Vídeos 2023
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Litoral Norte: Tragédia Evitável?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/03/2023 15:37Os participantes refletiram sobre as múltiplas dimensões da recente tragédia no Litoral Norte de São Paulo. No debate, eles consideraram a equação "perversa" que soma, e não raro multiplica, os efeitos das dinâmicas de planejamento, carências de infraestrutura, acesso desigual a serviços básicos e assistência, supressão de infraestrutura verde e azul, condições de vulnerabilidade, iniquidades sociais, e os impactos das mudanças aceleradas do clima. Observaram, ainda, as desconexões entre as políticas setoriais, e os entrelaçamentos entre uma perspectiva política utilitarista e uma cultura de fiscalização insuficiente e inadequada na governança de regulamentos e marcos vigentes.
O Conflito entre Rússia e Ucrânia: Um balanço do Emprego das Forças
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/03/2023 15:42O conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2014, transformou-se, a partir da invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, num confronto regional com implicações globais. Completado um ano da campanha, os participantes fizeram um balanço do emprego das Forças – terrestre, aeroespacial e naval –, de modo a constituir um panorama dos possíveis desdobramentos e desenlaces. Foram avaliados os possíveis cenários para o decorrer de 2023, no que tange à continuidade ou à cessação de hostilidades e do encontro de uma possível solução negociada.
"Quando eu Piso em Folhas Secas”: Desafios e Possibilidades na Produção de Acervos Culturais por Meio de Políticas Solidárias e Práticas Colaborativas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/02/2023 12:06O modo como as instituições culturais vêm produzindo acervos tem revelado a crescente participação coletiva e comunitária como um dos aspectos mais relevantes da experiência cultural. A partir disso, o evento buscou identificar os modos pelos quais diferentes equipamentos e agentes têm produzido acervos através de práticas solidárias, participativas e colaborativas. Os expositores também discutiram se as experiências com produção de acervos culturais baseada em políticas solidárias e colaborativas podem transformar os entendimentos sobre políticas públicas para a cultura.
Mata Atlântica: Desmatamento e Resistência Guarani
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/02/2023 11:29O encontro tratou da relação das populações nativas com a Mata Atlântica. Participaram o fotógrafo Edu Simões, que realiza projeto fotográfico sobre a Mata Atlântica com inspiração na cosmogonia Guarani, e o pesquisador australiano Freg J. Stokes, autor de tese que discute o papel dos indígenas guarani na resistência ao desmatamento da Mata Atlântica e sua atuação – voluntária e involuntária – na exploração das commodities da região. Estas riquezas, como o ouro, contribuíram para a formação do capitalismo emergente no mundo, segundo os organizadores.
A Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro (Seminário II)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:14O segundo encontro desta série tratou de aspectos ligados ao modo operacional de certas manifestações contemporâneas, cujo potencial de escalada se percebe cada vez mais aguçado. Foram analisados: a construção de fatos e versões e a utilização das redes sociais como catalisadores e gatilhos; a liberdade de expressão e seus limites; o resguardo do direito de reunião; a polarização extremada; a reverberação e a ressonância da segmentação engendrada por aplicativos de comunicação; o esgarçamento do diálogo e da escuta, de pautas comuns, como elementos de distensão e de aproximação entre estratos populacionais distanciados.
50 anos da Convenção do Patrimônio Mundial
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 08/02/2023 08:53“A degradação ou o desaparecimento de um bem do patrimônio cultural e natural constitui um empobrecimento efetivo do patrimônio de todos os povos do mundo”, defende a Carta da Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco, assinada há 50 anos. Este foi o primeiro de uma série de seminários que comemora o cinquentenário da convenção.
A Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro (Seminário I)
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 07/02/2023 11:14O encontro tratou dos aspectos técnicos relativos à resposta aos eventos de 8 de janeiro em Brasília. Segundo os organizadores, "a tomada de assalto das máximas sedes dos Três Poderes republicanos, de modo concomitante, mostrou profunda e indesculpável vulnerabilidade no centro do comando governamental". Os expositores, especialistas com grande experiência no tema, analisaram de que forma a situação poderia ter sido evitada e enfrentada após ter início.