Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Inovação na Pesquisa em Obesidade Infantil e Adolescente

A Inovação na Pesquisa em Obesidade Infantil e Adolescente

por Cláudia Regina - publicado 02/08/2019 16:05 - última modificação 22/10/2019 11:09

de 29/11/2019 - 08:30
a 29/11/2019 - 17:30

Auditório IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

A obesidade e o excesso de peso alcançam patamares de enorme importância em todo o mundo, afetando milhões de adultos, adolescentes e cada vez mais crianças e cada vez de forma mais precoce. Nos últimos anos temos visto que todos os esforços mundiais para o desenvolvimento simultâneo de programas de prevenção, tratamento e recuperação desta doença e de suas condições associadas, têm sido infrutíferos. Bilhões de dólares são gastos em programas de saúde pública, diagnóstico precoce e métodos de tratamento, que envolvem desde medidas de mudança de estilo de vida a medicamentos de alto investimento e cirurgias radicais. No entanto, os custos das comorbidades acabam atingindo todos os sistemas de saúde em todo o mundo, inviabilizando a curto prazo a atenção para uma população que começa a ser majoritária: a dos indivíduos com excesso de peso, com associação de hipertensão, doenças cardiovasculares, neurológicas e psiquiátricas.

Em todo o mundo estudos epidemiológicos mostram aumentos contínuos da massa de pessoas com pesos cada vez maiores, em todos os níveis sociais e econômicos, e relacionados a fatores associados, mas não necessariamente, causais. Assim, o sedentarismo, a falta de atividade física efetiva, o volume de alimentos, o consumo de produtos com excesso de gorduras, sais e açucares contribuem de forma consistente para a obesidade, mas não explicam necessariamente as diferentes faces do excesso de peso.

Neste sentido, em busca de reflexões, vamos na abertura dos trabalhos do Grupo de Nutrição Infantil do Instituto de Estudos Avançados da USP, em parceria com o Instituto PENSI, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, realizar um workshop com discussões sobre a inovação na pesquisa em obesidade infantil e adolescente. Com a coordenação do Professor Paulo Saldiva, o simpósio abordará aspectos de pesquisa na área, com participação de professores nacionais e internacionais, como a profa. Irina Kovalskys, da Argentina, coordenadora do Projeto ELANS ( Estudo Latinoamericano de Nutrici y Salud), juntamente com o prof Mauro Fisberg, do PENSI e do professor Mike Gibney, do Dublin College, que acaba de receber o premio da Federação das Sociedades de Nutrição da Europa (FENS), pelo trabalho científico de toda uma vida.

O programa irá passar pela epidemiologia, os estudos de geolocalização, a obesidade da pobreza e da baixa renda, os aspectos genéticos e da atividade física, grandes estudos em crianças e adolescentes, condições associadas como a Asma e os fatores de distorção de conceitos epidemiológicos e de associação causa-efeito.

Esperamos que seja um debate aberto e com determinação de novos rumos, em tempos de definições políticas essenciais, para a garantia da pesquisa, da ausência de interferências espúrias de todos os lados, em busca de possíveis soluções para esta epidemia mundial- a obesidade.

Por Mauro Fisberg, Professor Associado do Departamento de Pediatria Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, coordenador do Centro de Nutrologia e Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI e membro do departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

Público online, não há necessidade de se inscrever.

Grupo de Estudos em Saúde Infantil

Instituto PENSI

08h20 às 08h30

Abertura do Curso: José Luiz Setúbal (Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Instituto Pensi e IEA/USP)