Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Inovação na Pesquisa em Obesidade Infantil e Adolescente

A Inovação na Pesquisa em Obesidade Infantil e Adolescente

por Cláudia Regina - publicado 02/08/2019 16:05 - última modificação 22/10/2019 11:09

Detalhes do evento

Quando

de 29/11/2019 - 08:30
a 29/11/2019 - 17:30

Onde

Auditório IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

A obesidade e o excesso de peso alcançam patamares de enorme importância em todo o mundo, afetando milhões de adultos, adolescentes e cada vez mais crianças e cada vez de forma mais precoce. Nos últimos anos temos visto que todos os esforços mundiais para o desenvolvimento simultâneo de programas de prevenção, tratamento e recuperação desta doença e de suas condições associadas, têm sido infrutíferos. Bilhões de dólares são gastos em programas de saúde pública, diagnóstico precoce e métodos de tratamento, que envolvem desde medidas de mudança de estilo de vida a medicamentos de alto investimento e cirurgias radicais. No entanto, os custos das comorbidades acabam atingindo todos os sistemas de saúde em todo o mundo, inviabilizando a curto prazo a atenção para uma população que começa a ser majoritária: a dos indivíduos com excesso de peso, com associação de hipertensão, doenças cardiovasculares, neurológicas e psiquiátricas.

Em todo o mundo estudos epidemiológicos mostram aumentos contínuos da massa de pessoas com pesos cada vez maiores, em todos os níveis sociais e econômicos, e relacionados a fatores associados, mas não necessariamente, causais. Assim, o sedentarismo, a falta de atividade física efetiva, o volume de alimentos, o consumo de produtos com excesso de gorduras, sais e açucares contribuem de forma consistente para a obesidade, mas não explicam necessariamente as diferentes faces do excesso de peso.

Neste sentido, em busca de reflexões, vamos na abertura dos trabalhos do Grupo de Nutrição Infantil do Instituto de Estudos Avançados da USP, em parceria com o Instituto PENSI, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, realizar um workshop com discussões sobre a inovação na pesquisa em obesidade infantil e adolescente. Com a coordenação do Professor Paulo Saldiva, o simpósio abordará aspectos de pesquisa na área, com participação de professores nacionais e internacionais, como a profa. Irina Kovalskys, da Argentina, coordenadora do Projeto ELANS ( Estudo Latinoamericano de Nutrici y Salud), juntamente com o prof Mauro Fisberg, do PENSI e do professor Mike Gibney, do Dublin College, que acaba de receber o premio da Federação das Sociedades de Nutrição da Europa (FENS), pelo trabalho científico de toda uma vida.

O programa irá passar pela epidemiologia, os estudos de geolocalização, a obesidade da pobreza e da baixa renda, os aspectos genéticos e da atividade física, grandes estudos em crianças e adolescentes, condições associadas como a Asma e os fatores de distorção de conceitos epidemiológicos e de associação causa-efeito.

Esperamos que seja um debate aberto e com determinação de novos rumos, em tempos de definições políticas essenciais, para a garantia da pesquisa, da ausência de interferências espúrias de todos os lados, em busca de possíveis soluções para esta epidemia mundial- a obesidade.

 

Por Mauro Fisberg, Professor Associado do Departamento de Pediatria Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, coordenador do Centro de Nutrologia e Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI e membro do departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP.

Inscrições

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

Público online, não há necessidade de se inscrever.

Organização

Grupo de Estudos em Saúde Infantil

Instituto PENSI

Programação

 

 

 

08h20 às 08h30

Abertura do Curso: José Luiz Setúbal (Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Instituto Pensi e IEA/USP)

Painel 1

Moderador: Mauro Fisberg (EPM, Instituto Pensi e IEA/USP)

08h30 às 08h50

Saúde e Estilo de Vida Urbana e ObesidadePaulo Saldiva (FM e IEA/USP)

08h50 às 09h20

A Epidemia da Obesidade e Nosso Futuro Obeso - Maria Paula Albuquerque (CREN/UNIFESP e IEA/USP

09h20 às 09h50

O Estudo ERICA - Obesidade em Adolescentes Brasileiros - Elizabeth Fujimori (EE/USP)

09h50 às 10h10

Coffee Break

10h10 às 10h50

Obesidade - Novos Conceitos ou Fake News - Mike Gibney (University College Dublin)

10h50 às 11h30

Sedentarismo e Atividade Física em Crianças e Adolescentes - Victor Matsudo (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul)

11h30 às 12h00

Discussão Painel 1

12h00 às 14h00

Almoço

Painel 2

Moderador: Fátima Rodrigues Fernandes (HSPE-SP e Instituto PENSE)

14h às 14h30

Aspectos Inflamatórios da Asma e Obesidade - Dirceu Solé (UNIFESP)

14h30 às 15h

Geolocalização no Estudo da Obsidade - O Estudo ISA (Inquérito de Saúde e Alimentação) - Ligia Barrozo (FFLCH/USP)

15h às 15h20

Coffee Break

15h50 às 16h20

Marcadores Genéticos- Indicadores de Doença ou Risco? - Celia Priszkulnik Koiffmann (IB/USP)

16h20 às 17h

Pesquisa em Prevenção na Obesidade Infantil - O Caso Argentina - Irina Kovalskys (Instituto Internacional de Ciências da Vida Argentina)

16h40 às 17h Discussão Painel 2 e Conclusões - Mauro Fisberg (EPM, Instituto Pensi e IEA/USP) e Fátima Rodrigues Fernandes (HSPE-SP e Instituto PENSE)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo