Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 311

Boletim IEA - 311

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:43 - última modificação 16/08/2023 14:43

Edição 311 - 9 de agosto de 2023

Carla Ventura assume coordenação do Polo Ribeirão Preto do IEA

Pela primeira vez em 14 anos de existência, o Polo Ribeirão Preto do IEA tem uma mulher como coordenadora. A nomeação de Carla Aparecida Arena Ventura foi homologada pela Reitoria da USP no dia 3 de agosto. Vice-coordenadora desde 2019, ela substitui Antonio José da Costa Filho, que ficou no cargo de 2019 a 2023. Carla é professora titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

IEA passa a sediar o Centro de Estudos das Negociações Internacionais

Desde julho, o Caeni (Centro de Estudos das Negociações Internacionais) integra a estrutura acadêmica do IEA. O centro tem previstas até 2026 duas temáticas principais de trabalho: Diplomacia Científica e da Inovação; e Política Externa Brasileira e Cooperação Internacional. A coordenação do Caeni é de Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. A vice-coordenadora científica é Janina Onuki, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Revista

Precarização do trabalho e pensamento de Bosi são temas de Estudos Avançados 108

As novas exigências profissionais e ocupacionais, a precarização do emprego e a supressão de direitos e garantias são os temas centrais do dossiê "Trabalho e Exclusão" do número 108 da revista Estudos Avançados, cuja versão digital pode ser acessada, gratuitamente, na Scientific Electronic Library Online (SciELO). A edição traz também um conjunto de 11 textos sobre a atividade como crítico literário e pensador engajado de Alfredo Bosi (1936-2021), que foi professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, membro da Academia Brasileira de Letras, diretor do IEA e editor da própria Estudos Avançados durante 30 anos. Em agosto Bosi completaria 87 anos.

Cátedra Oscar Sala seleciona alunos da pós-graduação para pesquisa com bolsa

A Cátedra Oscar Sala está com edital aberto para seleção de um mestrando e um doutorando regularmente matriculados em um dos programas de pós-graduação da USP. Os selecionados participarão das atividades da cátedra pelo período de um ano, com início em 1º de setembro. Serão oferecidas bolsas de R$ 2.494,20 (mestrado) e R$ 4.285,50 (doutorado) para dedicação semanal de 20 horas. As inscrições vão até o meio dia de 14 de agosto.

Eventos no dia 22 discutem qualidade da informação e mudanças no jornalismo

O vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan, responsável globalmente pelos produtos de conhecimento e informação da empresa, como Busca, Notícias, Mapas, Publicidade, Assistente, Comércio e Pagamentos, fará a conferência Mecanismos de Busca e Sociedade: Qualidade da Informação e Potencial da Inteligência Artificial. A atividade é acontecerá no auditório da Biblioteca Brasiliana (inscreva-se), no dia 22 de agosto, às 10h, com transmissão ao vivo. No mesmo dia, às 14h, jornalistas e pesquisadores tratarão das mudan&cce dil;as no jornalismo nos últimos 10 anos, tomando como ponto de partida as jornadas de junho de 2013. O seminário O Jornalismo Brasileiro na Última Década: Crise, Diversidade e Inovação também será presencial (sem inscrição prévia) e transmitido online.

14 de agosto, 9hA Educação no Pensamento de Lélia González

Seminário organizado pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica dedicado ao legado da intelectual, autora, política, professora, filósofa e antropóloga brasileira, pioneira nos estudos sobre cultura negra no Brasil. Ao vivo e presencial, sem inscrição prévia.

18 de agosto, 15hTecnologia e Saúde: Telemedicina e Inteligência Artificial

Exposição de Antonio Luiz Pinho Ribeiro, professor da UFMG, coordenador da Rede de Telessaúde de Minas Gerais e vice-diretor do Centro de Inovação em Inteligência Artificial em Saúde, com organização da Cátedra Oscar Sala. Assista ao vivo.

22 de agosto, 10h - Mecanismos de Busca e Sociedade: Qualidade da Informação e Potencial da Inteligência Artificial

Conferência com Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, responsável globalmente pelos produtos de conhecimento e informação da empresa, como Busca do Google, Notícias, Mapas, Publicidade, Assistente, Comércio e Pagamentos.

Ao vivo e presencial, com inscrição prévia.

Evento gratuito, em inglês, com tradução simultânea.

22 de agosto, 14h - O Jornalismo Brasileiro na Última Década: Crise, Diversidade e Inovação

Jornalistas e pesquisadores debaterão mudanças na cobertura jornalística brasileira nos últimos 10 anos, tendo como ponto de partida as jornadas de junho de 2013. Ao vivo e presencial, sem inscrição prévia.

30 de agosto a 3 de setembroSP Ocean Week 2023

Evento organizado pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, sediada no IEA, e Midiamar Comunicação. Com cinco dias de duração, acontece no Memorial da América Latina e é dedicado à discussão sobre os desafios da conservação dos oceanos.  Presencial.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.