Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA

Rede IEA

por Aziz Salem - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 14/01/2020 11:32

Ana Lydia Sawaya, do grupo Nutrição e Pobreza, integra documentário "Fonte da Juventude"

por Fernanda Rezende - publicado 08/12/2016 16:55 - última modificação 08/12/2016 17:10

Ana Lydia SawayaA nutricionista Ana Lydia Sawaya, coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA e professora da Unifesp, conta no documentário “Fonte da Juventude” a história do projeto que realiza no CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) sobre obesidade e subnutrição infantil. O CREN é uma Organização Não Governamental que atua na Vila Mariana e no Jardim Matarazzo.

O filme, do diretor Estevão Ciavatta, será transmitido em quatro episódios no Fantástico, da TV Globo, a partir deste domingo, dia 11 de dezembro. A ideia é mostrar o papel da alimentação no desenvolvimento humano, social, econômico e cultural.

No dia 12 de dezembro, às 20h, o documentário será exibido na íntegra no Espaço Itaú de Cinema Augusta, seguido de debate com a presença de Ciavatta, Ana Lydia e Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com moderação da jornalista Claudia Collucci, repórter especial da Folha de S. Paulo. A entrada é gratuita.

Jovem pesquisador da Intercontinental Academia é eleito membro da ABC

por Fernanda Rezende - publicado 06/12/2016 11:05 - última modificação 07/12/2016 09:26

Helder Nakaya - PerfilHelder Nakaya, um dos 13 jovens pesquisadores da primeira Intercontinental Academia (ICA), foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. A categoria, criada em 2007, reúne pesquisadores de excelência com menos de 40 anos para mandatos de cinco anos de duração. Os escolhidos são jovens que atuam em “áreas de fronteira e têm demonstrado, por seus trabalhos, um grande potencial científico”. Nakaya integrará, até 2020, o grupo da região de São Paulo ao lado de mais quatro pesquisadores.

Bacharel em ciências biológicas e com doutorado em bioquímica e biologia molecular, ambos pela USP, Nakaya fez pós-doutorado de 2008 a 2011 na Emory University, em Atlanta (EUA), onde pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune com técnicas em larga escala. Após a conclusão, tornou-se professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University, utilizando a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. Dois anos depois, foi contratado como docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Instituto de Ciências Farmacêuticas da USP.

Em 2014, Nakaya foi um dos escolhidos para participar da primeira edição da Intercontinental Academia, que tem como tema o 'tempo'. Realizada de 19 a 29 de abril de 2015 em São Paulo e de 6 a 18 de março de 2016 em Nagoya, no Japão, a ICA é uma iniciativa da rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study), que reúne 36 institutos de estudos avançados baseados em universidades de todos os continentes. Esta edição foi organizada pelo IEA-USP e pelo Instituto para Estudos Avançados da Universidade de Nagoya. Em março de 2017, os jovens se reunirão novamente em São Paulo para concluir um Mooc (Massive Open Online Course) sobre o tempo, principal produto da ICA.

Vídeo apresenta a pesquisa de Paulo Saldiva sobre poluição do ar

por Fernanda Rezende - publicado 31/10/2016 12:10 - última modificação 31/10/2016 16:17

A Pesquisa Fapesp fez um vídeo, legendado em inglês, que apresenta de forma didática o trabalho que o diretor do IEA, Paulo Saldiva, vem realizando há anos como pesquisador dos efeitos da poluição do ar na saúde humana.

Entusiasta do tema e apaixonado pela capital paulista, Saldiva lembra que “poluição do ar não se resolve com remédio, nem com campanhas de saúde”. A solução passa pelo planejamento urbano, questões relacionadas à mobilidade, estudos sobre uso e ocupação do solo.

Enquanto o cigarro é entendido como um tema de saúde pública, observa o pesquisador, a poluição do ar ainda não o é, mesmo que cerca de 14 mil pessoas morram precocemente em razão dela somente na cidade de São Paulo.

A pesquisa de Saldiva integra o Programa USP Cidades Globais, sediado no IEA, e que tem como objetivo desenhar propostas cientificamente embasadas que possam melhorar a qualidade de vida nas metrópoles.

Grupo Estilos de Raciocínio Científico participa de encontro internacional

por Fernanda Rezende - publicado 13/09/2016 11:41 - última modificação 13/09/2016 11:41

Valter Alnis BezerraDe 12 a 15 de setembro, o Grupo de Trabalho Estilos de Raciocínio Científico, parte do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, participa do X Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, realizado pela Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), em Águas de Lindóia, interior de São Paulo. No dia 15, como parte da programação do encontro, os membros do grupo realizarão o simpósio temático Estilos de Raciocínio Científico, coordenado por Valter Alnis Bezerra e Otávio Bueno, ambos do grupo do IEA.

A programação completa está disponível aqui.