Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 302

Boletim IEA - 302

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:36 - última modificação 16/08/2023 14:36

Edição 232 - 26 de maio de 2022
REVISTA

Dossiê da nova edição de Estudos Avançados discute desafios e impasses do Brasil independente

A edição 105 da revista Estudos Avançados dedica seu principal dossiê à discussão sobre aspectos significativos da sociedade e da política brasileiras desde a Independência. As análises estão vinculadas a duas questões centrais: O que singulariza as ideias de soberania e modernidade na sociedade brasileira? Como se materializou em ações, planos governamentais, políticas públicas, pensamento social, ciência, cultura e educação a dialética entre modernidade e tradição e quais seus desdobramentos?

DESTAQUES
Novo livro

Projeto lança livro sobre saúde e perfil multiespécie das periferias

Será lançado no dia 1º de junho, às 10h, o livro "Comunidades e Famílias Multiespécies: Aportes à Saúde Única em Periferias". Os textos têm como referência dois projetos desenvolvidos nas cercanias da USP: um censo domiciliar e um conjunto de intervenções dedicadas à promoção da saúde. O livro é uma coedição do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp) - vinculado à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência -, da rede Saúde Única em Periferias (SUP) e da editora Amavisse.

Evento online com transmissão ao vivo pela internet

Nova catedrática

Em lançamento de coleção de livros, Cátedra Olavo Setubal anuncia Conceição Evaristo como nova titular

A Coordenação da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência anunciou no dia 6 de maio a escritora e educadora Conceição Evaristo como nova titular, com posse agendada para agosto. O anúncio aconteceu no evento de lançamento da coleção de quatro livros sobre as atividades coordenadas pelos titulares do primeiro quinquênio da cátedra. Participante do encontro, Conceição manifestou que espera fundir o que possui como escritora e pessoa com o próprio objetivo da cátedra.

Cobertura de evento

As transformações promovidas pelas igrejas evangélicas entre os pobres

Por Que o Cristianismo Evangélico Melhora a Vida do Pobre Brasileiro – Um Relato de Caso da Bahia foi o tema da conferência do antropólogo digital Juliano Spyer, da UFRJ, no dia 19 de maio. Foi o sexto evento do Ciclo 2021/22 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade. Segundo Spyer, discutir a realidade evangélica é “como andar num pântano minado e potencializado pelo momento, devido à participação de evangélicos na política”.

AGENDA

31 de maio, 17hFortalecer a Democracia Representativa

O debate tratará da crise da democracia representativa e sua captura por lideranças populistas. Para os organizadores, a raiz do problema no Brasil está no regime presidencialista plebiscitário e no sistema proporcional de voto. Assista ao vivo.

1º a 5 de junho, das 8 às 22hMarina Week

Festival para celebrar o mar e discutir as questões cruciais para o futuro do oceano, com programação composta por seminários, painéis, exposições, espetáculos artísticos e outras atividades.

1º de junho, às 10hLançamento do Livro “Comunidades e Famílias Multiespécies: Aporte à Saúde Única em Periferias”

Roda de conversa com alguns dos autores. Os textos têm como referência dois projetos realizados no entorno da USP: um censo domiciliar e um conjunto de intervenções dedicadas à promoção da saúde. Assista ao vivo.

1º, 8, 15, 22 e 29 de junho, às 11hNexo Água-Energia-Alimentos: Contribuições das Pesquisas sobre o Contexto Brasileiro

Série de webinars para lançamento do livro “The Water-Energy-Food Nexus: What the Brazilian Research Has to Say”, que discute o potencial da abordagem do nexo para compreensão e solução de problemas socioambientais no contexto brasileiro. Assista ao vivo.

2 de junho, das 8h30 às 17h3050 Anos de Estocolmo’72 e 30 Anos da Rio’92: Desafios do Brasil do Presente para um Futuro Sustentável

O seminário refletirá sobre o que avançou no Brasil a partir dos marcos ambientais de Estocolmo’72 e Rio’92 e quais os principais desafios e perspectivas a serem enfrentados pelo país. Assista ao vivo.

3 e 8 de junho, às 15h1º Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: Um Olhar sobre a População em Situação de Rua (Partes 1 e 2)

Colóquio para intercâmbio de informações e conhecimento a partir de pesquisas sobre a população em situação de rua que apontem para seus sujeitos e questões relativas ao espaço urbano e à saúde. Assista ao vivo.

7 de junho, às 15hConversas sobre a Teoria Darwiniana (4º Encontro)

O expositor apresentará questões essenciais de sua tese de doutorado “Quantum Darwinism and Contextuality”, entre elas, quais são os princípios físicos por trás da existência de tal “darwinismo”. Assista ao vivo.

8 de junho, das 8h30 às 18h2º Encontro Acadêmico: Impactos das Ciências Ambientais na Agenda 2030

Uma reflexão sobre os 141 programas de pós-graduação em ciências ambientais do país a partir das dimensões social, ambiental, econômica e institucional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assista ao vivo.

10 de junho, às 10hAgenda 2023 – O Que Precisa Ser Feito para que o Sistema Brasileiro de Ensino Forme Pessoas Preparadas para Promover a CT&I no País?

Webinar sobre medidas para ampliar e diversificar a formação de pesquisadores e profissionais qualificados para a CT&I no Brasil e quais políticas públicas devem ser estruturadas com esse fim. Assista ao vivo.

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.