Você está aqui: Página Inicial / REVISTA / Conheça Estudos Avançados

Conheça Estudos Avançados

por Dario Luis Borelli - publicado 01/03/2013 15:55 - última modificação 16/05/2017 16:56

A revista Estudos Avançados é uma publicação quadrimestral do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Criada em dezembro de 1987, conta com 89 edições publicadas. Sua sobrevivência reflete, naturalmente, a vitalidade conquistada pelo IEA, responsável por sua edição.

A vinculação com um instituto superior de pesquisa criado com propósitos nitidamente multi-e-transdisciplinares, confere ao periódico uma característica singular que o torna, em alguns aspectos, diferenciado em relação a outras publicações de cultura geral.

Em primeiro lugar, a revista pode valer-se, na constituição de seus dossiês, dos resultados mais recentes dos grupos de pesquisa que operam no IEA, e que cobrem uma espectro amplo, desde temas específicos de Ciências Humanas, como os de História Cultural Contemporânea, até tópicos de forte cunho transdisciplinar, como os de Desenvolvimento Sustentável, Aplicações da Biotecnologia, Teorias Socioambientais, Práticas da Educação no Brasil etc.

Em segundo lugar, no espírito dos fundadores do IEA, o Instituto e o seu periódico procuram voltar-se para a intersecção do conhecimento de ponta com problemas fundamentais da sociedade brasileira.

Dossiês sobre questões candentes como a situação do negro no Brasil, a nossa pluralidade étnica, cultural e religiosa, a necessidade de incentivar a produção de formas não-poluentes de energia, o desmatamento da Amazônia, as repercussões internas da crise financeira internacional, a complexidade da vida urbana nas metrópoles da Nação, o desenvolvimento sustentável, vêm sendo abordadas de modo exaustivo, na medida que centros superiores de pesquisas do Brasil e do exterior nos têm disponibilizado ampla informação e densas interpretações em todos esses campos graças à idoneidade que reconhecem nas propostas e atividades do Instituo de Estudos Avançados.

Em terceiro lugar, a inclusão e indexação de Estudos Avançados no Scielo, a partir de 2004, e no Scopus, a partir de 2006, bem como a produção eletrônica da versão em língua inglesa dos dossiês da revista, têm favorecido uma abertura internacional à publicação, que o alto e crescente número de acessos comprova de modo cabal.

Enfim, o cuidado gráfico e o rigor aplicado à revisão linguística dos textos nos parecem indispensáveis para assegurar o padrão de excelência a que aspiram os editores de Estudos Avançados. Vale destacar aqui a participação do premiado designer gráfico alemão, naturalizado brasileiro, Fred Fordan (1928-2001), no desenvolvimento do layout do periódico.