Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 306

Boletim IEA - 306

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:41 - última modificação 16/08/2023 14:41

Edição 306 - 11 de novembro de 2022
DESTAQUES
Oportunidade

USP Cidades Globais abre chamada para seleção de pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores

Interessados em concorrer a uma das 12 vagas para pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores do Centro de Síntese USP Cidades Globais têm até as 10h do dia 19 de dezembro para se candidatar. Será necessário submeter projeto sobre um dos 18 temas propostos, cada um deles relacionado a um orientador. As áreas de pesquisa estão ligadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Eventos

Cátedra lança livros sobre gestão de praias e governança do oceano

No dia 16 de novembro, às 10h, a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano lança dois livros editados pelo IEA: "Gestão de praias: do conceito à prática" e "Challenges in Ocean Governance in the Views of Early Career Scientists". O primeiro reúne informações, conceitos, perspectivas e práticas sobre governança de praias no Brasil, enquanto o segundo traz ensaios produzidos por participantes da SPSAS Ocean, realizada em 2018, a respeito da transformação de sistemas sociológicos e da relação entre oceano e sociedade. No mesmo dia, às 13h, a cátedra promove a entrega do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano. Os dois eventos serão presenciais, com inscrição prévia, e terão transmissão a o vivo pela web.

Oficina de desenho e encontros com artistas e pesquisadores marcam encerramento de exposição

Para marcar o encerramento da exposição “Grace at the boundary of knowledge”, que fica em cartaz até 20 de novembro, o IEA e o Centro MariAntonia promovem duas conversas e uma oficina prática de desenho com a artista Sandra Boeschenstein. Nos dias 16 e 17, os encontros irão debater as convergências entre arte e ciência e os estatutos, tradições, experimentos e transcendências do desenho na contemporaneidade, um elemento com papel central na mostra. Entre os presentes, estarão a artista Rosana Paulino, o filósofo Renato Janine e a biocientista Regina Pekelmann Markus. Já a oficina "Poética do desenho: de desenhar um espaço a desenhar no espaço”, com Sandra Boeschenstein, é dirigida a estudantes de graduação e pós-graduação em artes, arquitetura e design. Acontece no dia 19 e tem 15 vagas , com inscrição prévia.

Revista

Eleições brasileiras e governança florestal são temas do número 106 da revista "Estudos Avançados"

Em ano de eleições, o novo número da revista Estudos Avançados trata de temas como pesquisas eleitorais, programas das candidaturas e os fundamentos ideológicos do bolsonarismo. Os artigos do número 106, disponíveis na plataforma SciELO, baseiam-se em investigações no campo das ciências políticas para abordar a história eleitoral brasileira e avaliar a polarização, reformas eleitorais e percepções sobre os partidos políticos, entre outras questões. Já no dossiê "Governança Florestal'', os textos refletem sobre os avanços dessa área no Brasil e as perspectivas globais no campo da governança ambiental e climática.

Curso

IEA promove curso gratuito sobre a tecnologia da pedra lascada

De 14 a 30 de novembro, estarão abertas as inscrições para o curso “A Evolução da Tecnologia da Pedra Lascada”, ministrado pelo arqueólogo Fabio Parenti, um dos maiores especialistas no tema. Serão cinco encontros presenciais com 2 horas de duração, de 12 a 16 de dezembro, na sede do IEA-USP em São Paulo. A inscrição a uma das 40 vagas será feita pelo sistema Apolo.

AGENDA

11 de novembro, 9hDesafios para Enfrentar a Escassez Hídrica na RMSP

O evento irá discutir como melhorar a segurança hídrica na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), tendo como centro do debate o desabastecimento do Sistema Cantareira, que sofre as consequências do desmatamento da Amazônia. Assista ao vivo.

16 de novembro, 10hLançamento dos livros "Gestão de Praias" e "Challenges in Ocean Governance in the Views of Early Career Scientists”

Editados pelo IEA, os livros foram escritos por pesquisadores e convidados da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano. Evento online e presencial com inscrição.

16 de novembro, 13hPrêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano - Edição 2022

O prêmio, iniciativa da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, tem o objetivo de promover, destacar e reconhecer o trabalho de mulheres que atuam na produção de conhecimento sobre o mar no Brasil. Evento presencial e online.

16, 17 e 19 de novembroOficina de desenho e conversas na exposição "Encantar na Fronteira do Conhecimento"

Como parte do encerramento da exposição, o IEA e o Centro MariAntonia promovem duas conversas (dias 16 e 17, às 14h30) e uma oficina prática de desenho (dia 19, às 14h) com a artista Sandra Boeschenstein. Os encontros, realizados no MariAntonia,   irão debater as convergências entre arte e ciência e os estatutos, tradições, experimentos e transcendências do desenho na contemporaneidade, um elemento com papel central na exposição.

17 de novembro, 19hPrioridades para a Reconstrução das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil

Jornalistas e deputados eleitos em 2022 são convidados do evento para dialogar sobre a interrupção do desmonte das políticas de direitos humanos no Brasil e as prioridades para sua reconstrução. Evento presencial - Auditório Nicolau Sevcenko da FFLCH.

18 de novembro, 15hPrograma Eixos Temáticos da USP - Energia: Qual o Futuro da Mobilidade?

Este encontro pretende discutir a necessidade de descarbonização e perspectivas para a mobilidade com baixo teor de carbono no Brasil, considerando opções como veículos elétricos e híbridos, veículos a biocombustíveis e hidrogênio, entre outros. Assista ao vivo.

22 e 23 de novembro, 10hCiclo de Palestras “Forjando Palmares”

Para reforçar e refletir sobre a Consciência Negra, este evento coordenado por Conceição Evaristo busca discutir o sujeito negro brasileiro em suas dimensões sociais e políticas, assim como debater as relações raciais no Brasil. Assista ao vivo.

22 de novembro, 11hVieses Tecnológicos no Projeto Siderúrgico de João VI

Fernando Landgraf, da Escola Politécnica da USP, irá abordar as iniciativas siderúrgicas estabelecidas em Portugal, em São Paulo e em Minas Gerais, além de fundições, para atender demandas da mineração, da agricultura, da indústria do açúcar e dos arsenais entre 1800 e a independência. Evento online e presencial com inscrição.

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.