Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 304

Boletim IEA - 304

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:38 - última modificação 16/08/2023 14:38

Edição 304 - 5 de agosto de 2022
Exposição

IEA e ZiF promovem a exposição “Encantar na Fronteira do Conhecimento”, no MariAntonia

“Encantar na Fronteira do Conhecimento” é o título da exposição de trabalhos da artista Sandra Boeschenstein no Centro MariAntonia da USP, com abertura ao público no dia 6 de agosto, às 11h, seguida de conversa com a expositora às 12h. Seus desenhos exploram a interação entre percepção e pensamento, trabalhando a fronteira entre tangível e intangível, entre imagem e linguagem, e entre informação e poesia. O Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF) da Universidade de Bielefeld, Alemanha, é parceiro do IEA na realização da mostra.

Presidente do banco dos Brics faz conferência na USP dia 10 de agosto

O sociólogo Marcos Prado Troyjo, presidente do New Development Bank (NDB) – o banco dos Brics, com sede em Xangai, China - será o conferencista no segundo webinar da série A USP e a Governança Global, organizada pela Reitoria e pelo IEA. Troyjo falará sobre O Novo Capítulo da Globalização: Governança & Conhecimento. A série é dedicada a encontros com dirigentes de organismos influentes na governança global. O evento, que acontece dia 10 de agosto, às 11h, terá abertura do reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. e do diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski.

Transmissão ao vivo

Dênis de Moraes falará sobre o papel dos intelectuais em tempos de crises em encontro da Cátedra Otavio Frias Filho

O jornalista, escritor e professor da Universidade Federal Fluminense Dênis de Moraes será o expositor do oitavo webinar do Ciclo Anual 2021/22 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, parceria entre o IEA e o jornal Folha de S.Paulo. No dia 18 de agosto, às 15h,  Moraes fará a conferência Os Intelectuais em Tempos de Crise: A Batalha das Ideias, a Democracia e o Pluralismo. O ciclo é coordenado pelo titular da cátedra, o sociólogo da comunicação Muniz Sodré, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atuará como debatedor no evento.

Transmissão ao vivo

Evento discute políticas de igualdade racial no Brasil

O Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA realiza no dia 19 de agosto, às 15h, o webinar Construção, Desmonte e Reconstrução das Políticas de Igualdade Racial no Brasil. O encontro dá continuidade ao Ciclo de Memórias de Construção e Desmonte das Políticas de Direitos Humanos no Brasil, projeto iniciado em 2021 com a proposta de ser um espaço de diálogo com secretários, secretárias, ministros e ministras que ocuparam as Secretarias dos Direitos Humanos nas suas diferentes formações institucionais até o governo de Dilma Rousseff.

6 de agosto a 20 de novembroEncantar na Fronteira do Conhecimento

Exposição de trabalhos da artista visual Sandra Boeschenstein no Centro MariAntonia da USP. Abertura no dia 6 de agosto, às 11h, com conversa com a expositora às 12h. Entrada gratuita.

8 de agosto, 9h6° Relatório do IPCC e os Desafios e Perspectivas para o Saneamento Básico e as Cidades Inteligentes: Um Caminho entre o Retrocesso e a Inovação

Evento do Ciclo UrbanSus com o objetivo de propiciar novos olhares para a otimização de recursos, eficácia dos sistemas e a efetividade das políticas públicas relacionadas com o saneamento. Assista ao vivo.

10 de agosto, 11hA USP e a Governança Global: Conferência Internacional com Marcos Troyjo

O presidente do New Development Bank (NDB) – o banco dos Brics – fará a conferência O Novo Capítulo da Globalização: Governança & Conhecimento, segundo webinar da série A USP e a Governança Global. Assista ao vivo.

16 de agosto, 8h30Diversity, Mental Health and Affirmative Action in Universities

Seminário organizado pelo Grupo de Pesquisa nPeriferias do IEA para discutir a relevância de ações afirmativas como ferramentas de promoção da diversidade nas universidades e de políticas de apoio a estudantes de baixa renda. Assista ao vivo.

18 de agosto, 15hIntelectuais em Tempos de Crise: A Batalha das Ideias, a Democracia e o Pluralismo

Webinar do Ciclo Anual 2021/22 da Cátedra Otavio Frias Filho em Comunicação, Democracia e Diversidade, com exposição do jornalista, escritor e professor Dênis de Moraes, da Universidade Federal Fluminense. Assista ao vivo.

19 de agosto, 15hConstrução, Desmonte e Reconstrução das Políticas de Igualdade Racial no Brasil

Continuação do Ciclo de Memórias de Construção e Desmonte das Políticas de Direitos Humanos no Brasil, projeto iniciado em 2021 pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA. Assista ao vivo.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.