Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 194

Boletim IEA — 194

por Mauro Bellesa - publicado 07/11/2013 15:25 - última modificação 05/02/2014 15:44

27 de outubro de 2013

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail,
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

Apesar de invasão da Reitoria,
IEA mantém-se ativo

Desde o dia 2 de outubro, o IEA está impossibilitado de utilizar sua sede, devido à invasão da Reitoria por estudantes, situação que ocasiona prejuízos imensos para as atividades acadêmicas e administrativas do Instituto. No entanto, apesar das dificuldades, o IEA tem realizado parte significativa de seu trabalho, graças à colaboração de outras unidades, que têm cedido salas e seus auditórios.

A centralidade da tecnologia no mundo contemporâneo

O sociólogo Derrick de Kerckhove fez conferência no dia 17 de outubro sobre sua teoria a respeito do "tecnototemismo". Para ele, as transformações causadas pelo desenvolvimento tecnológico atual são tão profundas quanto às ocorridas na Renascença. A diferença é que agora não é o humanismo, mas a tecnologia, convertida em novo totem, que cria parâmetros para definir o ser humano.

Tim Jackson lança ‘Prosperidade sem Crescimento’ em português

"Prosperidade sem Crescimento — Vida Boa em um Planeta Finito", edição em português do livro do economista Tim Jackson, será lançada em debate no dia 30 de outubro, às 11 horas, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, com a presença do autor. O evento é organizado por Planeta Sustentável, com apoio do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade.

Encontro analisa princípios da avaliação de sustentabilidade

A avaliação de sustentabilidade — um processo para direcionar a tomada de decisões —  é uma forma de entender as características de sustentabilidade de novas propostas de desenvolvimento. Seus princípios serão discutidos no encontro State-of-the-Art Sustainability Assessment: Challenges and Opportunities, que acontece no dia 30 de outubro, às 15 horas, no Auditório do Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

A convergência do falso e do real na cultural digital

A consolidação da cultura digital tem tornado ainda mais complexo o desafio de definir o que é "real" e o que é "falso". O tema será discutido por Viscenzo Susca, Claudia Attimonelli Petraglione e Massimo Canevacci no encontro F for Real: Excrescências Murais e Paisagens Digitais no dia 31 de outubro, às 15 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

As relações entre tecnologias de motorização e mobilidade urbana

O professor Roberto Marx, da Escola Politécnica da USP, fala no dia 1º de novembro, às 11 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade, sobre o alcance das novas tecnologias de motorização no contexto dos desafios da mobilidade urbana e discute o eventual fim dos motores a combustão. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade/NAP.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739) e Flávia Dourado
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea — boletim-iea@usp.br