência de Estocolmo (a primeira reunião de chefes de Estado dedicada a tratar de temas ambientais), este seminário refletiu sobre da ideia de sustentabilidade e seu tratamento científico nos tempos atuais. Foram abordados os seguintes aspectos: 1. de onde vêm e para onde parecem ir os esforços para tratar cientificamente a ideia de sustentabilidade; 2. quais são as suas bases teóricas; 3. se esta trajetória aponta a possibilidade de constituição de uma 'ciência da sustentabilidade'; 4. quais são os principais temas e questões que sinalizariam onde está a fronteira deste tipo de empreendimento científico e como eles se traduzem em uma agenda de pesquisas futura.

Quais as Bases Científicas da Sustentabilidade? - Leia mais…

A Situação Indígena e o Meio Ambiente no Brasil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/03/2022 11:02

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade realizou seu quinto evento do Ciclo Anual 2021-2022, contando com a participação de dois especialistas sobre a questão indígena brasileira e meio ambiente: Ailton Krenak e Artionka Capiberibe.

A Situação Indígena e o Meio Ambiente no Brasil - Leia mais…

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - VIII. Controle & Regulação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/03/2022 11:40

Neste oitavo evento da série 'O Futuro do Serviço Civil no Brasil', os participantes discutiram a força de trabalho e a organização da burocracia nas áreas de controle e regulação. A série tem como objetivo tratar do serviço civil nos níveis subnacionais de governo. As áreas abordadas nos eventos anteriores foram educação pública, saúde pública, segurança pública, gestão pública, desenvolvimento social, governo eletrônico e finanças públicas.

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - VIII. Controle & Regulação - Leia mais…

Conversa com Dr. Thiago Hérick de Sá

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/03/2022 12:13

Thiago Hérick de Sá, mestre e doutor em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e integrante da Organização Mundial de Saúde (OMS), falou sobre as escolhas feitas ao longo de sua formação acadêmica e trajetória profissional, o dia a dia de seu trabalho, atuais funções, benefícios e desafios da carreira que adotou, expectativas e avaliação de seu desempenho e maneiras de identificar e se candidatar para posições tanto em ensino e pesquisa quanto em organismos internacionais. O objetivo do encontro foi fornecer aos universitários e pesquisadores em início de carreira uma visão geral sobre as possibilidades de uma carreira profissional internacional, incluindo aquelas na OMS e nas Nações Unidas. O evento também apresentou um panorama sobre as possibilidades de apoio da Aucani-USP e esclareceu dúvidas de alunos.

Conversa com Dr. Thiago Hérick de Sá - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Primeiro Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/03/2022 12:15

É cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana, mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida. O ciclo de conversas sobre as trajetórias intelectuais de estudiosos da obra de Darwin é uma tentativa de mudar este panorama. Este é o primeiro encontro da série.

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Primeiro Encontro) - Leia mais…

Reunião Preparatória para o 2º Encontro Acadêmico "Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/03/2022 09:20

O webinar teve o objetivo de discutir, refletir e dialogar sobre a atuação dos 141 programas de pós-graduação da área de ciências ambientais no país, a partir da formação de clusters temáticos agrupados pelas dimensões social, ambiental, econômica e institucional dos ODS da Agenda 2030, quanto ao processo de sua incorporação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Organizado pelo Grupo de Trabalho Impacto Social/ODS do Centro de Síntese USP Cidades Globais, o evento foi uma atividade preparatória do "2º Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU".

Reunião Preparatória para o 2º Encontro Acadêmico "Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030" - Leia mais…

Envelhecimento Saudável e Ambiente Urbano

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/03/2022 08:39

As populações idosas estão aumentando rapidamente em todo o mundo. A prevalência do envelhecimento continua a crescer 3% ao ano. De acordo com a OMS, a população idosa deve atingir 2 bilhões de pessoas até 2050. Estudiosos apontam que o conceito de envelhecimento saudável pressupõe baixa chance de doença e incapacidade, alta capacidade de funcionamento cognitivo e físico e envolvimento ativo na vida ou na sociedade. O ambiente urbano é um dos componentes deste complexo desafio. Este seminário discutiu como é possível, a partir de intervenções urbanísticas, tornar as cidades mais saudáveis para esta população.

Envelhecimento Saudável e Ambiente Urbano - Leia mais…

A Saúde do Brasileiro e o Contínuo Desafio da Desigualdade

por Aziz Salem — última modificação 21/02/2022 13:40

No quarto evento do ciclo anual da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, Marcia Castro — demógrafa e professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard — fez uma conferência sobre os caminhos para que o Brasil retome uma trajetória de inclusão social, com base no histórico de políticas públicas e ações sociais que afetaram o quadro de desigualdades no contexto da saúde brasileira.

A Saúde do Brasileiro e o Contínuo Desafio da Desigualdade - Leia mais…

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:32

Este encontro do ciclo de seminários UrbanSus teve painéis sobre infraestrutura e desenvolvimento urbano; resiliência urbana e mudanças climáticas; qualidade de vida nas cidades e desafios e potencialidades da educação. Nos painéis, foram apresentados os resultados de estudos interdisciplinares feitos por pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais, voltado a estudar o tema da qualidade de vida urbana.

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 2 de 2) - Leia mais…

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:31

Este encontro do ciclo de seminários UrbanSus teve painéis sobre infraestrutura e desenvolvimento urbano; resiliência urbana e mudanças climáticas; qualidade de vida nas cidades e desafios e potencialidades da educação. Nos painéis, foram apresentados os resultados de estudos interdisciplinares feitos por pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais, voltado a estudar o tema da qualidade de vida urbana.

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:35

O evento de encerramento do projeto "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" discutiu amplamente a relação entre dinheiro e política no Brasil, com foco em processos da Justiça Eleitoral e, sobretudo, na Operação Lava Jato. Oito anos após o lançamento, o projeto (fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre a Fapesp e DFG, da Alemanha) teve um balanço crítico de seus resultados.

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:35

O evento de encerramento do projeto "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" discutiu amplamente a relação entre dinheiro e política no Brasil, com foco em processos da Justiça Eleitoral e, sobretudo, na Operação Lava Jato. Oito anos após o lançamento, o projeto (fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre a Fapesp e DFG, da Alemanha) teve um balanço crítico de seus resultados.

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 1 de 2) - Leia mais…

O Protagonismo da Instituição Missionária dos Escalabrinianos nas Colônias de Imigrantes Italianos no Interior de São Paulo: o Caso do Padre Luiz Stefanello (1911-1953)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/02/2022 11:47

O seminário discutiu a atuação dos participantes da Associação Trevisana no Mundo na preservação da memória da ex-colônia de italianos de Cascalho (município de Cordeirópolis-SP), que guarda a história da ação e assistência religiosa, social e educativa realizada em favor dos seus antepassados imigrantes. O expositor Márcio Luiz Fernandes se debruçou sobre o caso do padre Luiz Stefanello em Cascalho e o legado deixado pela Congregação dos Missionários Escalabrinianos na assistência aos imigrantes italianos no interior de São Paulo. O encontro também refletiu sobre o fenômeno migratório, hospitalidade e relações interpessoais comunitárias.

O Protagonismo da Instituição Missionária dos Escalabrinianos nas Colônias de Imigrantes Italianos no Interior de São Paulo: o Caso do Padre Luiz Stefanello (1911-1953) - Leia mais…

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (2da parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:23

En este evento – que se llevó a cabo de manera virtual, en la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) en la Ciudad de México – se dieron a conocer los resultados de la investigación desarrollada durante la gestión del prof. Néstor García Canclini (2020-2022) en la Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura y Ciencia.

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (2da parte) - Leia mais…

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (2ª parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:25

Neste evento, que ocorreu virtualmente, na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Cidade do México, foram apresentados os resultados da investigação desenvolvida durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (2ª parte) - Leia mais…

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (1ª parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:28

Neste evento, que ocorreu virtualmente, na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Cidade do México, foram apresentados os resultados da investigação desenvolvida durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (1ª parte) - Leia mais…

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (1ra parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:30

En este evento – que se llevó a cabo de manera virtual, en la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) en la Ciudad de México – se dieron a conocer los resultados de la investigación desarrollada durante la gestión del prof. Néstor García Canclini (2020-2022) en la Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura y Ciencia.

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (1ra parte) - Leia mais…

Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno (2ª parte)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/12/2021 12:36

O Antropoceno constitui-se hoje como o sinalizador mais agudo da necessidade do abandono das tradicionais separações entre natureza e cultura. Com a entrada do humano (antropos) na cena das idades geológicas evidenciam-se os novos entrelaçamentos entre o biológico, o ecológico, o político e o social. No campo desses entrelaçamentos, conceitos renovados devem ser engendrados como formas de engajamento científico, social e político a que nações, estados, sociedades civis e grupos sociais não podem se furtar.

Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno (2ª parte) - Leia mais…

Cultura Política, Valores Morais e Democracia no Brasil: Impactos da Pandemia do Coronavírus

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 10:15

Um dossiê lançado pela Revista da USP reuniu alguns dos principais pesquisadores em estudos da democracia no Brasil a fim de explorar os dados coletados nas duas primeiras ondas da pesquisa “Valores em Crise”, que foi aplicada no Brasil pelo Instituto Sivis em parceria com o Grupo de Pesquisa da Qualidade da Democracia do IEA/USP.

Cultura Política, Valores Morais e Democracia no Brasil: Impactos da Pandemia do Coronavírus - Leia mais…

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 3 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2021 09:37

Quarto encontro da série dá prosseguimento à discussão sobre os novos desafios para o controle da pandemia de Covid-19. Pesquisadores americanos e franceses debatem com colegas brasileiros e gestores atuantes em secretarias de saúde os desafios da vacinação, o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis e a Covid-19 longa.

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 3 de 3 - Leia mais…

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 2 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2021 09:37

Quarto encontro da série dá prosseguimento à discussão sobre os novos desafios para o controle da pandemia de Covid-19. Pesquisadores americanos e franceses debatem com colegas brasileiros e gestores atuantes em secretarias de saúde os desafios da vacinação, o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis e a Covid-19 longa.

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 2 de 3 - Leia mais…

O Evangelho Segundo Saramago - Parte 2 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 13/12/2021 12:36

O ano de 2021 marca três décadas da publicação de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", considerada a obra mais polêmica de José Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Prêmio Nobel de Literatura (1998) e maior responsável pelo reconhecimento internacional da prosa nessa língua. Este seminário comemorou a data reunindo especialistas brasileiros apresentando suas leituras do romance.

O Evangelho Segundo Saramago - Parte 2 de 2 - Leia mais…

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 1 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/12/2021 09:36

Quarto encontro da série dá prosseguimento à discussão sobre os novos desafios para o controle da pandemia de Covid-19. Pesquisadores americanos e franceses debatem com colegas brasileiros e gestores atuantes em secretarias de saúde os desafios da vacinação, o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis e a Covid-19 longa.

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event - Parte 1 de 3 - Leia mais…

O Evangelho Segundo Saramago - Parte 1 de 2

por Jorge Paulo Soares — última modificação 13/12/2021 12:36

O ano de 2021 marca três décadas da publicação de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", considerada a obra mais polêmica de José Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Prêmio Nobel de Literatura (1998) e maior responsável pelo reconhecimento internacional da prosa nessa língua. Este seminário comemorou a data reunindo especialistas brasileiros apresentando suas leituras do romance.

O Evangelho Segundo Saramago - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Fatos e Imagens na Comunicação Contemporânea. Lógica e Informação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:44

Webinar dá prosseguimento às discussões do seminário "Guerras Híbridas - O Uso Maligno do Conhecimento", realizado em 2019. Foi apresentado o livro "Fluir de Paradoxos - Diálogos entre Lógica e Informação", resultante do trabalho do Grupo de Pesquisa Política Ambiental em consonância com influências de estudos já desenvolvidos no campo da lógica e em grupos pregressos do IEA relacionados com o tema. De acordo com os organizadores do encontro, particularidades semânticas e sintáticas da linguagem sempre deram espaço para que a confusão entre o falso e o verdadeiro – o paradoxo – surgisse. "Mas nunca se aceitou que a linguagem é paradoxal por essência e recursos lógicos sempre deram a solução de se contornar a paradoxalidade. Os processos manipulativos da linguagem, então, passam por um conhecimento do espaço social e psicológico onde a mensagem circula. Sem comunicação não há civilização." Acrescentam que não há como preservar a civilização, o pensamento e a ciência se o debate se perder na confusão do paradoxo. "Entender a manipulação das decisões começa por entender como a comunicação pode preservar as semânticas originais nas mensagens entre os homens."

Fatos e Imagens na Comunicação Contemporânea. Lógica e Informação - Leia mais…

5ª Videojornada da Operação Primatas: 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros - ICMBio/CPB

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:44

Seminário comemorativo dos 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), criado em 2001 e um dos 14 centros de pesquisa do ICMBio. O CPB coordena o planejamento estratégico para a conservação dos primatas brasileiros, incluindo a avaliação do risco de extinção das espécies e os Planos de Ação Nacionais para a Conservação dos Primatas ameaçados.

5ª Videojornada da Operação Primatas: 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros - ICMBio/CPB - Leia mais…

A Política das Ruas nos Governos Petistas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/12/2021 09:45

Seminário com exposição da socióloga Angela Alonso, professora da FFLCH-USP, sobre nova pesquisa que realizou sobre as manifestações de 2013, a qual deve dar origem a um livro e um documentário.

A Política das Ruas nos Governos Petistas - Leia mais…

Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:45

O encontro tratou da temática das biografias e dos vazios biográficos na história da arte da América Latina, privilegiando, no conjunto das contribuições apresentadas, uma abordagem transdisciplinar, multicêntrica e de longa duração. A fim de contemplar e confrontar diferentes facetas da atuação de artistas e/ou comunidades de artistas – gênero, raça, classe social –, foram exploradas múltiplas camadas históricas, contextos, experiências e práticas de reexistência no território sul-americano e na área ibérica, almejando assim uma renovação historiográfica de forma colaborativa. O encontro é dedicado ao ativista, curador e intelectual indígena (etnia macuxi) Jaider Esbell (1979-2021).

Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina - Parte 2 de 2 - Leia mais…

Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:45

O encontro tratou da temática das biografias e dos vazios biográficos na história da arte da América Latina, privilegiando, no conjunto das contribuições apresentadas, uma abordagem transdisciplinar, multicêntrica e de longa duração. A fim de contemplar e confrontar diferentes facetas da atuação de artistas e/ou comunidades de artistas – gênero, raça, classe social –, foram exploradas múltiplas camadas históricas, contextos, experiências e práticas de reexistência no território sul-americano e na área ibérica, almejando assim uma renovação historiográfica de forma colaborativa. O encontro é dedicado ao ativista, curador e intelectual indígena (etnia macuxi) Jaider Esbell (1979-2021).

Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Una mirada extranjera sobre los museos de São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:46

Mesa redonda internacional sobre política cultural dirigida a los museos de São Paulo, con referencia al libro "Panorama reflexivo: 11 años del Encuentro de Museos de São Paulo - Conceptos, Políticas, Redes, Acciones, Público y Memoria. Participaron Muthoni Thang 'Wa (Kenia), Ana Rosas Mantecón (México) y Clara Frayão Camacho (Portugal), todas ellas especialistas en museología en sus respectivos países, con la mediación de Renata Vieira da Motta, presidenta del Consejo Internacional de Museos Brasil (Icom-Brasil) y por Martin Grossmann, profesor de ECA-USP y cultivador del Fórum Permanente.

Una mirada extranjera sobre los museos de São Paulo - Leia mais…

A Foreign Eye on Museums in São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:46

International roundtable on cultural policy aimed at museums in São Paulo, with reference to the book "Reflective Panorama: 11 years of the São Paulo Meeting of Museums - Concepts, Policies, Networks, Actions, Public and Memory. The participants were Muthoni Thang' Wa (Kenya), Ana Rosas Mantecón (Mexico) and Clara Frayão Camacho (Portugal), all specialists in museology in their respective countries.The mediation was by Renata Vieira da Motta, president of the International Council of Museums Brazil (Icom-Brasil) and by Martin Grossmann, professor at ECA-USP and cultivator at the Fórum Permanente.

A Foreign Eye on Museums in São Paulo - Leia mais…

Olhar Estrangeiro Sobre os Museus em São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:47

Mesa-redonda internacional sobre a política cultural voltada aos museus em São Paulo, tendo como referência o livro "Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus - Conceitos, Políticas, Redes, Ações, Público e Memória. Os participantes foram Muthoni Thang´Wa (Kenya), Ana Rosas Mantecón (México) e Clara Frayão Camacho (Portugal), todas especialistas em museologia em seus respectivos países. A mediação foi de Renata Vieira da Motta, presidente do Conselho Internacional de Museus Brasil (Icom-Brasil) e de Martin Grossmann, professor da ECA-USP e culturador do Fórum Permanente.

Olhar Estrangeiro Sobre os Museus em São Paulo - Leia mais…

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - 7º Encontro: Força de Trabalho e Qualidade do Gasto Público

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:47

Neste sétimo encontro da série 'O Futuro do Serviço Civil no Brasil' foi discutida a relação entre força de trabalho, folha de pagamento e qualidade do gasto público A série de encontro visa debater as perspectivas do serviço civil nos níveis subnacionais de governo. As outras áreas abordadas ao longo de 2021 foram: educação pública; saúde pública; segurança pública; gestão pública; desenvolvimento social; e serviços digitais ao cidadão e governo eletrônico

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - 7º Encontro: Força de Trabalho e Qualidade do Gasto Público - Leia mais…

Correspondências e Confluências Singulares e Coletivas: O Percurso da 34ª Bienal Internacional de São Paulo (2018-2021)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 10/12/2021 15:52

Ao comemorar 70 anos de realização ininterrupta da mostra, a 34ª Bienal Internacional de São Paulo se destacou das anteriores pelo trabalho colaborativo, coletivo e transdisciplinar de sua equipe organizadora, composta por curadores, arquitetos, designers, educadores e artistas convidados. Vários deles participaram desta mesa-redonda, idealizada pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente Sistema Cultural entre o Público e o Privado, que analisou a mostra deste ano.

Correspondências e Confluências Singulares e Coletivas: O Percurso da 34ª Bienal Internacional de São Paulo (2018-2021) - Leia mais…

Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:48

Encontro discutiu as implicações biopolíticas do Antropoceno, no qual a Terra se torna agente político e a política se transforma em agente geológico, de acordo com a formulação da filósofa política americana Jane Bennett. Segundo Lucia Santaella (titular da Cátedra Oscar Sala), até recentemente, o estudo das eras, épocas e períodos geológicos importava pouco para o restante dos campos de conhecimento e, certamente, importava menos para os leigos, mas "agora não há como deixar de compreender criticamente como o ser humano está implicado nos destinos do planeta".

Novas Ecologias Políticas e/ou Antropoceno - Leia mais…