Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Alforja Educativa Brasil

Alforja Educativa Brasil

por Sandra Sedini - publicado 14/09/2023 08:30 - última modificação 21/12/2023 15:35

Detalhes do evento

de 26/09/2023 - 08:30
a 26/09/2023 - 12:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em 2022, o Saúde Planetária Brasil, sediado no IEA-USP, tomou a iniciativa de revisar, traduzir e adaptar a "Alforja Educativa: Saúde Escolar e Mundo Microbiano" para seu uso no Brasil. Como produto desse trabalho, foram impressos 1.000 exemplares de uma única versão dos guias da Alforja, contendo a abordagem metodológica, o guia Sumak Kawsay, alimentação saudável, água, ar, o mundo microbiano e o uso adequado de antibióticos e resistência bacteriana.

Em junho de 2023, com a Faculdade de Educação da Universidade do Rio Grande do Sul como anfitriã, foi realizada a apresentação do Alforja no Brasil, com um evento com participantes do Brasil, Argentina e Equador, e o desenvolvimento de um workshop prático com delegados de instituições acadêmicas, educacionais e governamentais, com os quais a Metodologia Criança a Criança e o uso da Alforja Educativa foram discutidos em profundidade.

Propomos para o mês de setembro, uma nova apresentação do Alforja Educativa, agora na cidade de São Paulo, onde o Saúde Planetária Brasil e a Universidade de São Paulo reunirão estudantes, professores, educadores e instituições interessadas em conhecer e realizar projetos de implementação do Alforja Educativa em suas ações.

O objetivo deste evento é divulgar e motivar o uso da Alforja Educativa entre instituições acadêmicas, organizações sociais e professores de todos os níveis de ensino no Brasil.

Apresentações:

Antonio Mauro Saraiva (EP/IEA-USP)

Raquel Santiago (UFG)

Alejandra Rodríguez (Universidade Nacional de Mar del Plata)

Silvina Alessio (Alforja Educativa Salud Escolar y Mundo Microbiano/ReAct América Latina)

Tatiana Souza de Camargo (UFRGS)

Luiz Pablo Méndez (Universidade Rafael Landíva)

Adriana Quinde (Consejo de Salud Cuenca)

Moderação:

Antonio Mauro Saraiva (EP/IEA-USP)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo