Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Habitação de Aluguel na América Latina: Desafios ao Ethos da Propriedade

Habitação de Aluguel na América Latina: Desafios ao Ethos da Propriedade

por Sandra Sedini - publicado 26/09/2023 09:10 - última modificação 21/12/2023 15:29

Detalhes do evento

de 04/10/2023 - 16:00
a 04/10/2023 - 18:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O aluguel de imóveis aumentou significativamente nas principais cidades da América Latina nos últimos anos, apresentando-se em uma diversidade de realidades e situações.

O aluguel ganha relevância em um contexto regional onde o modelo da casa própria historicamente predominou e orientou a maior parte das políticas habitacionais, mas sem conseguir enfrentar os problemas habitacionais -- como a coabitação, o adensamento, a precariedade, etc. -- crescentes e ampliados com as múltiplas crises urbanas.

Além disso, atualmente, os modelos da habitação de aluguel assumem novas características associadas à migração, à financeirização ou à transformação de assentamentos populares.

Este seminário deverá apresentar o conteúdo produzido por diferentes autores sobre habitação de aluguel na América Latina, em torno de pesquisas reunidas no livro "Vivienda en arriendo en América Latina: desafíos al ethos de la propiedad", cujo lançamento é objeto do debate.
O livro aborda a heterogeneidade do aluguel como objeto de estudo, a partir da análise de diferentes casos e realidades do nosso continente, em quatro capítulos: mercados populares; políticas habitacionais de aluguel; financeirização; e conflitos em torno do aluguel; pretende ainda contribuir neste campo de pesquisa, com o objetivo de ampliar a investigação sobre habitação e suas complexidades, para além do ethos da propriedade privada.

Coordenação: Paula Freire Santoro (FAU-IEA-USP) e Adriana Marín-Toro (FAU-USP/COES-PUC Chile)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição