Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2017

Vídeos 2017

por Mauro Bellesa - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 22/03/2017 17:08

Dirigentes Culturais V: Dos Anos 50 à Atualidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:09

A experiência de Justo Werlang como gestor cultural foi apresentadas na Pina_ . Werlang falou de sua vivência como diretor-presidente da Fundação Iberê Camargo e da criação da Bienal do Mercosul.

Dirigentes Culturais V: Dos Anos 50 à Atualidade - Leia mais…

Encontro com Candidatos à Reitoria

por Aziz Salem — última modificação 24/10/2017 15:17

No dia 21 de outubro, museus e institutos especializados da USP receberam todos os candidatos a reitor da USP. Eles expuseram seus planos para a universidade e, mais especificamente, para as unidades organizadoras do evento.

Encontro com Candidatos à Reitoria - Leia mais…

Dirigentes Culturais III: Dos Anos 50 à Atualidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:05

O Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, recebeu o terceiro encontro da série Dirigentes Culturais: Dos Anos 50 à Atualidade. Paulo Herkenhoff, crítico de arte e curador independente, e Carlos Augusto Calil, ex-secretário de Cultura do município de São Paulo e que já dirigiu diversas instituições, apresentaram suas experiências como gestores da área cultural.

Dirigentes Culturais III: Dos Anos 50 à Atualidade - Leia mais…

Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? (Parte 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:46

No segundo seminário de uma série de cinco sobre problemas da educação básica, o tema foi a qualidade do ensino nas escolas básicas públicas. Nesta segunda parte, José Renato Nalini, secretário de Educação do Estado de São Paulo e ex-membro do Conselho do IEA, comentou sobre a importância das famílias para os alunos e para a escola. Ele também abordou a questões econômicas, o desinteresse dos alunos e os desafios para implantar uma educação de qualidade.

Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? (Parte 2) - Leia mais…

Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? (Parte 1)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:42

No segundo seminário de uma série de cinco sobre problemas da educação básica, o tema foi a qualidade do ensino nas escolas básicas públicas. Nesta primeira parte, Guiomar de Mello, ex-secretária da Educação da cidade de São Paulo, e Luís Carlos Menezes, assessor do Ministério da Educação para a elaboração da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), comentaram sobre a importância do contexto e das condições das escolas. Também abordaram a BNCC, o desinteresse dos alunos e os desafios para implantar uma educação de qualidade.

Qualidade da Educação Básica: O que realmente significa isso? (Parte 1) - Leia mais…

Desafios Jurídicos à Inovação nas Empresas: a Experiência do Caso Vale

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:58

Nesta conferência debateu-se a experiência da atividade de inovação na Vale, a partir dos empecilhos, desafios e oportunidades da regulação brasileira. O encontro marcou o lançamento do Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade (NJ-OIC) à comunidade científica e empresarial; o evento iniciou um ciclo de conversas para a prospecção de temas de pesquisa na relação entre Direito e Inovação.

Desafios Jurídicos à Inovação nas Empresas: a Experiência do Caso Vale - Leia mais…

Administração Pública Municipal: Um Debate Sobre Eficiência, Gestão e Inteligência de Dados

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:18

O evento reuniu pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares, com o objetivo de mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade. Iniciada em 2015, esta série de Strategic Workshops já promoveu 27 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na USP.

Administração Pública Municipal: Um Debate Sobre Eficiência, Gestão e Inteligência de Dados - Leia mais…

Dirigentes Culturais II: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Emílio Salles Gomes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 13:59

O trabalho e a vida de Paulo Emílio Salles Gomes, fundador da Cinemateca Brasileira, foram apresentados pelo teórico e professor de cinema brasileiro Ismail Xavier. Paulo Emílio foi professor da USP, onde lecionou sobre cinema brasileiro. Ele também organizou o Clube de Cinema em 1940, que foi proibido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do Estado Novo. Em 1946, abriu um segundo Clube de Cinema de São Paulo, cujo acervo de filmes originou a Cinemateca Brasileira.

Dirigentes Culturais II: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Emílio Salles Gomes - Leia mais…

Marcelo Brodsky: Imagens e Arquivos da Violência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/11/2017 17:10

O fotógrafo e artista multimídia argentino, Marcelo Brodsky, mostrou como a violência moral e física está ligada ao impacto das imagens no mundo atual. Este encontro, que abriu o Projeto Hiatus, contou com a presença de Agnaldo Farias, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP; Priscila Arantes, do Paço das Artes e da PUC-SP; e Márcio Seligmann-Silva, do Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp.

Marcelo Brodsky: Imagens e Arquivos da Violência - Leia mais…

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:20

O trabalho dos pesquisadores que tratam do meio ambiente numa perspectiva histórica, em múltiplas abordagens e em interlocução com outros campos do conhecimento foi debatido neste encontro. De acordo com os organizadores, o meio ambiente adquiriu destaque na produção historiográfica brasileira nas últimas décadas, com a história ambiental se estruturando como linha de reflexão e pesquisa e contribuindo para que o debate sobre as questões ambientais se tornasse mais complexo.

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens - Parte II - Leia mais…

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:19

O trabalho dos pesquisadores que tratam do meio ambiente numa perspectiva histórica, em múltiplas abordagens e em interlocução com outros campos do conhecimento foi debatido neste encontro. De acordo com os organizadores, o meio ambiente adquiriu destaque na produção historiográfica brasileira nas últimas décadas, com a história ambiental se estruturando como linha de reflexão e pesquisa e contribuindo para que o debate sobre as questões ambientais se tornasse mais complexo.

II Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens - Parte I - Leia mais…

Engenharia da Complexidade em Edgar Morin

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 14:11

A empreitada de estabelecer a Engenharia da Complexidade no âmbito brasileiro passa pela obrigatoriedade do entendimento de uma das obras de Edgar Morin. Neste seminário, José Roberto Piqueira buscou transpor as ideias apresentadas por Morin para algumas situações práticas da nova engenharia, que emerge da riqueza da informação e da multidisciplinaridade disponível.

Engenharia da Complexidade em Edgar Morin - Leia mais…

A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/11/2017 13:44

Dois fenômenos foram essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial nos últimos 15 anos: o aumento da capacidade computacional e da tecnologia de sensores e a crescente disponibilidade de grandes massas de dados, que permitem o ajuste fino de modelos complexos. Neste seminário, Fábio Gagliardi Cozman analisou o estado da arte da área e sugeriu alguns pontos que merecem atenção tecnológica e social no futuro.

A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial: O Sucesso e a Promessa do Aprendizado de Máquina - Leia mais…

Os Mapas de Ruído e a Qualidade Ambiental Urbana

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 16:02

Dando continuidade a seus seminários temáticos, o Programa USP Cidades Globais realizou o encontro com Marcos Holtz e Carolina Monteiro, membros da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica - ProAcústica. O objetivo era proporcionar conhecimento sobre a metodologia aplicada na elaboração de mapas de ruído e planos de ação, além de suas implicações na qualidade urbana.

Os Mapas de Ruído e a Qualidade Ambiental Urbana - Leia mais…

Instituições Culturais 2 - Masp, Bienal e Itaú Cultural

por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/09/2017 09:10

Neste encontro, Heitor Martins, diretor-presidente do Masp, e Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, falaram sobre o papel da cultura na formação e desenvolvimento de São Paulo, a partir da perspectiva das instituições que dirigem. Longe de ter apenas um caráter educativo, a cultura assumiu na capital importante função na economia e na formação da identidade paulistana.

Instituições Culturais 2 - Masp, Bienal e Itaú Cultural - Leia mais…

A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 16:02

Paul Gilbert, CEO da Quanser, uma das maiores empresas de material didático do planeta, fez esta conferência sobre o futuro do ensino da engenharia no Brasil, que passa por uma fase de transição, causada pela evolução tecnológica. Gilbert buscou responder, juntamente com os debatedores, questões que têm sido discutidas para o estabelecimento de novas diretrizes para os cursos de engenharia do país

A Nova Ordem na Educação em Engenharia: Desafios e Perspectivas - Leia mais…

Macrometrópoles de Alta Densidade: São Paulo e Xangai

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 16:01

Nesta conferência, quatro pesquisadores abordaram as divergências entre o que é espaço urbano e espaço rural, as diferenças entre as macrometrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro, além dos locais com maiores e menores densidades populacionais do mundo.

Macrometrópoles de Alta Densidade: São Paulo e Xangai - Leia mais…

Culturas, Políticas e o Digital: Contextos e Interrogações a partir de Portugal

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:56

A socióloga Helena dos Santos, docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, explicou como a Revolução dos Cravos (abril de 1974) e a União Europeia influenciaram o desenvolvimento cultural português, principalmente no final do século 20 e começo do século 21.

Culturas, Políticas e o Digital: Contextos e Interrogações a partir de Portugal - Leia mais…

Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:55

Dividido em três blocos, o encontro abordou os fundamentos da economia circular, casos de sucesso no Brasil e como viabilizar este modelo. Contou com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior, que debateram com o público presente.

Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil - Parte II - Leia mais…

Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:55

Dividido em três blocos, o encontro abordou os fundamentos da economia circular, casos de sucesso no Brasil e como viabilizar este modelo. Contou com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior, que debateram com o público presente.

Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil - Parte I - Leia mais…

O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial - Aula 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:53

A recepção e circulação das ideias de esquerda na América Latina foi o tema debatido por Horacio Tarcus, diretor do Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci), e Marisa Midori Daeacto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, neste curso que teve duração de três dias.

O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial - Aula 3 - Leia mais…

O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial - Aula 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:53

A recepção e circulação das ideias de esquerda na América Latina foi o tema debatido por Horacio Tarcus, diretor do Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci), e Marisa Midori Daeacto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, neste curso que teve duração de três dias.

O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial - Aula 2 - Leia mais…

Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Terceiro Encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2017 15:51

As expositoras Maria Amélia de Almeida Teles, da União de Mulheres de São Paulo, e Janaína de Almeida Teles, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, discutiram a formação e a produção das memórias do período de ditadura militar no Brasil, a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade.

Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Terceiro Encontro) - Leia mais…

Curso: O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina - Aula 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:08

A recepção e circulação das ideias de esquerda na América Latina foi o tema debatido por Horacio Tarcus, diretor do Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci), e Marisa Midori Daeacto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, neste curso que teve duração de três dias.

Curso: O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina - Aula 1 - Leia mais…

William Rowan Hamilton: A Álgebra Como a Ciência do Tempo Puro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:08

Dominique Flament, diretor de pesquisa em Matemática e História da Matemática do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), comentou neste encontro a atuação de William Rowan Hamilton, importante matemático, físico e astrônomo do século 19, na formulação de teorias envolvendo números complexos.

William Rowan Hamilton: A Álgebra Como a Ciência do Tempo Puro - Leia mais…

Cedinci: Arquivo e Memória Política da Argentina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:08

O Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (Cedinci) constitui-se como um centro de preservação, conservação, catalogação e difusão da memória das esquerdas desde meados do século XIX. Horacio Tarcus, diretor do Centro, tratou do processo de formação de um centro de arquivo e memória política na Argentina. Ele também abordou as possibilidades de um diálogo mais abrangente com centros brasileiros, na perspectiva de construção de uma rede de memória e história fundada nos arquivos e bibliotecas do movimento operário latino-americano.

Cedinci: Arquivo e Memória Política da Argentina - Leia mais…

Virada Sustentável - Desigualdade e Violência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

Uma das características de metrópoles como São Paulo são os contrastes extremos das condições de vida, em função das desigualdades presentes na sociedade e elevados índices de violência. Estes aspectos foram debatidos no seminário que fez parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo.

Virada Sustentável - Desigualdade e Violência - Leia mais…

Virada Sustentável - Mobilidade Urbana

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

Parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo, o tema mobilidade urbana foi debatido pelo diretor do IEA, Paulo Saldiva; superintendente da Associação Nacional de Transportes Público (ANTP), Luiz Carlos Mantovani Néspoli e pelo especialista em meio ambiente e sustentabilidade Luiz Antonio Cortez Ferreira, do Metrô de São Paulo

Virada Sustentável - Mobilidade Urbana - Leia mais…

Virada Sustentável - Mudança Climática e Cidades

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

Parte da 7ª edição da Virada Sustentável São Paulo, o seminário abordou o desafio de se pensar políticas públicas e práticas de sustentabilidade para as cidades, cada vez mais afetadas pelas mudanças climáticas do planeta.

Virada Sustentável - Mudança Climática e Cidades - Leia mais…

Virada Sustentável - Sustentabilidade, Complexidade e Políticas Públicas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 12:30

Inserido na programação da Virada Sustentável, este encontro reuniu especialistas e representantes do poder público para tentar pensar na sustentabilidade das grandes metrópoles com o olhar da complexidade, de forma a permitir a elaboração e execução de políticas públicas apropriadas.

Virada Sustentável - Sustentabilidade, Complexidade e Políticas Públicas - Leia mais…

Instituições Culturais I: Museu Afro Brasil e Sesc

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/11/2017 14:29

Na segunda atividade do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP, e Emanoel Araujo, que dirige o Museu Afro Brasil, foram os personagens centrais de encontro que discutiu as contribuições das instituições culturais na formação e desenvolvimento de São Paulo.

Instituições Culturais I: Museu Afro Brasil e Sesc - Leia mais…

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

Segunda parte do seminário que marcou o início das atividades do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais" e foi o primeiro de uma série de cinco, a serem realizados ao longo do segundo semestre deste ano. Nesta parte, os debatedores responderam às perguntas do público e fizeram suas conclusões.

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte II - Leia mais…

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 15:07

O seminário marcou o início das atividades do Grupo de Estudos "Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais" e foi o primeiro de uma série de cinco, a serem realizados ao longo do segundo semestre deste ano. Nesta primeira parte, três conferencistas apresentaram a qualificação dos professores do ensino básico público e a infraestrutura de que dispõem para sua atuação profissional.

Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho? - Parte I - Leia mais…

Sobre Academia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:53

O projeto Sobre Academia (About Academia), do artista espanhol Antoni Muntadas, propõe uma reflexão sobre como a relação entre Universidade e Academia tem sido mantida ao longo dos anos e como o sistema americano de ensino superior -- com a dualidade público/privado e suas diferentes formas culturais, econômicas, sociais e políticas --, influenciaram a educação e, por sua vez, suas diversas formas de pedagogia.

Sobre Academia - Leia mais…

Inovação e Educação no Século XXI

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:52

Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper, falou sobre experiências nacionais e internacionais de inovação na educação, bem como as políticas de incentivo à inovação nas universidades brasileiras. Lisboa foi vice-presidente e diretor executivo do Itaú Unibanco, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia, foi professor de economia na Fundação Getúlio Vargas e no Departamento de Economia da Universidade de Stanford.

Inovação e Educação no Século XXI - Leia mais…

Qui a peur des livres? (audio en français)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:53

Le conférencier Jean-Yves Mollier a consacré sa carrière à l'histoire des pratiques de livres, d'édition et de lecture en France du XIXe au XXIe siècle. Bien que les problèmes économiques entourant l'univers de la culture n'étaient pas un sujet totalement innovant, le livre a ouvert un nouveau chemin dans le domaine de l'économie du livre, analysant le développement éditorial de la France de 1830 à 1914 du point de vue du marché et du développement Du capitalisme éditorial. Cette perspective a permis à l'auteur d'aller plus loin afin de comprendre les conglomérats des médias et l'espace donné au livre imprimé dans l'économie contemporaine.

Qui a peur des livres? (audio en français) - Leia mais…

Quem tem medo dos livros? (Dublado em Português)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:45

O conferencista Jean-Yves Mollier dedicou sua carreira à história do livro, da edição e das práticas de leitura na França do século XIX ao século XXI. Embora as questões econômicas que envolvem o universo da cultura não constituíssem uma temática totalmente inovadora, a obra abria um caminho novo no campo da economia do livro, ao analisar o desenvolvimento editorial da França, de 1830 a 1914, sob a ótica do mercado e do desenvolvimento do capitalismo editorial. Essa perspectiva permitiu ao autor ir além, no sentido de compreender os conglomerados midiáticos e o espaço dado ao livro impresso na economia contemporânea.

Quem tem medo dos livros? (Dublado em Português) - Leia mais…

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Produção de Vacina Antivariólica em São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:09

Arnaldo Vieira de Carvalho foi o primeiro diretor da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Foi diretor clínico do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia do Estado, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia paulista e ainda diretor do Instituto Vacinogênico de São Paulo desde sua criação em 1893. Esta conferência analisou sua atuação na produção de vacinas antivariólicas em um período em que o combate às epidemias de varíola era uma das prioridades das autoridades sanitárias paulistas.

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Produção de Vacina Antivariólica em São Paulo - Leia mais…

Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/08/2017 16:08

A atividade inaugural do ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" fez um retrospecto da carreira de Ricardo Ohtake como dirigente cultural na cidade de São Paulo. Os convidados lembraram a trajetória de vida dedicada às artes e à cultura, iniciada no Departamento de Informação e Documentação Artísticas (IDART) da Secretaria Municipal de Cultural no final da década de 1970, quando Ricardo Ohtake liderou o projeto de organização do Centro Cultural São Paulo (CCSP), sendo seu primeiro diretor. De lá para cá, foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e diretor do Museu da Imagem e do Som e da Cinemateca Brasileira. Atualmente, dirige o Instituto Tomie Ohtake.

Arte & Política: Um Retrospecto da Carreira de Ricardo Ohtake - Leia mais…

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:35

Este encontro apresentou as pesquisas em aprendizado de máquina que estão sendo feitas na USP. Esta área de estudos viveu avanço extraordinário nos últimos anos e, hoje, desperta atenção como uma tecnologia fundamental para a sociedade e para o setor produtivo. Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. Da mesma forma, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados.

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte I - Leia mais…

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 11:41

Este encontro apresentou as pesquisas em aprendizado de máquina que estão sendo feitas na USP. Esta área de estudos viveu avanço extraordinário nos últimos anos e, hoje, desperta atenção como uma tecnologia fundamental para a sociedade e para o setor produtivo. Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino estão sendo automatizados a uma velocidade avassaladora. Da mesma forma, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados.

Aprendizado de Máquina na Universidade de São Paulo - Parte II - Leia mais…

O que Podem os Prefeitos Brasileiros

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/08/2017 07:29

O debate sobre a gestão municipal no Brasil assume que os governos subnacionais têm autonomia na formulação e execução de políticas públicas. Neste encontro, Marta Arretche discutiu as implicações desta premissa para a formulação de políticas nas cidades.

O que Podem os Prefeitos Brasileiros - Leia mais…

Encontro com Jochen Volz

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/08/2017 11:32

Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, apresentou seus planos para o museu e conversou com 16 especialistas da área sobre os desafios da gestão cultural e da Pina.

Encontro com Jochen Volz - Leia mais…

Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2017 17:35

Perto de completar um ano de realização, as Olimpíadas Rio 2016 deixaram um legado questionável para o Rio de Janeiro e para os atletas. Uma série de construções realizadas não tiveram uso após os jogos e algumas estão abandonadas, com estruturas danificadas. Restam dívidas a pagar e a dúvida sobre o que fazer com tudo o que foi produzido e prometido. Neste seminário, os participantes avaliaram o que se esperava do evento e o que de fato foi possível realizar, considerando essas questões do ponto de vista da gestão do legado material, como também do legado cultural e esportivo.

Um Ano Depois: O que Restou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - Leia mais…

Qualidade Energética: História de uma Ideia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/08/2017 17:20

A primeira lei da termodinâmica assevera que a quantidade de energia interna conservada num sistema isolado não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada de uma forma em outra. Essa conferência resume a evolução dos atributos de qualidade ao longo dos séculos XIX e XX e conclui que a qualidade energética é um conceito apto a enfatizar as preocupações ecológicas do uso de combustíveis.

Qualidade Energética: História de uma Ideia - Leia mais…

Global Perspectives on Disability and Vulnerability

por Sergio R V Bernardo — última modificação 22/09/2017 10:47

Os chamados Estudos da Deficiência consistem em um campo de estudo interdisciplinar que ganhou proeminência mundial, originado no contexto anglo-saxão em meados da década de 1960. Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Center for Evidence in Disability, também da LSHTM, discutiram questões relacionadas à prevalência da deficiência em várias regiões do mundo e às especificidades da vida de um corpo com deficiência em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.

Global Perspectives on Disability and Vulnerability - Leia mais…

Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2017 18:13

Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Centre for Evidence in Disability, também na LSHTM, discutiu temas relacionados à prevalência da deficiência em diversas regiões do mundo e as especificidades de se habitar um corpo com impedimentos em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.

Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade - Leia mais…

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/08/2017 09:52

Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, e a otimização de gastos acabam se constituindo em fatores estratégicos. A ideia do encontro foi discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte II - Leia mais…

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/08/2017 09:52

Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, e a otimização de gastos acabam se constituindo em fatores estratégicos. A ideia do encontro foi discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.

Gestão de Projetos de Pesquisa - Parte I - Leia mais…

New Maps & New Destinations in our Age of Discovery

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/07/2017 14:36

Autor de The Age of Discovery, fellow da Oxford Martin School e professor adjunto da University of Technology Sydney, Chris Kutarna tratou dos novos "mapas", novos "destinos" na idade da descoberta. O foco foi nos atuais modelos de desenvolvimento, inovação e nos desafios da transição para a economia circular.

New Maps & New Destinations in our Age of Discovery - Leia mais…

Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/07/2017 14:33

Com a crescente pressão em vários países para avançar em direção a produtos químicos renováveis, é essencial contar com ciência e tecnologia bem fundamentadas, assim como todas as suas dimensões relacionadas à bioeconomia.

Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part II - Leia mais…

Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 21/07/2017 14:33

Com a crescente pressão em vários países para avançar em direção a produtos químicos renováveis, é essencial contar com ciência e tecnologia bem fundamentadas, assim como todas as suas dimensões relacionadas à bioeconomia.

Green Chemistry, Bioeconomy & Entrepreneurship: Innovative Drivers towards Sustainable Products and Processes in Cross-sectorial and Cross-border Cooperation - Part I - Leia mais…

Ciclo Brasil 64/85 (2º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/07/2017 14:17

Claudio Fonteles, da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, deu continuidade às discussões iniciadas no dia 13 de junho sobre a construção da memória da ditadura civil-militar (de 1964 a 1985) a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade. Segundo os organizadores, a negação da verdadeira história da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos direitos humanos.

Ciclo Brasil 64/85 (2º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta - Leia mais…

Relançamento do Site Qualidade da Democracia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:45

Este debate acadêmico marcou o relançamento do site Qualidade da Democracia (qualidadedademocracia.com.br). Fora do ar desde os últimos meses de 2016 por razões técnicas, o site publicou durante cinco anos um conjunto de análises críticas da situação política brasileira e internacional. No encontro, os conferencistas avaliaram os 30 anos de democracia brasileira, levando em consideração o conceito de qualidade da democracia e sua aplicabilidade.

Relançamento do Site Qualidade da Democracia - Leia mais…

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:13

Os corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. O segundo encontro realizado pelo IEA sobre o tema abordou a questão da conectividade nos ecossistemas marítimos e continentais, assim como os temas correlacionados como clima, água, florestas e as questões sociais e culturais. A intenção foi reunir a comunidade científica para aprofundar a discussão e discutir com o Governo Federal a implementação das ideias e conceitos em curso.

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte II - Leia mais…

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:12

Os corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. O segundo encontro realizado pelo IEA sobre o tema abordou a questão da conectividade nos ecossistemas marítimos e continentais, assim como os temas correlacionados como clima, água, florestas e as questões sociais e culturais. A intenção foi reunir a comunidade científica para aprofundar a discussão e discutir com o Governo Federal a implementação das ideias e conceitos em curso.

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte I - Leia mais…

Repensando a Justiça no Planejamento Urbano-Regional de Sistemas Alimentares

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:58

Richard Nunes, da Universidade de Reading, apresentou sua pesquisa que busca repensar a justiça no planejamento urbano-regional de sistemas alimentares. O foco é nas UFEs (do inglês Urban Food Enterprise), práticas comerciais socialmente inovadoras que buscam respostas alternativas e locais aos sistemas alimentares convencionais, desde os insumos até a recuperação de recursos e gerenciamento de resíduos.

Repensando a Justiça no Planejamento Urbano-Regional de Sistemas Alimentares - Leia mais…

Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 12:05

Na data de aniversário comum a duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX, Luis Gama (1830-1882) e Machado de Assis (1839-1908), esta jornada teve como objetivo conhecer e compreender divergências e convergências na atuação desses dois homens de letras, bem como os modos como foram lidos e ressignificados na posteridade.

Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte II - Leia mais…

Colóquio Editoração de Periódicos Acadêmicos: a Relação entre a Produção do Conhecimento e os Novos Suportes Eletrônicos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:41

Este encontro reuniu editores acadêmicos para pensar as relações e possíveis novas implicações entre o “conteúdo”, o “suporte” e a “divulgação” (distribuição e impacto) do conhecimento ​no atual momento das publicações acadêmicas.

Colóquio Editoração de Periódicos Acadêmicos: a Relação entre a Produção do Conhecimento e os Novos Suportes Eletrônicos - Leia mais…

Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 12:05

Na data de aniversário comum a duas figuras decisivas na história da cultura brasileira do século XIX, Luis Gama (1830-1882) e Machado de Assis (1839-1908), esta jornada teve como objetivo conhecer e compreender divergências e convergências na atuação desses dois homens de letras, bem como os modos como foram lidos e ressignificados na posteridade.

Jornada Luis Gama & Machado de Assis - Parte I - Leia mais…

Qual Reforma do Licenciamento Ambiental?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/07/2017 14:32

A proposta de mudança na Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA, Lei 6.938/1981) e a criação de uma nova lei geral de licenciamento ambiental, ambas em curso no Congresso Nacional e no Executivo Federal, foram discutidas neste encontro. Segundo os coordenadores, organizações da sociedade civil e o Ministério Público alertam para o risco de graves retrocessos se determinadas propostas legislativas forem aprovadas.

Qual Reforma do Licenciamento Ambiental? - Leia mais…

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:17

Parte do conhecimento produzido pela USP nas atividades de pesquisa básica e aplicada nem sempre é devidamente compartilhada com a sociedade em geral e, em particular, com a indústria. Este workshop buscou reduzir tal distanciamento, acelerando a discussão sobre a interação academia-indústria no âmbito da USP. Participaram representantes de unidades da Universidade que se destacam em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de empresas e de entidades públicas e privadas relacionadas com a questão.

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte II - Leia mais…

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:16

Parte do conhecimento produzido pela USP nas atividades de pesquisa básica e aplicada nem sempre é devidamente compartilhada com a sociedade em geral e, em particular, com a indústria. Este workshop buscou reduzir tal distanciamento, acelerando a discussão sobre a interação academia-indústria no âmbito da USP. Participaram representantes de unidades da Universidade que se destacam em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de empresas e de entidades públicas e privadas relacionadas com a questão.

Ciência & Indústria – Construindo Novos Caminhos em Tempos Desafiadores - Parte I - Leia mais…

Ciclo Brasil 64/85 (1º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/07/2017 14:19

Inaugurando as atividades do Ciclo Brasil 64/85, este encontro abordou a construção das memórias da ditadura civil-militar, de 1964 a 1985, a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade. Segundo os organizadores, a negação da verdadeira história da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos direitos humanos.

Ciclo Brasil 64/85 (1º encontro) - A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta - Leia mais…

Formas de Pensamento, Ideologias e Mentalidades

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/07/2017 17:05

Nesta conferência, Carlos Guilherme Mota, primeiro diretor e cofundador do IEA, abordou aspectos fundamentais de sua produção como historiador, desde seus primeiros escritos, como Atitudes de Inovação no Brasil, publicado pela primeira vez em Portugal (1970), ao célebre e polêmico Ideologias da Cultura Brasileira (1977) e à revisionista História do Brasil.

Formas de Pensamento, Ideologias e Mentalidades - Leia mais…

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 11:59

Neste seminário, foi apresentado um panorama sobre as redes articuladas em torno do tema e uma mostra de experiências em soberania e segurança alimentar e nutricional.

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte II - Leia mais…

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 12:09

Neste seminário, foi apresentado um panorama sobre as redes articuladas em torno do tema e uma mostra de experiências em soberania e segurança alimentar e nutricional.

Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: Fortalecendo Redes e Discutindo Indicadores - Parte I - Leia mais…

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 12:08

O planejamento de longo prazo é essencial para a construção da visão estratégica do futuro de um país, assim como o planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto subsídio ao desenvolvimento. O objetivo do encontro foi destacar a importância da necessidade de um ordenamento territorial do país para dar o suporte necessário na elaboração de um planejamento de longo prazo.

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte III - Leia mais…

Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:43

Diante do cenário contemporâneo de uma nova relação capital-trabalho que vem se impondo, por um lado associada às pressões por maior responsabilidade social corporativa, e por outro, relacionada às questões ambientais, que envolvem eventos socioeconômicos e socioambientais, bem como transformações decorrentes de fenômenos como mudanças climáticas, coloca-se a necessidade de repensar processos de gestão empresarial que levem em consideração princípios do desenvolvimento sustentável.

Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte II - Leia mais…

Má Saúde num Bom Retiro

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:36

Neste encontro, o professor visitante do IEA Jeffrey Lesser apresentou os resultados preliminares de sua pesquisa sobre a qualidade da saúde no bairro paulistano Bom Retiro. "Má saúde num Bom Retiro" analisa a "saúde do público" com enfoque em um quarteirão do “baixo Bom Retiro” de cerca de 1900 até o presente. O projeto faz uso de novas metodologias digitais que permitem o mapeamento da "saúde do público" e como o público em questão tem pensado sobre saúde ao longo do tempo.

Má Saúde num Bom Retiro - Leia mais…

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 12:08

O planejamento de longo prazo é essencial para a construção da visão estratégica do futuro de um país, assim como o planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto subsídio ao desenvolvimento. O objetivo do encontro foi destacar a importância da necessidade de um ordenamento territorial do país para dar o suporte necessário na elaboração de um planejamento de longo prazo.

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte II - Leia mais…

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 12:07

O planejamento de longo prazo é essencial para a construção da visão estratégica do futuro de um país, assim como o planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto subsídio ao desenvolvimento. O objetivo do encontro foi destacar a importância da necessidade de um ordenamento territorial do país para dar o suporte necessário na elaboração de um planejamento de longo prazo.

Planejamento de Longo Prazo e o Desenvolvimento do País - Parte I - Leia mais…

Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:42

Diante do cenário contemporâneo de uma nova relação capital-trabalho que vem se impondo, por um lado associada às pressões por maior responsabilidade social corporativa, e por outro, relacionada às questões ambientais, que envolvem eventos socioeconômicos e socioambientais, bem como transformações decorrentes de fenômenos como mudanças climáticas, coloca-se a necessidade de repensar processos de gestão empresarial que levem em consideração princípios do desenvolvimento sustentável.

Colóquio Nacional Gestão Empresarial & Sustentabilidade - Parte I - Leia mais…

Conservação do Bioma Pantanal: Políticas Públicas e Manejo Sustentável - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:31

O seminário tem como objetivo debater com a comunidade acadêmica nacional sobre como é possível contribuir nas diversas áreas do saber científico para a conservação do Pantanal Mato-Grossense, propondo políticas públicas que venham a promover a sua conservação.

Conservação do Bioma Pantanal: Políticas Públicas e Manejo Sustentável - Parte II - Leia mais…

Conservação do Bioma Pantanal: Políticas Públicas e Manejo Sustentável - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 10:31

O seminário tem como objetivo debater com a comunidade acadêmica nacional sobre como é possível contribuir nas diversas áreas do saber científico para a conservação do Pantanal Mato-Grossense, propondo políticas públicas que venham a promover a sua conservação.

Conservação do Bioma Pantanal: Políticas Públicas e Manejo Sustentável - Parte I - Leia mais…

Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/07/2017 11:58

A conferência tratou do projeto imagineRio e as aplicações da tecnologia computacional na renovação dos estudos nas Humanidades. Conduzido por Farès el-Dahdah e Alida Metcalf, da Rice University, o projeto imagineRio apresenta-se na forma de um atlas que ilustra a evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda sua história, tal como existiu e como foi imaginada.

Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto - Leia mais…

Remote Sensing, Urban Morphology and Studies on Health

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 09:54

O encontro apresentou inovações metodológicas na captura de dados a partir de imagens de satélite em áreas urbanas capazes de contribuir para estudos em saúde.

Remote Sensing, Urban Morphology and Studies on Health - Leia mais…

Dinâmicas e Interações Amazônicas: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 09:35

Este seminário apresentou resultados preliminares de pesquisa que vem sendo realizada em projetos de cooperação multilateral, entre pesquisadores brasileiros e europeus, que converge para a constituição de um observatório de monitoramento das dinâmicas ambientais e sociais e de análise da governança ambiental. Também visou, por meio do debate, reforçar as interações entre ciências sociais e ambientais e entre os setores acadêmicos e não-acadêmicos para difundir conhecimentos para os decisores e público em geral no que concerne às dinâmicas amazônicas.

Dinâmicas e Interações Amazônicas: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas - Parte II - Leia mais…

Dinâmicas e Interações Amazônicas: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/06/2017 09:34

Este seminário apresentou resultados preliminares de pesquisa que vem sendo realizada em projetos de cooperação multilateral, entre pesquisadores brasileiros e europeus, que converge para a constituição de um observatório de monitoramento das dinâmicas ambientais e sociais e de análise da governança ambiental. Também visou, por meio do debate, reforçar as interações entre ciências sociais e ambientais e entre os setores acadêmicos e não-acadêmicos para difundir conhecimentos para os decisores e público em geral no que concerne às dinâmicas amazônicas.

Dinâmicas e Interações Amazônicas: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas - Parte I - Leia mais…

Jurimetria

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:27

A jurimetria é uma técnica que funde direito e estatística e que tem sido cada vez mais utilizada por juizados e tribunais. Ela representa a possibilidade de mensurar fatos jurídicos, além de apontar probabilidades para o planejamento na advocacia e na elaboração de leis. Neste encontro, o matemático Flávio Ulhoa Coelho e o advogado Marcelo Guedes Nunes procuraram demonstrar que a ferramenta pode ajudar a sociedade ao auxiliar a elaboração de leis mais aderentes à realidade social, desenvolvendo instituições jurídicas mais justas e voltadas às aspirações políticas da sociedade.

Jurimetria - Leia mais…

Um Conceito de Imprensa para os Cursos de Jornalismo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:22

Os discursos que rondam as definições e o conceito de imprensa e a forma como isto é abordado no ensino de jornalismo foram tratados neste seminário. O debate se baseou nos textos "Uma profissão, um conceito", do jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Eugênio Bucci, e "Medios, mercados y consumidores: la prensa seria como espina dorsal de la esfera publica política", de Jürgen Habermas.

Um Conceito de Imprensa para os Cursos de Jornalismo - Leia mais…

Curso Experimental de Medicina e Hospital Universitário da USP: Uma História de Consensos e Dissensos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:18

Este seminário fez um retrospecto dos elementos sócio-históricos envolvidos na concepção do Curso Experimental de Medicina (CEM), criado em 1968 na Faculdade de Medicina da USP, e sua relação com a origem do Hospital Universitário. Com uma proposta de formação voltada para medicina comunitária e atenção primária, o CEM carecia de uma infraestrutura hospitalar específica, que se concretizaria, anos depois do encerramento do CEM, no Hospital Universitário (HU) da USP.

Curso Experimental de Medicina e Hospital Universitário da USP: Uma História de Consensos e Dissensos - Leia mais…

Programa de Metas: Balanço e Perspectivas - Parte 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:05

Os resultados da adoção de Programa de Metas pela Prefeitura de São Paulo, obrigatoriedade estabelecida em 2008 por emenda à Lei Orgânica do Município, foram analisados neste seminário. O encontro discutiu também as perspectivas desse tipo de iniciativa no atual contexto político brasileiro, levando em consideração que tramita no Congresso Nacional projeto de emenda constitucional para tornar obrigatória a adoção de um programa de metas por todos os municípios, estados e União.

Programa de Metas: Balanço e Perspectivas - Parte 2 - Leia mais…

Programa de Metas: Balanço e Perspectivas - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:04

Os resultados da adoção de Programa de Metas pela Prefeitura de São Paulo, obrigatoriedade estabelecida em 2008 por emenda à Lei Orgânica do Município, foram analisados neste seminário. O encontro discutiu também as perspectivas desse tipo de iniciativa no atual contexto político brasileiro, levando em consideração que tramita no Congresso Nacional projeto de emenda constitucional para tornar obrigatória a adoção de um programa de metas por todos os municípios, estados e União.

Programa de Metas: Balanço e Perspectivas - Parte I - Leia mais…

Novas Formas de Produzir Conhecimento: Elas Existem Mesmo?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 12/06/2017 16:01

Inteligência artificial, aprendizado de máquinas e computação cognitiva têm aparecido de forma constante na mídia, em filmes e séries, mas pouco se sabe sobre sua viabilidade. Neste seminário, o cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, buscou responder à pergunta título do encontro por meio da análise criteriosa dos recursos computacionais já disponíveis para a geração de conhecimento, avaliando seus possíveis impactos.

Novas Formas de Produzir Conhecimento: Elas Existem Mesmo? - Leia mais…

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Encerramento e Momento Musical

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:14

Apresentação musical de alunos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Vinícius Faina (violão) e Camila Montefusco (voz e violino).

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Encerramento e Momento Musical - Leia mais…

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 5

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:13

O evento promoveu entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares que ampliam o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favorecem a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulam inovação e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento de Universidades de excelência.

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 5 - Leia mais…

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:13

O evento promoveu entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares que ampliam o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favorecem a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulam inovação e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento de Universidades de excelência.

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 4 - Leia mais…

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:13

O evento promoveu entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares que ampliam o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favorecem a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulam inovação e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento de Universidades de excelência.

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 3 - Leia mais…

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:11

O evento promoveu entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares que ampliam o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favorecem a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulam inovação e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento de Universidades de excelência.

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 2 - Leia mais…

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:11

O evento promoveu entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares que ampliam o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favorecem a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulam inovação e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento de Universidades de excelência.

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 1 - Leia mais…

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Abertura e Painel 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:16

Abertura e Painel 1 - O evento promoveu entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares que ampliam o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favorecem a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulam inovação e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento de Universidades de excelência.

Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Abertura e Painel 1 - Leia mais…

Mude o Foco - Resíduos Sólidos: Direito e Tecnologia - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 17:22

Este encontro tratou da geração e gestão de resíduos sólidos, as quais têm sido uma preocupação nos contextos mundial e brasileiro. O enfrentamento dos desafios dessa área deve levar em conta as novas tecnologias, que permitem minimizar a geração e propiciar uma melhor gestão. Não menos importante é o papel da legislação vigente e sua aplicabilidade aos casos concretos.

Mude o Foco - Resíduos Sólidos: Direito e Tecnologia - Parte II - Leia mais…

Há uma Recessão Democrática no Mundo?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:21

Por mais que a democracia brasileira venha evoluindo e se desenvolvendo durante as últimas décadas, ainda estamos longe de um patamar ideal. Já tivemos boas conquistas e avanços, mas será necessário muito esforço para atingir a consolidação de diálogos frutíferos e equilibrados entre os nossos principais atores. Para obter esse amadurecimento, é necessário difundir conhecimento. Com esse objetivo, o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia organizou, na ocasião do lançamento da 2ª Coletânea da Democracia, uma conferência com Larry Diamond, pesquisador da Universidade de Stanford e autor de uma das obras da coleção.

Há uma Recessão Democrática no Mundo? - Leia mais…

Mude o Foco - Resíduos Sólidos: Direito e Tecnologia - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/07/2017 17:22

Este encontro tratou da geração e gestão de resíduos sólidos, as quais têm sido uma preocupação nos contextos mundial e brasileiro. O enfrentamento dos desafios dessa área deve levar em conta as novas tecnologias, que permitem minimizar a geração e propiciar uma melhor gestão. Não menos importante é o papel da legislação vigente e sua aplicabilidade aos casos concretos.

Mude o Foco - Resíduos Sólidos: Direito e Tecnologia - Parte I - Leia mais…

Renovação da Outorga do Sistema Cantareira

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 16:57

A partir da perspectiva de especialistas na gestão de recursos hídricos, o grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA-USP coloca em debate o novo modelo de outorga proposto em 2017.

Renovação da Outorga do Sistema Cantareira - Leia mais…

A Venda de São Paulo como Política Pública: a Radicalização da Cidade como Negócio

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/05/2017 13:47

A transformação de São Paulo de uma metrópole industrial para financeira vem acompanhada pelo empresariamento urbano em que os processos de reprodução econômica e espacial repousam fortemente nos negócios urbanos. As alianças entre o poder político e empresarial aparecem no discurso da gestão empresarial da cidade deteriorando o sentido do político e a relação do habitante com o espaço cotidiano. Para os pesquisadores, a “venda da cidade” e o espaço da metrópole como fonte de lucro e espoliação assumem na atual prefeitura de São Paulo sua radicalidade, na figura do prefeito como um gestor de ativos a serem mercantilizados no mercado internacional.

A Venda de São Paulo como Política Pública: a Radicalização da Cidade como Negócio - Leia mais…

Agricultura Urbana: Ativismo e Ação Pública

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:01

No primeiro encontro com o Grupo de Estudos em Agricultura Urbana em 2017, foram apresentados os trabalhos "Agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo: o caso da Horta das Corujas", de Gustavo Nagib (FFLCH e IEA-USP), e "Redes, Ideias e Ação Pública na Agricultura Urbana: os casos de São Paulo, Montreal e Toronto", de Lya Porto (FGV e IEA-USP).

Agricultura Urbana: Ativismo e Ação Pública - Leia mais…

Engenheiros, Doutores e Desenvolvimento Industrial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 10:01

É difícil admitir que as flutuações do processo de desenvolvimento industrial brasileiro possam se prolongar indefinidamente sem que aconteça um colapso com consequências imprevisíveis. A amplitude dos mergulhos vem superando a amplitude das retomadas do desenvolvimento. Neste seminário, Bevilacqua explica se poderá acontecer um mergulho sem volta e se temos engenho e arte suficientes para ser um país com presença no concerto das nações compatível com as dimensões do Brasil.

Engenheiros, Doutores e Desenvolvimento Industrial - Leia mais…

Governo Trump e as Repercussões nas Interfaces Ambiente, Saúde Global e Sustentabilidade

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:07

O debate promovido enfoca as implicações das recentes medidas do Governo Trump para as questões ambientais, a sustentabilidade e a saúde global. Foi dada especial atenção ao decreto que autoriza a Agência de Proteção Ambiental do Estados Unidos (EPA) a desmontar o Plano de Energia Limpa e as alterações propostas ao Obama Care.

Governo Trump e as Repercussões nas Interfaces Ambiente, Saúde Global e Sustentabilidade - Leia mais…

Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades - Painel 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/05/2017 11:31

Neste colóquio, os organizadores buscaram ampliar o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento voltadas às questões urbanas; explorar novos campos de ação e de interfaces; desenvolver uma agenda de pesquisa e experimentações urbanas; e apresentar processos urbanos, decisões políticas, governança e participação.

Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades - Painel 4 - Leia mais…

Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades - Painel 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/05/2017 11:31

Neste colóquio, os organizadores buscaram ampliar o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento voltadas às questões urbanas; explorar novos campos de ação e de interfaces; desenvolver uma agenda de pesquisa e experimentações urbanas; e apresentar processos urbanos, decisões políticas, governança e participação.

Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades - Painel 3 - Leia mais…

Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades - Painel 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/05/2017 11:30

Neste colóquio, os organizadores buscaram ampliar o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento voltadas às questões urbanas; explorar novos campos de ação e de interfaces; desenvolver uma agenda de pesquisa e experimentações urbanas; e apresentar processos urbanos, decisões políticas, governança e participação.

Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades - Painel 2 - Leia mais…

Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades - Painel 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 31/05/2017 11:32

Neste colóquio, os organizadores buscaram ampliar o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento voltadas às questões urbanas; explorar novos campos de ação e de interfaces; desenvolver uma agenda de pesquisa e experimentações urbanas; e apresentar processos urbanos, decisões políticas, governança e participação.

Experimentações Urbanas, Novas Ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades - Painel 1 - Leia mais…

Georges Sarton e a Medicina Hipocrática como Modelo Científico

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:06

Gildo Santos (FFLCH e IEA-USP) apresenta um esboço da obra de Sarton e sua aplicação para os tratados ditos hipocráticos. O objetivo não é examinar as obras atribuídas a Hipócrates, seus predecessores ou seguidores, mas sim sublinhar alguns dos aspectos levantados por Sarton a esse respeito, problematizando-os.

Georges Sarton e a Medicina Hipocrática como Modelo Científico - Leia mais…

Workshop Verdejando - Tarde (Debate)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/05/2017 11:21

Iniciativa da Rede Globo para estimular a discussão sobre a importância do verde na vida da cidade de São Paulo, o Verdejando realizou este ano o primeiro workshop com a presença de representantes da academia, poder público, técnicos e sociedade civil. Em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e o IEA-USP, por meio do Programa USP Cidades Globais, o encontro procurou contemplar os diferentes pontos de vista sobre o futuro do verde na capital e responder à pergunta: Que arborização queremos para São Paulo?

Workshop Verdejando - Tarde (Debate) - Leia mais…

Água: Nostalgias e Traumas - Narrativas, Direitos e Políticas na Inglaterra

por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/05/2017 17:08

Qual a definição científica de “seca”? Não há uma definição universal, o que se entende como “seca” na Europa não coincide com a percepção do fato no Brasil e em outros países. A diversidade é evidente no campo acadêmico e nas políticas públicas. Se uma compreensão compartilhada é essencial para a ação, como conectar narrativas, direitos e políticas públicas, inclusive num mesmo país ou região?

Água: Nostalgias e Traumas - Narrativas, Direitos e Políticas na Inglaterra - Leia mais…

Workshop Verdejando - Tarde (Exposições)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/05/2017 11:21

Iniciativa da Rede Globo para estimular a discussão sobre a importância do verde na vida da cidade de São Paulo, o Verdejando realizou este ano o primeiro workshop com a presença de representantes da academia, poder público, técnicos e sociedade civil. Em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e o IEA-USP, por meio do Programa USP Cidades Globais, o encontro procurou contemplar os diferentes pontos de vista sobre o futuro do verde na capital e responder à pergunta: Que arborização queremos para São Paulo?

Workshop Verdejando - Tarde (Exposições) - Leia mais…

Workshop Verdejando - Manhã (Debate)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/05/2017 11:20

Iniciativa da Rede Globo para estimular a discussão sobre a importância do verde na vida da cidade de São Paulo, o Verdejando realizou este ano o primeiro workshop com a presença de representantes da academia, poder público, técnicos e sociedade civil. Em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e o IEA-USP, por meio do Programa USP Cidades Globais, o encontro procurou contemplar os diferentes pontos de vista sobre o futuro do verde na capital e responder à pergunta: Que arborização queremos para São Paulo?

Workshop Verdejando - Manhã (Debate) - Leia mais…

Workshop Verdejando - Manhã (Exposições)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/05/2017 11:20

Iniciativa da Rede Globo para estimular a discussão sobre a importância do verde na vida da cidade de São Paulo, o Verdejando realizou este ano o primeiro workshop com a presença de representantes da academia, poder público, técnicos e sociedade civil. Em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e o IEA-USP, por meio do Programa USP Cidades Globais, o encontro procurou contemplar os diferentes pontos de vista sobre o futuro do verde na capital e responder à pergunta: Que arborização queremos para São Paulo?

Workshop Verdejando - Manhã (Exposições) - Leia mais…

Use of Geographic Methods to Characterize Social Inequalities

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/04/2017 10:17

Peter Kraftl e os membros de sua equipe de pesquisa da Universidade de Birmingham discutiram o tema "cidades sustentáveis" com base em dois projetos de pesquisa: (Re)Connect the Nexus: Young Brazilians' Experiences of and Learning about Food, Water and Energy e New Urbanisms in India: Urban Living, Sustainability and Everyday Life.

Use of Geographic Methods to Characterize Social Inequalities - Leia mais…

Novas Fronteiras da Geopolítica Econômica: Trump, Brasil e América Latina

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/04/2017 10:24

Neste seminário, os conferencistas trataram da política externa e do perfil do novo presidente dos EUA, tentando responder às seguintes questões: Qual o risco da agenda neoconservadora de Donald Trump interromper ou perverter políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável com inovação e democratização de oportunidades? Como os mercados e instituições financeiras nacionais e multilaterais reagirão ao novo cenário político que prega o unilateralismo? O que significa o novo populismo em escala global?

Novas Fronteiras da Geopolítica Econômica: Trump, Brasil e América Latina - Leia mais…

Mobilidade na Cidade Universitária

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/04/2017 11:24

O evento discutiu alternativas para a mobilidade no campus da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários.

Mobilidade na Cidade Universitária - Leia mais…

Dissimulação Estratégica - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/03/2017 16:55

O General de Exército Sergio Conforto fez esta conferência sobre a dissimulação estratégica, abordagem que contém as ideias da máxima perfeição do trabalho de inteligência: induzir um alvo a conduzir suas ações de acordo com o interesse do dissimulador, julgando que isto é o que realmente lhe será útil e em nenhum momento reconhecendo que foi induzido a atuar em proveito do “inimigo”. De larga aplicação, a dissimulação estratégica está presente nas áreas da defesa, relações internacionais e empresarial, entre outras.

Dissimulação Estratégica - Parte II - Leia mais…

Dissimulação Estratégica - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 27/03/2017 16:55

O General de Exército Sergio Conforto fez esta conferência sobre a dissimulação estratégica, abordagem que contém as ideias da máxima perfeição do trabalho de inteligência: induzir um alvo a conduzir suas ações de acordo com o interesse do dissimulador, julgando que isto é o que realmente lhe será útil e em nenhum momento reconhecendo que foi induzido a atuar em proveito do “inimigo”. De larga aplicação, a dissimulação estratégica está presente nas áreas da defesa, relações internacionais e empresarial, entre outras.

Dissimulação Estratégica - Parte I - Leia mais…

The Emergence of Human Language in Evolution - Part IV

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/04/2017 13:57

O surgimento da linguagem humana foi o mais importante evento evolucionário na história do planeta. Apesar de sua complexidade, é frequentemente sugerido que o surgimento da linguagem humana é recente, e não teria evoluído de nenhuma forma significativa desde que nossos ancestrais deixaram o continente africano cerca de 50 mil a 80 mil anos atrás.

The Emergence of Human Language in Evolution - Part IV - Leia mais…

The Emergence of Human Language in Evolution - Part III

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/04/2017 13:56

O surgimento da linguagem humana foi o mais importante evento evolucionário na história do planeta. Apesar de sua complexidade, é frequentemente sugerido que o surgimento da linguagem humana é recente, e não teria evoluído de nenhuma forma significativa desde que nossos ancestrais deixaram o continente africano cerca de 50 mil a 80 mil anos atrás.

The Emergence of Human Language in Evolution - Part III - Leia mais…

Apoiando a Inovação nas Indústrias: O Papel da EMBRAPII no Fomento à Inovação no Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/03/2017 15:44

O presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães, apresentou o papel da instituição e sua contribuição para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira por meio da colaboração com institutos de pesquisas e universidades. Ele mostrou também como a excelência acadêmica é essencial para a inovação em áreas vitais para o desenvolvimento econômico nacional, dando ênfase ao papel do setor industrial para o avanço tecnológico e às inovações que o Brasil demanda.

Apoiando a Inovação nas Indústrias: O Papel da EMBRAPII no Fomento à Inovação no Brasil - Leia mais…

The Emergence of Human Language in Evolution - Part II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/04/2017 13:55

O surgimento da linguagem humana foi o mais importante evento evolucionário na história do planeta. Apesar de sua complexidade, é frequentemente sugerido que o surgimento da linguagem humana é recente, e não teria evoluído de nenhuma forma significativa desde que nossos ancestrais deixaram o continente africano cerca de 50 mil a 80 mil anos atrás.

The Emergence of Human Language in Evolution - Part II - Leia mais…

The Emergence of Human Language in Evolution - Part I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/04/2017 13:41

O surgimento da linguagem humana foi o mais importante evento evolucionário na história do planeta. Apesar de sua complexidade, é frequentemente sugerido que o surgimento da linguagem humana é recente, e não teria evoluído de nenhuma forma significativa desde que nossos ancestrais deixaram o continente africano cerca de 50 mil a 80 mil anos atrás. A primeira parte deste workshop foi mediada pelo professor Shigeru Miyagawa, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que fez conferência sobre as grandes questões envolvendo os estudos sobre a emergência da linguagem humana.

The Emergence of Human Language in Evolution - Part I - Leia mais…

Inovação e Cadeias de Valor: Lições da China

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/04/2017 16:41

O seminário discutiu como a China vem se posicionando quanto à inovação nas cadeias de valor, particularmente no tocante à compra de plataformas tecnológicas de terceiros. Ao contrário de outros “tigres asiáticos”, as empresas chinesas preferem comprar a desenvolver as plataformas tecnológicas básicas a partir das quais irão fundamentar suas estratégias de marketing.

Inovação e Cadeias de Valor: Lições da China - Leia mais…

Posse Ricardo Ohtake - Cátedra Olavo Setubal de Arte Cultura e Ciência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/03/2017 17:21

Cerimônia de posse de Ricardo Ohtake como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Ohtake, com notória experiência como formulador e implantador de políticas públicas para a cultura e como gestor de instituições culturais, substitui no cargo o embaixador Sergio Paulo Rouanet, primeiro titular.

Posse Ricardo Ohtake - Cátedra Olavo Setubal de Arte Cultura e Ciência - Leia mais…

Mesa-redonda sobre Machado de Assis - Encerramento da 1ª gestão da Cátedra Olavo Setubal

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/03/2017 15:59

Na última conferência de Sergio Paulo Rouanet como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, ele, Alfredo Bosi, Helio Guimarães e Silvia Eleutério falaram sobre a vida de Machado de Assis e diversas perspectivas de sua obra, especialmente a forma shandiana, conceito construído por Rouanet a partir de Lawrence Sterne, Diderot, Xavier de Metre e Almeida Garret e atribuído à obra de Machado de Assis em “Riso e Melancolia”.

Mesa-redonda sobre Machado de Assis - Encerramento da 1ª gestão da Cátedra Olavo Setubal - Leia mais…

Saúde, Sociedade e História: Uma Revisita às Contribuições de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/04/2017 13:58

Ricardo Bruno Mendes Gonçalves (1946-1996) foi professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e um dos teóricos que participou da construção do campo da Saúde Coletiva brasileira nos anos 1970-1990. Partindo de breves informações biográficas e bibliográficas, assim como de aspectos relevantes acerca do contexto histórico no qual se situa sua produção, foram revisitados os principais trabalhos do autor, seus desdobramentos nas linhas de investigação de seus alunos e seu legado para a Saúde Coletiva.

Saúde, Sociedade e História: Uma Revisita às Contribuições de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves - Leia mais…

Seminar on Peace, Conflict Resolutions and Ethics - Panel 4 / Closing Remarks

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/03/2017 09:55

Este seminário marcou o lançamento oficial do Centro de Resolução de Conflitos/Conflict Resolution Center (CRC-USP), uma iniciativa conjunta da Universidade de São Paulo (USP) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). O CRC-USP irá atuar como câmara arbitral em questões internacionais e no setor de construção e infraestrutura, bem como centro de estudos para aprimoramento, discussão de temas relevantes na área de arbitragem e formação/qualificação de profissionais.

Seminar on Peace, Conflict Resolutions and Ethics - Panel 4 / Closing Remarks - Leia mais…

Seminar on Peace, Conflict Resolutions and Ethics - Panel 3

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/03/2017 09:55

Este seminário marcou o lançamento oficial do Centro de Resolução de Conflitos/Conflict Resolution Center (CRC-USP), uma iniciativa conjunta da Universidade de São Paulo (USP) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). O CRC-USP irá atuar como câmara arbitral em questões internacionais e no setor de construção e infraestrutura, bem como centro de estudos para aprimoramento, discussão de temas relevantes na área de arbitragem e formação/qualificação de profissionais.

Seminar on Peace, Conflict Resolutions and Ethics - Panel 3 - Leia mais…

Seminar on Peace, Conflict Resolutions and Ethics - Panel 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/03/2017 09:54

Este seminário marcou o lançamento oficial do Centro de Resolução de Conflitos/Conflict Resolution Center (CRC-USP), uma iniciativa conjunta da Universidade de São Paulo (USP) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). O CRC-USP irá atuar como câmara arbitral em questões internacionais e no setor de construção e infraestrutura, bem como centro de estudos para aprimoramento, discussão de temas relevantes na área de arbitragem e formação/qualificação de profissionais.

Seminar on Peace, Conflict Resolutions and Ethics - Panel 2 - Leia mais…

Seminar on Peace, Conflict Resolutions and Ethics - Opening / Panel 1

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/03/2017 09:54

Este seminário marcou o lançamento oficial do Centro de Resolução de Conflitos/Conflict Resolution Center (CRC-USP), uma iniciativa conjunta da Universidade de São Paulo (USP) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). O CRC-USP irá atuar como câmara arbitral em questões internacionais e no setor de construção e infraestrutura, bem como centro de estudos para aprimoramento, discussão de temas relevantes na área de arbitragem e formação/qualificação de profissionais.

Seminar on Peace, Conflict Resolutions and Ethics - Opening / Panel 1 - Leia mais…

¿Son emprendedores nuestros jóvenes universitarios? ¿Les enseñamos a serlo?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/04/2017 11:54

Há quem diga que não se pode ensinar a empreender, mas que se pode aprender a empreender. Evidentemente, se é possível aprender então é possível ensinar a fazê-lo, embora objetivos, conteúdo, meios e até mesmo espaços para aprender e ensinar a empreender não são usuais em escolas ou universidades. Essas questões foram o foco da palestra, que também apresentou os destaques do primeiro estudo sobre o perfil empreendedor do estudante universitário na Espanha e no México.

¿Son emprendedores nuestros jóvenes universitarios? ¿Les enseñamos a serlo? - Leia mais…

Inovação para Saúde Humana: a Indústria de Biotecnologia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/03/2017 09:50

A pesquisadora e consultora Denise Golgher, especializada em tecnologias inovadoras para a saúde humana, esteve no IEA para traçar um panorama da indústria de biotecnologia. Ela falou sobre o setor no Brasil e sobre sua criação e crescimento nos EUA, destacando os fatores que contribuem para que esse país seja o líder na área. Golgher mostrou ainda como o desenvolvimento de tecnologias na biotecnologia contribui para a melhoria da saúde da população e, também, para a criação de novos negócios e condições econômicas de um país.

Inovação para Saúde Humana: a Indústria de Biotecnologia - Leia mais…

O Desafio da Corrupção na Política e a Exigência de Alternativas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/03/2017 09:46

Neste quarto seminário que completa o ciclo Megatendências Globais e Desafios à Democracia foram discutidas a corrupção na política e a busca por alternativas a partir das experiências brasileira, estadunidense e europeias. Faz sentido falar de "corporocracia" das grandes empresas? Como garantir um financiamento justo das campanhas eleitorais? Como garantir a revalorização do voto? Qual o papel da sociedade civil no combate à corrupção da política? Quais são as experiências bem-sucedidas no combate à corrupção?

O Desafio da Corrupção na Política e a Exigência de Alternativas - Leia mais…

Arte e Gênero

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/03/2017 09:40

No Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) organizaram um seminário sobre arte e gênero no âmbito do tema "Mulher com Arte", indicado pelo USP Mulher como o foco das atividades da Universidade para 2017.

Arte e Gênero - Leia mais…

A contribuição do NEV-USP para o entendimento da violência em São Paulo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/03/2017 15:35

Nesta reunião estiveram presentes Sérgio Adorno e Marcelo Batista Nery, coordenador e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, respectivamente, para expor seus pontos de vista e possíveis contribuições ao programa USP Cidades Globais, que promoveu a atividade.

A contribuição do NEV-USP para o entendimento da violência em São Paulo - Leia mais…

O Museu das Coisas Intermediárias

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/02/2017 12:26

A conferência discutiu um modelo de museu pós-colonial (transcultural), crítico ao formato que foi desenvolvido na Europa nos séculos XVIII e XIX e ainda bastante presente nos dias atuais. O 'museu das coisas intermediárias' promove uma relação mais horizontal entre culturas, línguas e cosmologias, favorecendo a singularidade dos objetos em exposição. Nele, o objeto ("a coisa") pode operar "entre", seja em relação a categorias museológicas e disciplinares ou em relação a diferentes noções de lugar e tempo.

O Museu das Coisas Intermediárias - Leia mais…

Architectures of Knowledge: Interdisciplinary Research on Games, Virtuality and the Global Museum

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/02/2017 15:52

Christian Stein, do Laboratório Interdisciplinar de Berlim, apresentou pesquisas recentes sobre "Arquiteturas do Conhecimento", a principal área do Excellence Cluster Image Knowledge Gestaltung. Membro fundador do gamelab.berlin, mostrou projetos em andamento sobre 1. jogos como técnica cultural; 2. virtualidade; e 3. realidade virtual, além do uso de jogos e princípios do design de jogos em outros ambientes.

Architectures of Knowledge: Interdisciplinary Research on Games, Virtuality and the Global Museum - Leia mais…