Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2022

Vídeos 2022

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 09/02/2022 09:40

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis

por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/06/2022 10:43

Seminário online apresentou os artigos da série “Desenho Urbano, Transporte e Saúde” no Brasil (publicada em maio pela revista The Lancet Global Health) e marcou o lançamento dos dados referentes à cidade de São Paulo incluídos Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis. Também foram discutidas pesquisas da temática relacionada ao Grupo de Estudos de Espaço Urbano e Saúde do IEA e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP.

Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis - Leia mais…

Agenda 2023 - Balanço e Perspectivas para os Instrumentos de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 10:32

Sexto painel do ciclo Agenda 2023: Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil discutiu os desafios a serem superados pelo sistema brasileiro de inovação para a efetiva utilização de instrumentos de política de inovação pelo lado da oferta e da demanda, que "devem coexistir", segundo os coordenadores do encontro, os quais ressaltam o papel fundamental no Estado na concepção, implementação e avaliação desses mecanismos. Recentes alterações normativas e a entrada em vigor de novas leis no Brasil introduziram e aperfeiçoaram instrumentos voltados a estimular a articulação público-privada em prol da área de CT&I. Em grande medida, afirmam, os novos instrumentos buscam harmonizar normas e possibilitar mecanismos para estimular o processo inovativo e o desenvolvimento econômico dentro da engrenagem e em prol da operacionalização do nosso Sistema Nacional de Inovação. De acordo com os coordenadores, há taxonomias que classificam os instrumentos de estímulo à CT&I pelos lados da oferta e da demanda. Pelo primeiro lado, são voltados a prover as condições e subsídios para o desenvolvimento científico e tecnológico (por exemplo, mediante concessão de bolsas de pesquisa, financiamento às atividades de pesquisa e desenvolvimento, dentre outros). Pelo lado da demanda, buscam induzir e difundir os processos inovativos (como, por exemplo, o uso do poder de compra estatal de soluções inovadoras).

Agenda 2023 - Balanço e Perspectivas para os Instrumentos de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil - Leia mais…

La Política en una Era de Complejidad

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:49

Na conferência, o filósofo Daniel Innerarity, professor e pesquisador de filosofia política e social da Universidade do País Basco, Espanha, analisou as transformações contemporâneas da política e da democracia, cujas causa, afirma, se encontram em um fenômeno que ele chama de tripla complexidade, composta pelas complexidades geradas: 1) pelo crescente aumento do número de pessoas que participam desse contexto de forma interdependente, 2) por quatro lógicas (eficácia, legitimidade, solidariedade e prevenção) e quatro tempos (financeiro, constitucional, comunicativo e ambiental) que devem ser levados em conta e 3) pela legitimidade que deriva do conhecimento que deve ser mobilizado para a tomada de decisões adequadas.

La Política en una Era de Complejidad - Leia mais…

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Quarto Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:43

Quarto seminário online da série dedicada ao lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, no qual redes de colaboração com parcerias nacionais e internacionais tratam do potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro. Desta vez os convidados discutiram o desenvolvimento e aplicação de metodologias para a avaliação da eficiência de recursos do nexo, produção de evidências quantitativas, dados e indicadores.

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (Quarto Encontro) - Leia mais…

Democratizar o Sistema de Justiça

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:20

Seminário online debateu questões relativas à atuação de magistrados e seus impactos na qualidade de democracia. Segundo os organizadores do encontro, a Constituição Federal de 1988 conferiu ao Poder Judiciário atribuições de poder de Estado, cabendo à instituição o controle da constitucionalidade de políticas públicas. Além dessa atuação contramajoritária, cabe ao Judiciário aplicar as leis com o objetivo de resolver conflitos de interesse entre as partes envolvidas em processos, garantindo direitos e impondo sanções aos infratores. No entanto, consideram que o desempenho dessas funções tem sido objeto de críticas tanto por parte de integrantes dos demais poderes, como por operadores do Direito, pela mídia e por estudiosos.

Democratizar o Sistema de Justiça - Leia mais…

Expandir e Tornar a Infraestrutura mais Verde e Integrar a Logística

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/06/2022 09:37

De acordo com os organizadores do seminário online, os investimentos em infraestrutura verde deverão ser priorizados em escala global e parte importante no pós-covid estará nas cidades. Melhores serviços de abastecimento de água e saneamento, assim como mudanças no suprimento de energia, reciclagem (resíduos e água) e maior eficiência energética dos edifícios são exemplos a serem perseguidos, afirmam. Outra parte do ‘verdejamento’ vem da energia: "A despeito dos avanços, a economia brasileira está novamente sujeita ao risco energético. O Brasil é talvez o país mais bem posicionado na possibilidade da expansão na geração calcada em fontes alternativas como a biomassa, a fotovoltaica, a eólica e a hidroelétrica. A potencial crise hídrica e elétrica tem sido, no entanto, um componente comum no País, o que sugere a existência de um problema recorrente na gestão (pública e privada) dos recursos naturais, que não incorpora as mudanças climáticas". Restam ainda possibilidades de investimento na infraestrutura das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e na logística. Para os organizadores, não falta competência ao Brasil e o maior desafio está em estender as pontes entre o investimento verde e as fontes privadas. Para que isso aconteça, afirma ser necessário o desenvolvimento de projetos estruturados, com riscos e retornos em conformidade com as preferências dos investidores, e reduzir os riscos legais, regulatórios e políticos. "A infraestrutura é um vetor importante para a recuperação da vida social no mundo pós-covid. No caso do Brasil, isso implica em bons projetos, ambientalmente sustentáveis e socialmente justos com ênfase na energia, TIC e logística", acrescentam.

Expandir e Tornar a Infraestrutura mais Verde e Integrar a Logística - Leia mais…

Estamos Entrando na Era das Autocracias?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 27/06/2022 11:40

Seminário avaliou as ondas de transformação política e as crises da democracia que, segundo os organizadores, podem resultar na emergência de regimes autocráticos. Baseados no "protagonismo de líderes que se apresentam como fonte do seu próprio poder", tais regimes e sua proliferação no Brasil e afora foram tema de debate.

Estamos Entrando na Era das Autocracias? - Leia mais…

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (3º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:45

Terceiro webinar da série dedicada ao lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, onde redes de colaboração com parcerias nacionais e internacionais discutem o potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro. Neste 3º encontro, os convidados trazem perspectivas críticas sobre a abordagem do nexo, lançando luz a questões como equidade, acesso justo a recursos e reconhecimento de diferentes perspectivas e ontologias.

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (3º encontro) - Leia mais…

Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para Sempre

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 12:06

Seminário online organizado pelo Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza em homenagem à socióloga Anna Peliano, morta em 2021. O encontro também fez o lançamento em São Paulo do livro "Anna Peliano, uma Batalha Incansável contra a Fome, a Pobreza e a Desigualdade Social", editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e organizado por Fernando Rezende (viúvo de Anna, ex-presidente do Ipea). Os organizadores destacam que Peliano deixou um vasto legado de conquistas e contribuições para a agenda nacional das políticas de combate à fome. "Protagonista por mais de 50 anos dos debates em torno do tema, ela marcou a trajetória profissional de grandes pesquisadores e lideranças contemporâneas."

Um Ano sem Anna Peliano - Memórias para Sempre - Leia mais…

Agenda 2023 - O que Precisa Ser Feito para que o Sistema Brasileiro de Ensino Forme Pessoas Preparadas para Promover a CT&I no País?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/06/2022 10:44

Seminário online tratou do que é preciso fazer para ampliar e diversificar a trajetória da educação e da formação de pesquisadores e profissionais qualificados para a CT&I no Brasil e quais políticas públicas devem ser estruturadas para garantir uma resposta urgente à necessidade de formação de pessoas com as habilidades necessárias para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país. De acordo com os organizadores, os grandes cortes no orçamento público destinado ao ensino (técnico, tecnológico e universitário) e ao financiamento da pesquisa científica e tecnológica e a desmobilização de políticas públicas de ensino vêm causando incalculável prejuízo ao país quanto à sua capacidade de educar e formar pessoas para a geração de conhecimento. Da mesma forma, acrescentam, muitos setores críticos ao desenvolvimento tecnológico e à inovação vêm sofrendo um verdadeiro “apagão de mão de obra” em razão do déficit de profissionais com as capacidades e qualidades requeridas pelo mercado.

Agenda 2023 - O que Precisa Ser Feito para que o Sistema Brasileiro de Ensino Forme Pessoas Preparadas para Promover a CT&I no País? - Leia mais…

I Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: um Olhar sobre a População em Situação de Rua (Parte II)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/06/2022 14:47

Segunda parte do colóquio destinado a analisar de forma multidisciplinar a realidade vivida pela população em situação de rua. A partir de pesquisa realizadas ou em andamento produzidas por parceria entre o Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do IEA e Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, foi discutida uma ampla gama de aspectos e interfaces relacionadas com a questão, entre as quais: direitos, condições de cidadania, vulnerabilidade extrema, estratagemas de sobrevivência que envolvem a apropriação de espaços urbanos, constituição de abrigos mediante agenciamentos e materialidade sempre em estado de urgência e precariedade, estratégias de higiene e alimentação, condições de saúde, bem-estar, expedientes de trabalho ou ocupação, renda, sociabilidade, laços afetivos, segurança, autorreconhecimento e organização, interfaces com instituições não governamentais de acolhimento e suporte, marcos legais, planos, programas e ações do Estado.

I Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: um Olhar sobre a População em Situação de Rua (Parte II) - Leia mais…

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (2º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:16

Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas (como a emergência climática e a perda de biodiversidade), urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades. Neste segundo webinar de lançamento do livro "The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, que reúne as contribuições de mais de 90 pesquisadores em 15 diferentes estudos sobre a abordagem do conceito no contexto brasileiro, os convidados discutem a abordagem do nexo e questões de governança em diferentes escalas (como bacia hidrográfica, cidade), com destaque para os processos de tomada de decisão, instrumentos e ações, situando como a abordagem integrativa do nexo pode trazer benefícios sociais para diferentes partes interessadas em diferentes escalas.

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (2º encontro) - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (4º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:17

Nesta quarta conversa do ciclo, o físico Roberto Dobal Baldijão apresenta as conclusões de sua tese de doutorado "Quantum Darwinism and Contextuality", recentemente defendida no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp. Conversam com ele os professores José Eli da Veiga (coordenador do ciclo e professor sênior do IEA) e Jaroslava Varella Valentova (IEA e Instituto de Psicologia da USP). Duas das questões essenciais da tese estiveram no centro da conversa: a) quais princípios físicos estão por trás da existência do "darwinismo quântico"? b) quais princípios são necessários para que ocorra tal processo?

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (4º encontro) - Leia mais…

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (1º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2022 11:17

Compreender e gerenciar a complexa interação entre água, energia e alimentos é um dos grandes desafios do século 21, particularmente em um contexto de crises sistêmicas (como a emergência climática e a perda de biodiversidade), urbanização acelerada, iniquidades socioeconômicas e amplificação de vulnerabilidades. Neste primeiro webinar de lançamento do livro "The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, que reúne as contribuições de mais de 90 pesquisadores em 15 diferentes estudos sobre a abordagem do conceito no contexto brasileiro, os organizadores do trabalho introduzem e discutem o tema.

Nexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro (1º encontro) - Leia mais…

Fortalecer a Democracia Representativa

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:25

De acordo com os organizadores do seminário, em todo o mundo vem-se disseminando a percepção de que há algo de errado com a democracia representativa, isto é, o sistema político em que as leis são criadas por representantes escolhidos diretamente pelos cidadãos. "Cada vez os eleitores, geralmente com razão, confiam menos em seus representantes, acusados de não cuidar dos interesses e valores de seus representados, de não implementar as leis que eles mesmos votam, de fraudar a legalidade em benefício próprio e não retribuir aos cidadãos comuns o que lhes é devido. Acrescentam que não é à toa que a crise da democracia representativa, no mundo e no Brasil, seja capturada por lideranças populistas, que rapidamente se empenham em jogar fora a democracia junto com as instituições representativas. "Não são os líderes populistas que inventam o populismo, mas sim a combinação entre o regime de governo e as regras de representação. Ou seja, no caso do Brasil, o regime presidencialista e o sistema proporcional de voto."

Fortalecer a Democracia Representativa - Leia mais…

Arqueologia das Entrelinhas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:29

Grandes personagens da história deixaram seu legado pessoal e intelectual registrado em epístolas que podem representar significativos documentos para a reconstrução histórica. O seminário destinou-se e evidenciar a função da correspondência epistolar de cientistas que teceram por esse meio a construção do conhecimento científico e uma rede de relações que contribuíram a formar comunidades cientificas em diversas partes do mundo, de acordo com os organizadores. "Além disto, as cartas assumem valor autobiográfico por conter informações subjetivas quanto aos pensamentos, sentimentos, preferências e emoções de seus autores, os quais registraram, talvez sem perceber, uma autobiografia de próprio punho." Eles ressaltam que isso aponta não só para a necessidade de preservação de material epistolar, mas também para os cuidados com as implicações questões éticas e jurídicas e confiabilidade da instituição responsável por sua salvaguarda e custódia.

Arqueologia das Entrelinhas - Leia mais…

Las Misiones Guaraní-Jesuíticas desde la Perspectiva de Ernesto Maeder (1965-2010)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 11:12

O seminário tratou da biografia intelectual do historiador argentino Ernesto Maeder (1931-2015), especialista no Nordeste argentino e nas missões guarani-jesuíticas. O encontro enfatizou a proposta metodológica de Maeder para o estudo das missões, seu trabalho de edição e divulgação de fontes jesuíticas e seus estudos demográficos, que têm apontado o caminho para novas gerações, segundo os organizadores.

Las Misiones Guaraní-Jesuíticas desde la Perspectiva de Ernesto Maeder (1965-2010) - Leia mais…

Ressuscitar a Credibilidade Internacional

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:57

Ao debater os meios para recuperação da credibilidade internacional do Brasil, os debatedores ressaltam que a política externa de um país abrange todas as esferas do Estado e da sociedade em que os indivíduos, as organizações, as empresas, e as diferentes agências dos entes federados se relacionem com o Exterior. Destacam que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) é apenas uma das agências de Estado envolvidas na execução das diferentes políticas governamentais que constituem a política externa. "No caso do Brasil, outras agências executam políticas com as instituições financeiras internacionais, com parte relevante das políticas de comércio, além de ações internacionais da Polícia Federal e do Ministério Público e de interações com agências e organizações internacionais de transporte, migração, para dar os exemplos mais evidentes."

Ressuscitar a Credibilidade Internacional - Leia mais…

Por Que o Cristianismo Evangélico Melhora a Vida do Pobre Brasileiro - Um Relato de Caso da Bahia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/05/2022 13:27

Conferência do antropólogo digital Juliano Spyer, da UFRJ e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Foi o sexto evento de seu Ciclo Anual 2021/22 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade. Spyer apresentou as constatações que fez sobre a atuação das igrejas evangélicas e a vida de seus fiéis no período de 18 meses em que viveu num bairro periférico ao norte de Salvador, Bahia. Esse vivência o levou a escrever o livro “Povo de Deus: Quem São os Evangélicos e Por Que Eles Importam”, lançado em 2021. Ele discutiu a falta de informação por parte da classe média e elites sobre os evangélicos e o preconceito a que estes estão sujeitos, além de detalhar as transformações na vida de pobres que ingressam em igrejas pentecostais.

Por Que o Cristianismo Evangélico Melhora a Vida do Pobre Brasileiro - Um Relato de Caso da Bahia - Leia mais…

Urbansus - Emergência Climática e Transição Energética: Desafios de Sustentabilidade para a Região Carbonífera de Santa Catarina

por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/05/2022 11:11

No cenário climático global, há uma demanda pela descarbonização das economias e por ações que permitam zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. No Brasil, a região carbonífera localizada em Santa Catarina produziu em 2020 o correspondente a cerca de 50% da produção nacional de carvão, e mais de um século de exploração na região sul do estado gerou um significativo passivo ambiental. Este evento discutiu estratégias para acelerar a transição energética do setor carbonífero catarinense de maneira sustentável e orientada às metas climáticas mundiais.

Urbansus - Emergência Climática e Transição Energética: Desafios de Sustentabilidade para a Região Carbonífera de Santa Catarina - Leia mais…

Reconectar Educação e Trabalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:52

A tecnologia estabeleceu uma nova realidade no mundo do trabalho e gerou um impacto direto sobre a educação do país. Para se manter no mercado, os cidadãos veem a necessidade de estar em aprendizado contínuo e de se movimentar entre diferentes ocupações, enfatizam os organizadores do seminário. O encontro abordou como empresas, sindicatos e formuladores de políticas públicas devem atuar na criação de um sistema educacional preocupado em formar cidadãos preparados para este novo cenário.

Reconectar Educação e Trabalho - Leia mais…

Lançamento do Projeto Biota Síntese

por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/05/2022 11:11

No dia 18, este evento marcou o lançamento oficial do Biota Síntese. Visando à sustentabilidade em áreas rurais e urbanas, o Biota Síntese - Núcleo de Análise e Síntese de Soluções baseadas na Natureza aplica o conceito de ciência de síntese para subsidiar políticas públicas. O projeto busca ressignificar o conhecimento científico para superar desafios relacionados à agricultura sustentável, economia de base florestal, zoonoses e saúde nas cidades. A coordenação é da USP e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA-SP), com sede no IEA.

Lançamento do Projeto Biota Síntese - Leia mais…

Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil - Parte 3 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:49

O evento promoveu uma reflexão sobre os aspectos históricos, teóricos e práticos da inter-relação entre museus, contextos e comunidades locais no Brasil contemporâneo. Foram examinadas experiências de museografia interativa e participativa realizadas no Brasil com o envolvimento das comunidades e dos saberes presentes nos diferentes territórios. Com essa perspectiva, foram consideradas as diversas possibilidades de integração entre o espaço arquitetônico e o design de exposições através da criação de cenários, uso de tecnologias da comunicação e interatividade, estimulando o desenvolvimento de novas práticas compartilhadas de curadoria e de formação e gestão de acervos.

Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil - Parte 3 de 3 - Leia mais…

Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil - Parte 2 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:49

O evento promoveu uma reflexão sobre os aspectos históricos, teóricos e práticos da inter-relação entre museus, contextos e comunidades locais no Brasil contemporâneo. Foram examinadas experiências de museografia interativa e participativa realizadas no Brasil com o envolvimento das comunidades e dos saberes presentes nos diferentes territórios. Com essa perspectiva, foram consideradas as diversas possibilidades de integração entre o espaço arquitetônico e o design de exposições através da criação de cenários, uso de tecnologias da comunicação e interatividade, estimulando o desenvolvimento de novas práticas compartilhadas de curadoria e de formação e gestão de acervos.

Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil - Parte 2 de 3 - Leia mais…

Ecologia dos Saberes - Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil - Parte 1 de 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:49

O evento promoveu uma reflexão sobre os aspectos históricos, teóricos e práticos da inter-relação entre museus, contextos e comunidades locais no Brasil contemporâneo. Foram examinadas experiências de museografia interativa e participativa realizadas no Brasil com o envolvimento das comunidades e dos saberes presentes nos diferentes territórios. Com essa perspectiva, foram consideradas as diversas possibilidades de integração entre o espaço arquitetônico e o design de exposições através da criação de cenários, uso de tecnologias da comunicação e interatividade, estimulando o desenvolvimento de novas práticas compartilhadas de curadoria e de formação e gestão de acervos.

Ecologia dos Saberes - Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil - Parte 1 de 3 - Leia mais…

Lançamento Cadernos de Direito e Inovação: Soluções Jurídicas para a Inovação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 07/06/2022 10:46

Evento de lançamento do volume 3 da Série Cadernos de Direito e Inovação do Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade (IEA), núcleo de de apoio à pesquisa sediado no IEA. O tema do caderno é "Soluções Jurídicas para a Inovação". Fruto de projeto de pesquisa, lançado em 2019 sob a forma de uma chamada pública pelo OIC, a obra procura responder a provocações de interlocutores do Núcleo Jurídico sobre o efetivo papel do Direito no estímulo à atividade de inovação no Brasil.

Lançamento Cadernos de Direito e Inovação: Soluções Jurídicas para a Inovação - Leia mais…

Saúde Urbana em Debate: Atributos Urbanos e Saúde do Coração

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/06/2022 10:40

O seminário debateu os resultados de recente pesquisa Atributos Urbanos e Saúde do Coração, desenvolvida em parceria pelo Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do IEA e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com financiamento do Fundo Mackenzie de Pesquisa. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as possíveis relações entre as condições do ambiente construído da cidade de São Paulo e sua incidência nas condições de saúde da população, em específico, de infarto agudo do miocárdio.

Saúde Urbana em Debate: Atributos Urbanos e Saúde do Coração - Leia mais…

Agenda 2023 - Quais são os Caminhos para Potencializar o Papel do SUS como Catalisador de CT&I?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/05/2022 10:06

Diante dos desafios que emergem da pandemia para o complexo econômico-industrial da saúde, somados aos desafios de assegurar condições saúde dignas a todos os brasileiros, pesquisadores do IEA, Faculdade de Medicina da USP, UFRJ e Fiocruz refletiram sobre o como a CT&I pode contribuir com a promoção universal da saúde no Brasil e qual o papel do SUS no ecossistema de CT&I.

Agenda 2023 - Quais são os Caminhos para Potencializar o Papel do SUS como Catalisador de CT&I? - Leia mais…

Induzir a Inovação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/05/2022 15:20

Este evento abordou os caminhos para a incorporação do conhecimento científico e tecnológico no processo de desenvolvimento da economia brasileira e do Brasil enquanto uma nação inovadora. Segundo os organizadores, apesar de gerar conhecimento globalmente reconhecido em áreas como saúde e agricultura, e nas ciências básicas, o país está muito atrás na área de inovação, e carece de parcerias entre os setores público e privado. Para sair da situação atual, será preciso estreitar a comunicação entre ciência e sociedade, e traçar objetivos para alcançar maior soberania tecnológica.

Induzir a Inovação - Leia mais…

Diálogos entre Alceu Amoroso Lima e Mário de Andrade

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/05/2022 16:19

Com base na análise de 56 correspondências enviadas entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima, de 1925 a 1944, este evento avaliou a relação entre os dois intelectuais e o clima cultural da primeira parte do século XX como um importante fator de construção da sociedade e da cultura brasileiras. Leandro Garcia Rodrigues, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordou os diálogos que envolvem encontros e divergências sobre assuntos como poesia, literatura, arte, música, novos e antigos escritores, religiosidade, nacionalismos, internacionalismos, entre outros.

Diálogos entre Alceu Amoroso Lima e Mário de Andrade - Leia mais…

Lançamento da Coleção de Livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/05/2022 15:22

O conteúdo das atividades realizadas no primeiro quinquênio da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência está reunido em uma coleção de livros que foi lançada no dia 6 de maio. O material está relacionado às titularidades de Sérgio Paulo Rouanet (2016), Ricardo Ohtake (2017), Eliana Sousa Silva (2018) e da dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff (2019). São quatro livros, sendo um deles com dois volumes: 1. "De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil"; 2. "Arte, Cultura e Institucionalidade"; 3. "Centralidades Periféricas: Diálogos sobre Arte e Cultura no Brasil"; e 4. "Relações do conhecimento entre arte e ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral”, com volumes 1 e 2. Os participantes do evento discutiram a importância da Cátedra neste período.

Lançamento da Coleção de Livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Terceiro Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/05/2022 15:22

Neste terceiro encontro, Fábio Portela Lopes de Almeida, autor do livro "Constitution - The Darwinian Evolution of a Societal Structure", abordou o impacto dos estudos darwinianos na área do Direito. A utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana, mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, é o tema desta série de eventos que contrapõe a noção predominante no Brasil de que a teoria darwiniana esteja restrita às ciências da vida.

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Terceiro Encontro) - Leia mais…

Trajetórias Histórico-Educacionais nos Territórios Jesuítas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/05/2022 10:18

Cristiano Casalini apresentou seu trabalho como pesquisador do Instituto de Estudos Jesuíticos Avançados do Boston College, EUA. Na pesquisa, ele interroga o significado, os projetos e a missão do empreendimento historiográfico atual em torno da Companhia de Jesus. O encontro online propôs discussões sobre perspectivas e campos de investigação, projetos e organização do trabalho historiográfico no instituto onde Casalini atua, linhas e possibilidades editoriais e fontes para pesquisa.

Trajetórias Histórico-Educacionais nos Territórios Jesuítas - Leia mais…

Os Indígenas no Processo de Formação do Estado e da Nação Brasileiros

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/05/2022 10:18

O encontro online evidencia as conexões entre a participação indígena na esfera política e a fase inicial do processo de formação do Estado nacional. A intenção foi discutir as presenças indígenas no processo de formação do Estado e da nação brasileiros, evidenciando como as populações indígenas tinham maneiras distintas de se relacionar com esse processo. De acordo com os participantes, havia indígenas bastante integrados à sociedade brasileira, trabalhando em obras públicas e prestando serviços aos particulares em várias províncias; enquanto outros se mostravam resistentes aos projetos do Estado brasileiro e à presença de não indígenas em suas terras. Essa multiplicidade de situações resultava em diferentes formas de se retratar os indígenas do Brasil no imaginário nacional, mediadas pelas representações simbólicas efetuadas por políticos e intelectuais do Império na primeira metade do século 19.

Os Indígenas no Processo de Formação do Estado e da Nação Brasileiros - Leia mais…

Pacto Federativo: Municípios para a Agenda 2030

por Jorge Paulo Soares — última modificação 13/05/2022 10:09

As principais contribuições e propostas feitas nos seminários do Pacto Federativo realizados entre 2019 e 2020 foram reunidas em publicação lançada no encontro. Outro objetivo do evento foi propor aprimoramentos no federalismo brasileiro, reconhecendo o papel dos municípios como agentes fundamentais para a implementação de políticas públicas alinhadas especialmente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pacto Federativo: Municípios para a Agenda 2030 - Leia mais…

Apologia das Letras Humanas: A Educação Retórico-Poética em Dois Colégios Jesuíticos da Bahia (Lançamento de Livro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/05/2022 11:28

O livro "Apologia das Letras Humanas: A Educação Retórico-Poética em Dois Colégios Jesuíticos da Bahia" (Edusp) nasceu a partir do encontro inesperado de um manuscrito setecentista guardado na biblioteca pública de uma pequena cidade histórica do centro da Itália, Urbania (antiga Castel Durante), ocorrido há alguns anos. Trata-se de uma fonte manuscrita elaborada no Brasil, no seminário de Belém da Cachoeira e no Colégio dos Jesuítas da Bahia, que traz uma coletânea de exercícios escolares realizados por docentes e alunos dessas instituições. Os ensaios propostos, realizados por especialistas nas áreas da teoria literária, educação, arquitetura, arte e história cultural, pretendem contribuir para a compreensão da natureza do manuscrito, bem como dos processos históricos em cujo âmbito foi criado, transmitido e preservado. Além deles, o livro inclui a transcrição do manuscrito e a tradução de epigramas seletos, de modo a possibilitar ao público brasileiro conhecer tanto diferentes interpretações dos papéis, como ter acesso à própria fonte documental para ulteriores estudos críticos.

Apologia das Letras Humanas: A Educação Retórico-Poética em Dois Colégios Jesuíticos da Bahia (Lançamento de Livro) - Leia mais…

Agenda 2023 - Qual é o Papel da CT&I na Construção de uma Economia de Baixo Carbono?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/05/2022 11:09

A redução do orçamento nacional de CT&I em anos recentes teve impactos sobre a preservação dos biomas brasileiros. Um dos mais evidentes foi o apagão de dados sobre desmatamento, decorrente do subfinanciamento ao INPE e a órgãos ambientais. Mas há outros efeitos nefastos, como a falta de financiamento para pesquisas sobre desenvolvimento econômico sustentável e para o desenvolvimento de tecnologias verdes e mercados de baixo carbono. Tais fatos aumentaram a percepção de que o Brasil não está comprometido com a descarbonização de sua economia. Este seminário debateu os caminhos que o governo federal deve perseguir para se projetar como um player relevante na corrida climática global; e o papel dos investimentos públicos e privados em CT&I nessa estratégia.

Agenda 2023 - Qual é o Papel da CT&I na Construção de uma Economia de Baixo Carbono? - Leia mais…

Posse de Virgílio Almeida como titular da Cátedra Oscar Sala

por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/05/2022 11:03

O cientista da computação Virgílio Almeida tomou posse como novo titular da Cátedra Oscar Sala nesta cerimônia que contou com a presença de professores e dirigentes do IEA e da USP. Professor emérito da UFMG e professor associado ao Berkman Klein Center, na Universidade de Harvard, Almeida acredita que a compreensão dos impactos sociais, políticos e econômicos dos algoritmos, sejam eles positivos ou negativos, é um desafio de pesquisa e um tema de relevância para a construção de mecanismos de governança e políticas públicas.

Posse de Virgílio Almeida como titular da Cátedra Oscar Sala - Leia mais…

Projeto Cren “Cultivando Horizontes”: Educação em Contextos Brasileiros Particularmente Desafiadores

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/04/2022 15:26

Com o objetivo de discutir propostas voltadas à educação dentro dos desafios do contexto brasileiro, este evento resgatou a história que deu origem ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), apresentando sua metodologia. O CREN é um centro de referência internacional na área de educação nutricional e no tratamento de distúrbios nutricionais primários (subnutrição e obesidade). Em 28 anos de história, promoveu diversas ações no Brasil e no exterior.

Projeto Cren “Cultivando Horizontes”: Educação em Contextos Brasileiros Particularmente Desafiadores - Leia mais…

O Terceiro Excluído – Contribuição para uma Antropologia Dialética (Pré-Lançamento de Livro)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/04/2022 15:21

O filósofo Fernando Haddad, professor de ciência política da USP, esteve neste evento para tratar de seu novo livro, no qual provocou discussão sobre as bases teóricas da emancipação humana. Para isso, ele fez uma crítica aos atuais modelos de três disciplinas: biologia, antropologia e linguística. A obra traz um olhar crítico sobre os dilemas que a humanidade enfrenta, ao mesmo tempo que pavimenta o caminho para a recepção de trabalhos heterodoxos, sobretudo antropológicos.

O Terceiro Excluído – Contribuição para uma Antropologia Dialética (Pré-Lançamento de Livro) - Leia mais…

Expandir a Exploração Sustentável dos Recursos Naturais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/04/2022 15:18

Este encontro tratou da revisão dos modelos de negócios que serão exigidos no mundo pós-Covid-19, assim como o fortalecimento dos setores que possam contribuir para a pronta recuperação da vida social. Segundo os organizadores, se a economia global já valorizava o investimento verde, a pandemia acelerará ainda mais a ordem econômica calcada numa concepção abrangente do desenvolvimento sustentável com ênfase na produtividade dos recursos naturais.

Expandir a Exploração Sustentável dos Recursos Naturais - Leia mais…

UrbanSus - Espacialidades Cotidianas do Morar nas Ruas de São Paulo em Tempos de Covid-19: Articulando Pesquisa e Prática

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/05/2022 16:18

Como a sociologia, antropologia, geografia, arquitetura e o urbanismo podem contribuir para a prática profissional com a população em situação de rua – incluindo o recente censo promovido pela prefeitura? Dando sequência ao primeiro seminário UrbanSus sobre o cotidiano do morar nas ruas paulistanas durante a pandemia, este encontro promoveu o debate entre pesquisadores e agentes da prática em torno da resposta que o Centro Global de Métodos Espaciais para Sustentabilidade Urbana (GCSMUS) desenvolveu para essa pergunta entre novembro e dezembro de 2021, por meio do projeto de pesquisa e extensão universitária “Métodos espaciais em ação: Espacialidades cotidianas do morar nas ruas de São Paulo”.

UrbanSus - Espacialidades Cotidianas do Morar nas Ruas de São Paulo em Tempos de Covid-19: Articulando Pesquisa e Prática - Leia mais…

Agenda 2023 - Política Econômica para o Desenvolvimento da CT&I: Entre Desafios Orçamentários e a Necessidade de Investimento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/04/2022 10:27

Entre outras questões, o seminário discutiu que caminhos a política econômica brasileira deve perseguir para que a política de CT&I se concretize e qual variável macroeconômica é chave para os investimentos em CT&I, incluindo os investimentos privados em P&D. Segundo os organizadores, a política econômica tem efeito direto sobre as condições com as quais a política de CT&I será executada. A formulação da política de CT&I deve, portanto, levar em consideração o comportamento e a trajetória das variáveis macroeconômicas.

Agenda 2023 - Política Econômica para o Desenvolvimento da CT&I: Entre Desafios Orçamentários e a Necessidade de Investimento - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Segundo Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/04/2022 10:34

O papel da cultura na evolução humana esteve no centro do diálogo com o filósofo Paulo Abrantes. De acordo com José Eli da Veiga, coordenador do ciclo Conversas sobre a Teoria Darwiniana, é cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana, mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica. No entanto, afirma, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. “No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida.”

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Segundo Encontro) - Leia mais…

Agenda 2023 – Reconstruindo as Políticas Brasileiras de CT&I: Por onde Começar?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/04/2022 15:16

Os organizadores do ciclo “Agenda 2023 – Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil” consideram que o período eleitoral é uma oportunidade fundamental para a reflexão sobre quais desafios enfrentados nos últimos anos pela ciência, tecnologia e inovação brasileiras se mostraram mais críticos e quais caminhos devem ser adotados para superá-los. Para eles, se o contexto da pandemia realçou tanto o front quanto as ameaças à CT&I no Brasil, no campo estratégico, as políticas públicas – notadamente no campo da inovação – “foram alvo de crítica pela sua abordagem imprecisa e sem foco”. Neste primeiro encontro do ciclo, os professores Luiz Eugênio Mello e Glauco Arbix compartilharam a visão deles sobre o assunto.

Agenda 2023 – Reconstruindo as Políticas Brasileiras de CT&I: Por onde Começar? - Leia mais…

Combater a Pobreza e as Sequelas da Pandemia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/04/2022 10:24

Diante dos impactos da pandemia, o governo deve tomar a iniciativa de assistir e promover econômica e socialmente a população mais pobre, sem prescindir do envolvimento dos próprios assistidos na avaliação e execução dos projetos, nem dos recursos técnicos e financeiros da sociedade civil, afirmam os organizadores deste seminário. Para recompor o tecido social deteriorado das cidades brasileiras, eles defendem que o programa emergencial de alívio e transferência de renda em vigor seja complementado com ações de maior fôlego. Esse foi o tema que Jorge Broide, da PUC/SP, e Pedro Nery, da UnB, falaram neste encontro.

Combater a Pobreza e as Sequelas da Pandemia - Leia mais…

UrbanSus - Zoneamento Ecológico-Econômico de São Paulo

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/04/2022 13:26

Este encontro analisou, sob o ponto de vista interdisciplinar, as possibilidades e limites do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP), instituído pelo Decreto 66.002/21.

UrbanSus - Zoneamento Ecológico-Econômico de São Paulo - Leia mais…

Aprender Escutando e Caminhando: Bartomeu Melià e sua Metodologia para se Aproximar da Língua, da Cultura e da História dos Guarani (1º Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/04/2022 09:28

Guillaume Candela, discípulo e colaborador do antropólogo e linguista jesuíta Bartomeu Melià, tratou neste evento tanto da produção científica de seu mestre quanto da memória das conversas que manteve com ele durante o treinamento de pesquisa e nas diferentes colaborações na redação de artigos científicos. Melià foi um ativista na defesa dos guaranis e dos povos indígenas do Paraguai.

Aprender Escutando e Caminhando: Bartomeu Melià e sua Metodologia para se Aproximar da Língua, da Cultura e da História dos Guarani (1º Encontro) - Leia mais…

A Hipótese do Neo-humano. A Sétima Revolução Cognitiva do Sapiens

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/04/2022 10:23

Após um ano como titular da Cátedra Oscar Sala, Lucia Santaella fez um balanço das atividades de seu grupo de pesquisa e dos debates promovidos no período. Em 12 meses, diversos convidados pensaram a Inteligência Artificial centrada no humano, carro-chefe das atividades realizadas. Para Santaella, a emergência da IA e seus sucedâneos está provocando verdadeiras simbioses entre aquelas que tradicionalmente eram chamadas de ciências, tecnologias e culturas hard, de um lado, e humanidades e culturas soft, de outro.

A Hipótese do Neo-humano. A Sétima Revolução Cognitiva do Sapiens - Leia mais…

Trabalho, Poder e Dados - Emancipação ou Precarização do Trabalho na Era das Plataformas?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/03/2022 11:17

Apesar do grande potencial de emancipação dos indivíduos enquanto profissionais e força de trabalho, proporcionado pelo trabalho cooperativo em redes digitais, a tendência é o surgimento de uma arquitetura de rede hierarquizada, não democrática. Para os organizadores desse encontro, a sobre-exploração se potencializa e se expande, não se detém nas fronteiras territoriais e são desprezadas as legislações nacionais e tutelas legais.

Trabalho, Poder e Dados - Emancipação ou Precarização do Trabalho na Era das Plataformas? - Leia mais…

O Futuro das Humanidades na Era Digital

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/03/2022 19:50

Nicolas Shumway, professor emérito da Cátedra Frances Moody Newman do Departamento de Literaturas e Culturas Modernas e Clássicas da Universidade Rice, EUA, discute as possibilidades e dificuldades de pesquisa resultantes dos vastos repositórios de informações propiciados pelas ferramentas digitais. Trata também da importância das contribuições intelectuais do passado para as humanidades, das dificuldades para a interpretação dos fatos e a da própria noção de verdade na área.

O Futuro das Humanidades na Era Digital - Leia mais…

Política Econômica e Inclusão

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/03/2022 15:12

O fraco desempenho da economia nos anos recentes, somado à crise aguda da pandemia, deprimiu fortemente o mercado de trabalho, levando milhões de trabalhadores formais e informais à desocupação. Para os expositores, a maneira sustentável da economia e as ocupações voltarem a crescer é induzir o investimento privado. Os recursos do setor público devem ser usados primordialmente nas funções de Estado, que são aprimorar a regulamentação, elaborar projetos que contribuam para a retomada do desenvolvimento, o que implica a recuperação de sua capacidade de planejamento. Dentre as modalidades de investimento, consideram que a infraestrutura tem a dupla vantagem de criar, em grande quantidade e em curto prazo, empregos com requisitos que se encaixam ao perfil da força de trabalho brasileira. Enquanto isso, o País teria tempo para aperfeiçoar seu sistema educacional e preparar a nova geração de trabalhadores qualificados para a economia digital.

Política Econômica e Inclusão - Leia mais…

Ciência e Tecnologia no Brasil: um Prelúdio para o Futuro

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/04/2022 13:26

Ex-reitores e professores da USP, jornalistas e outros profissionais trataram da atuação acadêmica e cultural do historiador da ciência Shozo Motoyama, morto em 2021 aos 81 anos. Foram relatadas as contribuições e relações de Motoyama com a Fapesp, Academia Paulista de História, USP e comunidade nipo-brasileira, além de suas visões sobre o desenvolvimento nacional e a interdisciplinaridade universitária.

Ciência e Tecnologia no Brasil: um Prelúdio para o Futuro - Leia mais…

Quais as Bases Científicas da Sustentabilidade?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/03/2022 11:34

No ano em que se comemora meio século da Conferência de Estocolmo (a primeira reunião de chefes de Estado dedicada a tratar de temas ambientais), este seminário refletiu sobre da ideia de sustentabilidade e seu tratamento científico nos tempos atuais. Foram abordados os seguintes aspectos: 1. de onde vêm e para onde parecem ir os esforços para tratar cientificamente a ideia de sustentabilidade; 2. quais são as suas bases teóricas; 3. se esta trajetória aponta a possibilidade de constituição de uma 'ciência da sustentabilidade'; 4. quais são os principais temas e questões que sinalizariam onde está a fronteira deste tipo de empreendimento científico e como eles se traduzem em uma agenda de pesquisas futura.

Quais as Bases Científicas da Sustentabilidade? - Leia mais…

A Situação Indígena e o Meio Ambiente no Brasil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 25/03/2022 11:02

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade realizou seu quinto evento do Ciclo Anual 2021-2022, contando com a participação de dois especialistas sobre a questão indígena brasileira e meio ambiente: Ailton Krenak e Artionka Capiberibe.

A Situação Indígena e o Meio Ambiente no Brasil - Leia mais…

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - VIII. Controle & Regulação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/03/2022 11:40

Neste oitavo evento da série 'O Futuro do Serviço Civil no Brasil', os participantes discutiram a força de trabalho e a organização da burocracia nas áreas de controle e regulação. A série tem como objetivo tratar do serviço civil nos níveis subnacionais de governo. As áreas abordadas nos eventos anteriores foram educação pública, saúde pública, segurança pública, gestão pública, desenvolvimento social, governo eletrônico e finanças públicas.

O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil - VIII. Controle & Regulação - Leia mais…

Conversa com Dr. Thiago Hérick de Sá

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/03/2022 12:13

Thiago Hérick de Sá, mestre e doutor em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e integrante da Organização Mundial de Saúde (OMS), falou sobre as escolhas feitas ao longo de sua formação acadêmica e trajetória profissional, o dia a dia de seu trabalho, atuais funções, benefícios e desafios da carreira que adotou, expectativas e avaliação de seu desempenho e maneiras de identificar e se candidatar para posições tanto em ensino e pesquisa quanto em organismos internacionais. O objetivo do encontro foi fornecer aos universitários e pesquisadores em início de carreira uma visão geral sobre as possibilidades de uma carreira profissional internacional, incluindo aquelas na OMS e nas Nações Unidas. O evento também apresentou um panorama sobre as possibilidades de apoio da Aucani-USP e esclareceu dúvidas de alunos.

Conversa com Dr. Thiago Hérick de Sá - Leia mais…

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Primeiro Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/03/2022 12:15

É cada vez maior a utilidade cognitiva da estrutura conceitual darwiniana, mesmo em ciências tão diversas quanto a psicologia e a física quântica, passando por quase todas as disciplinas das humanidades. Porém, tal processo, além de muito lento, não tem alcançado a devida visibilidade. No Brasil, ainda domina largamente a ideia de que a teoria darwiniana seja algo restrito às ciências da vida. O ciclo de conversas sobre as trajetórias intelectuais de estudiosos da obra de Darwin é uma tentativa de mudar este panorama. Este é o primeiro encontro da série.

Conversas sobre a Teoria Darwiniana (Primeiro Encontro) - Leia mais…

Reunião Preparatória para o 2º Encontro Acadêmico "Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/03/2022 09:20

O webinar teve o objetivo de discutir, refletir e dialogar sobre a atuação dos 141 programas de pós-graduação da área de ciências ambientais no país, a partir da formação de clusters temáticos agrupados pelas dimensões social, ambiental, econômica e institucional dos ODS da Agenda 2030, quanto ao processo de sua incorporação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Organizado pelo Grupo de Trabalho Impacto Social/ODS do Centro de Síntese USP Cidades Globais, o evento foi uma atividade preparatória do "2º Encontro Acadêmico: Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU".

Reunião Preparatória para o 2º Encontro Acadêmico "Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030" - Leia mais…

Envelhecimento Saudável e Ambiente Urbano

por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/03/2022 08:39

As populações idosas estão aumentando rapidamente em todo o mundo. A prevalência do envelhecimento continua a crescer 3% ao ano. De acordo com a OMS, a população idosa deve atingir 2 bilhões de pessoas até 2050. Estudiosos apontam que o conceito de envelhecimento saudável pressupõe baixa chance de doença e incapacidade, alta capacidade de funcionamento cognitivo e físico e envolvimento ativo na vida ou na sociedade. O ambiente urbano é um dos componentes deste complexo desafio. Este seminário discutiu como é possível, a partir de intervenções urbanísticas, tornar as cidades mais saudáveis para esta população.

Envelhecimento Saudável e Ambiente Urbano - Leia mais…

A Saúde do Brasileiro e o Contínuo Desafio da Desigualdade

por Aziz Salem — última modificação 21/02/2022 13:40

No quarto evento do ciclo anual da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, Marcia Castro — demógrafa e professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard — fez uma conferência sobre os caminhos para que o Brasil retome uma trajetória de inclusão social, com base no histórico de políticas públicas e ações sociais que afetaram o quadro de desigualdades no contexto da saúde brasileira.

A Saúde do Brasileiro e o Contínuo Desafio da Desigualdade - Leia mais…

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:32

Este encontro do ciclo de seminários UrbanSus teve painéis sobre infraestrutura e desenvolvimento urbano; resiliência urbana e mudanças climáticas; qualidade de vida nas cidades e desafios e potencialidades da educação. Nos painéis, foram apresentados os resultados de estudos interdisciplinares feitos por pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais, voltado a estudar o tema da qualidade de vida urbana.

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 2 de 2) - Leia mais…

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:31

Este encontro do ciclo de seminários UrbanSus teve painéis sobre infraestrutura e desenvolvimento urbano; resiliência urbana e mudanças climáticas; qualidade de vida nas cidades e desafios e potencialidades da educação. Nos painéis, foram apresentados os resultados de estudos interdisciplinares feitos por pesquisadores do Centro de Síntese USP Cidades Globais, voltado a estudar o tema da qualidade de vida urbana.

UrbanSus - Gestão Territorial e Qualidade de Vida nas Cidades: Contribuições das Pesquisas do Centro de Síntese USP Cidades Globais (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:35

O evento de encerramento do projeto "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" discutiu amplamente a relação entre dinheiro e política no Brasil, com foco em processos da Justiça Eleitoral e, sobretudo, na Operação Lava Jato. Oito anos após o lançamento, o projeto (fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre a Fapesp e DFG, da Alemanha) teve um balanço crítico de seus resultados.

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/02/2022 11:35

O evento de encerramento do projeto "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" discutiu amplamente a relação entre dinheiro e política no Brasil, com foco em processos da Justiça Eleitoral e, sobretudo, na Operação Lava Jato. Oito anos após o lançamento, o projeto (fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre a Fapesp e DFG, da Alemanha) teve um balanço crítico de seus resultados.

Seminário de Encerramento do Projeto Binacional "Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil" (Parte 1 de 2) - Leia mais…

O Protagonismo da Instituição Missionária dos Escalabrinianos nas Colônias de Imigrantes Italianos no Interior de São Paulo: o Caso do Padre Luiz Stefanello (1911-1953)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/02/2022 11:47

O seminário discutiu a atuação dos participantes da Associação Trevisana no Mundo na preservação da memória da ex-colônia de italianos de Cascalho (município de Cordeirópolis-SP), que guarda a história da ação e assistência religiosa, social e educativa realizada em favor dos seus antepassados imigrantes. O expositor Márcio Luiz Fernandes se debruçou sobre o caso do padre Luiz Stefanello em Cascalho e o legado deixado pela Congregação dos Missionários Escalabrinianos na assistência aos imigrantes italianos no interior de São Paulo. O encontro também refletiu sobre o fenômeno migratório, hospitalidade e relações interpessoais comunitárias.

O Protagonismo da Instituição Missionária dos Escalabrinianos nas Colônias de Imigrantes Italianos no Interior de São Paulo: o Caso do Padre Luiz Stefanello (1911-1953) - Leia mais…

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (2da parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:23

En este evento – que se llevó a cabo de manera virtual, en la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) en la Ciudad de México – se dieron a conocer los resultados de la investigación desarrollada durante la gestión del prof. Néstor García Canclini (2020-2022) en la Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura y Ciencia.

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (2da parte) - Leia mais…

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (2ª parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:25

Neste evento, que ocorreu virtualmente, na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Cidade do México, foram apresentados os resultados da investigação desenvolvida durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (2ª parte) - Leia mais…

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (1ª parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:28

Neste evento, que ocorreu virtualmente, na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), Cidade do México, foram apresentados os resultados da investigação desenvolvida durante a titularidade de Néstor García Canclini (2020-2022) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México (1ª parte) - Leia mais…

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (1ra parte)

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 12:30

En este evento – que se llevó a cabo de manera virtual, en la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) en la Ciudad de México – se dieron a conocer los resultados de la investigación desarrollada durante la gestión del prof. Néstor García Canclini (2020-2022) en la Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura y Ciencia.

Emergencias Culturales: Instituciones, Creadores y Comunidades en Brasil y México (1ra parte) - Leia mais…