Conexões com a Periferia

por Aziz Salem - publicado 25/10/2021 11:40 - última modificação 25/10/2021 11:40

plataforma.jpg
Conheça a plataforma
A plataforma digital Conexões USP-Periferias é uma base de dados multidisciplinar ligada ao site do Instituto de Estudos Avançados da USP, criada com o objetivo de sistematizar e divulgar iniciativas de professores, estudantes e pesquisadores da Universidade de São Paulo com foco em periferias e favelas.

A plataforma é resultado de um levantamento das ações e produções da USP nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, no que diz respeito às particularidades empíricas e formulações teóricas sobre as periferias e as favelas e suas populações. Tal levantamento foi realizado entre janeiro de 2019 e abril de 2020, tendo como principal fonte de pesquisa as bases de dados do Sistema USP.

  • No eixo ensino foram identificadas disciplinas de graduação e pós-graduação, as monografias de conclusão de curso, dissertações e teses que contemplam discussões ligadas às periferias e favelas.

  • No eixo pesquisa foram mapeados grupos de pesquisa e estudos que se dedicam às temáticas enfocadas, assim como a produção acadêmica resultante de investigações científicas na forma de artigos, publicações e trabalhos de evento.

  • No eixo extensão foram levantados os editais da USP de estímulo a iniciativas que aproximam universidade e sociedade, os programas e projetos desenvolvidos por docentes e/ou discentes em regiões periféricas ou para as populações que habitam esses territórios.

Também foi realizado o levantamento de docentes que têm suas trajetórias de pesquisa relacionadas às temáticas das periferias e favelas, e dos coletivos discentes com atuação voltada para a presença/permanência de sujeitos periféricos na universidade, bem como ao combate às variadas opressões (baseadas em raça, gênero e sexualidade) que têm relação com a produção territorial da periferia.

Espera-se que a base de dados se torne uma referência de conteúdos para as comunidades interna e externa à USP, por isso mesmo foi idealizada como uma plataforma de fácil acesso e interação. Mais do que um ambiente de sistematização de atividades, produções e trajetórias acadêmicas, a plataforma pretende oferecer dados qualificados à sociedade, sem a pretensão de alcançar a amplitude dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da USP ou de esgotar as possibilidades de devolutiva do conhecimento produzido sobre as periferias para as próprias periferias.

O espaço interativo pretende ampliar os lugares de escuta institucionais, que se fazem tão importantes nos mais diversos contextos sociopolíticos e culturais.