Admiráveis Pensamentos Novos
Detalhes do evento
Quando
a 09/09/2021 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Por trás do fascínio que produzem, hoje as imagens transformaram a captura do olhar em mercadoria, constituindo-se em cifras de tensões e disputas econômicas e políticas. A extração de dados pessoais, de bom gosto ofertados pelos usuários das redes sociais da internet, configura uma estética da vigilância que alimenta, pelas vias do inconsciente digital, a superindústria do imaginário. Surgem assim novas formas do capitalismo de dados, de vigilância, de plataformas, infocapitalismo, neocolonialismo de dados, cuja variedade de nomes busca atingir um só alvo: perscrutar as astúcias invisíveis de seu funcionamento.
Caem assim por terra os ideais do velho civilismo liberal, cedendo passagem a um novo “iliberalismo” em uma sociedade incivil que carrega consigo inquietantes ameaças à estabilidade da democracia e das instituições em regiões diversas do planeta. Cabe a ideia de um deslocamento das placas tectônicas sob nós, dadas as transformações de grande monta na produção social das subjetividades e na constituição de esfera pública.
O ritmo vertiginoso da evolução digital, a par das mudanças climáticas, levou à derrocada das ontologias essencialistas e à necessidade não só de reconfiguração das condições habitativas do humano, mas também da nossa própria ideia de humano. Uma nova noção de cidadania digital transorgânica, sem sujeito e sem objeto, emerge nas arquiteturas infomateriais das ecologias das redes.
Conversações:
Superindústria do imaginário
Eugênio Bucci (ECA e IEA USP)
Políticas da imagem
Giselle Beiguelman (FAU USP)
Cidadania digital
Massimo Di Felice (ECA USP)
Sociedade incivil
Muniz Sodré (UFRJ e IEA)
Moderação:
Carlos Vogt (UNICAMP)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Organização
Lucia Santaella (Catedrática)
Eugênio Bucci (Coordenador Acadêmico)
Luiz Fernando Martins Castro (Coordenador Acadêmico-adjunto)