Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 269

Boletim IEA - 269

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 26/09/2019 15:33

Edição 269 — 11 de outubro de 2018

AGENDA

Cátedra Olavo Setubal promove encontro sobre a cena teatral das periferias brasileiras

A cena teatral das periferias do Brasil será tema do terceiro encontro do ciclo Centralidades Periféricas, organizado pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. No dia 22 de outubro, às 14h, no IEA, representantes de quatro coletivos teatrais de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte, além de uma pesquisadora do tema, discutirão o papel dessa expressão artística nos grandes centros urbanos. O ciclo busca aproximar a universidade das periferias, por meio do diálogo entre seus moradores e docentes, técnicos, artistas, intelectuais e ativistas.

Pesquisadores discutem o impacto das migrações e da cultura na saúde

No dia 7 de novembro, às 10h, o segundo encontro da série “Imigração e Saúde” reunirá no IEA representantes da medicina, ciências sociais e antropologia para discutir o impacto dos deslocamentos humanos e da cultura na saúde. Eles tratarão do conceito de saúde no sentido amplo, abrangendo tudo que proporciona ou não a possibilidade de bem-estar e sentido à vida. Segundo o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais, que organiza o evento, para que seja efetiva, qualquer ação nessa área precisa basear-se na compreensão da cultura, tradições, crenças e padrões de interação familiar. “As diásporas, encontros e desencontros entre culturas estão intrínseca e historicamente vinculados à saúde dos povos que habitam o planeta”, argumentam.

Seminário analisa história do Brasil com base no processo de transição energética

Para compreender a maneira pela qual a matriz energética brasileira se deslocou de uma fonte para outra através do tempo, o Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina realizará o seminário Transições Energéticas na História no Brasil, no dia 8 de novembro, a partir das 11h30. A expositora será Drielli Peyerl, pós-doutoranda do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP e pesquisadora do Research Centre for Gas Innovation da Escola Politécnica (EP) da USP.

CHAMADAS

Programa USP Cidades Globais seleciona pesquisadores colaboradores e de pós-doc

O Programa USP Cidades Globais, sediado no IEA, está com chamada pública aberta para pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores. O objetivo é possibilitar a formação de grupos de pesquisadores nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas, os quais possam gerar aplicações, experimentações e soluções, bem como desenvolver subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano. As inscrições serão até 16 de dezembroVeja os pré-requisitos do programa.

Grupo de Estudos Humanidades Computacionais seleciona novos pesquisadores

Pessoas interessadas em refletir sobre o dispositivo cultural derivado do recurso intensivo da computação podem colaborar com o Grupo de Estudos Humanidades Computacionais, do IEA. Coordenado por Teixeira Coelho Neto, o grupo busca verificar as alterações que podem sofrer os conceitos de ser humano e natureza diante da nova rede de significações. Os pesquisadores podem ser docentes, pós-doutorandos, pós-graduandos ou participantes de startups na área.

Programa Ano Sabático escolhe sete pesquisadores para 2019

O Conselho Deliberativo (CD) do IEA escolheu sete professores da USP para a edição de 2019 do Programa Ano Sabático. Eles realizarão pesquisas específicas durante o período de estada no Instituto (cinco deles atuarão no programa por um ano e dois, por seis meses). Os selecionados são: Arturo Forner Cordero (Escola Politécnica - EP); Dennis de Oliveira (Escola de Comunicação e Artes - ECA); Eduardo Benedicto Ottoni (Instituto de Psicologia - IP); José Renato de Campos Araújo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH); Marco Antonio Bettine de Almeida (EACH); Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira (Faculdade de Educação - FE); e Rogério Bastos Arantes (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH).

RELATO

IEA reúne propostas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil

Um mês antes do primeiro turno da eleição presidencial, o IEA iniciou uma série de debates sobre temas críticos para o desenvolvimento do país. Em cinco encontros, o ciclo “Eleições 2018: Propostas para o Brasil” discutiu problemas e possíveis soluções para a educação, economia, inovação, gestão pública e saúde. Os debates partiram das ideias de José Goldemberg e Mauricio Holanda; Marcos Lisboa e Bernard Appy; Carlos Américo Pacheco e Fernanda De Negri; Evelyn Levi e Humberto Falcão Martins; e Drauzio Varella e Mário Scheffer. Leia a cobertura de cada evento:
Educação | Economia | Inovação | Gestão pública | Saúde

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Paulo Saldiva — Vice-Diretor / Vice-Director: Guilherme Ary PlonskiConselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sérgio Adorno, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa — Estagiário / Intern: Victor Matioli — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.